Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Sabão artesanal de cascas de limão, vinagre e álcool, sem soda

sabão artesanal de cascas de limão
Compartilhe esse post:

A terapia de hoje, é fazer essa receita de sabão artesanal caseiro a base de vinagre, álcool e limão. Uma receitinha super simples, mas muito potente para lavar roupas. A melhor parte é que essa receita leva açúcar e o açúcar protege nossas mãos. Portanto, essa receita não prejudica a pele, ou seja, diferente das demais receitas, ela não é agressiva. Outrossim, é muito eficaz na limpeza das roupas, principalmente as brancas. O fato de usarmos o próprio limão, fica um sabão bem perfumado e com aquele aroma critrico fresco, delicioso.

Leia também >> Sabão líquido de álcool e limão

Leia também >> Sabão em pedra de bicarbonato e vinagre

A receita de hoje não leva soda cáustica, isso é muito importante, pois a soda é muito forte, bem como, prejudicial seja para a saúde para a pele das mãos. O sabão tradicional feito a base de soda, fica muito forte, além de fazer mal as mãos, danifica a fibra do tecido, ou seja, diminuiu a durabilidade do tecido das roupas. Por essa razão, muito preferem as receitas sem soda caustica. Todavia, alguns dizem que fica mole, não é verdade. Ocorre que todo sabão precisa de vários dias para curar e então ficar pronto para o uso. Geralmente, de 5 a 7 dias o sabão precisa descansar para então ser utilizado. Quando respeitamos esse período, o sabão fica durinho.

A receita do sabão artesanal

Anota aí todos os detalhes, o passo a passo e vamos por a mão na massa. Como sempre falo, fazer seu próprio sabão em casa, é uma grande economia, além de cuidar da nossa saúde, também protegemos o meio ambiente. A receita de hoje leva limão, mas não a fruta, mas sim a casca. A saber, as cascas de limão possuem muitos benefícios e muitos de seus nutrientes e benefícios, se encontram na casca, por isso que vamos utilizar a casca do limão.

sabão artesanal

Ingredientes do sabão artesanal

  • 1 litro de água fria na panela
  • 2 barras de sabão glicerinado (eu uso o Ipê)
  • 50 ml de álcool comum
  • 10 colheres de sopa de açúcar comum
  • 06 colheres de sopa de sabão em pó
  • Cascas de 3 limões
  • 50 ml de vinagre de álcool

Preparo do sabão artesanal

Primeiramente, vamos preparar todos os ingredientes, separar e deixar reservados para iniciarmos o preparo do nosso sabão. Portanto, 1 litro de água na panela, 2 pedras de sabão glicerinado ralado, eu uso o Ypê, porque pra mim, é o melhor. Em seguida, separe, 10 colheres de açúcar, 6 colheres de sabão em pó, da marca que você desejar, eu gosto do Omo, mas cada um usa aquele que quiser.

Em seguida, descasque 3 limões taiti, vamos usar somente as cascas do limão, a fruta você pode reutilizar como desejar. Por fim, 50 ml de álcool e 50 ml de vinagre. Bom, vamos iniciar colocando a água na panela para ferver juntamente com as cascas de limão. Portanto, ligue o fogo e deixar a panela levantar fervura. Posteriormente, enquanto a água começa a ferver, comece a ralar as duas barras de sabão em Pedro no ralado tamanho médio. Nesse meio tempo, a água com as cascas de limão ferveu, portanto, abaixe o fogo, e deixe ferver por uns 5 – 8 minutos. Pois assim, a água vai absorver bem o sumo do limão.

Remova a cascas de limão após os 5 minutos, mantenha o fogo baixo e comece adicionar o sabão ralado. Observe que a água da panela esta levemente esverdeada por causa do sumo de limão. O sabão demora um pouco para derreter e se misturar por completo na água, mas relaxa! Lembrando que estamos fazendo um sabão artesanal, e artesanato é terapia, então se divirta e aproveita esse momento. Geralmente o sabão demora uns 20 minutos para derreter por completo e ficar completamente incorporado com um aspecto de licor. Nesse caso, chegamos ao ponto de adicionar o sabão em pó.

Sabão artesanal, continuação

Gente, como eu já citei, nessa receita não vai soda caustica, é um sabão artesanal que não agride as mãos e nem o tecido. Mas daí você vai se perguntar: mas vai ficar duro? Sim vai ficar duro, basta você deixar o sabão curar por 7 dias. Muitos cortam o sabão e no dia seguinte já colocam em uso, é errado, sabão em pedra precisa descansar por 5 dias no mínimo. Em seguida, quando o sabão em pó também estiver incorporado, adicione as colheres de açúcar, sempre mexendo para ficar homogêneo, depois acrescente o vinagre de álcool, se tiverem corante verde ou amarelo, adicione algumas gotas para dar um colorido ao seu sabão. Por fim, vamos adicionar o álcool e é hora de misturar tudo e desligar o fogo.

Importante, durante todo o processo de preparo, a panela no fogo baixo e não pode parar de mexer. Isso é fundamental, ok? Depois que adicionar o último ingrediente, misture tudo e finalmente desligue o fogo para despejar o sabão na forma que você preparou para secar seu sabão. Enfim, espere 6 horas e desenforme e corte, todavia, depois de cortado, coloque para secar e curar por no mínimo de 5 dias. Esse sabão é maravilhoso, deixa a roupa maravilhosa, cheirosa, limpa manchas, serve para lavar alumínio e outros, super recomendo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.