Rinite e sinusite: um transtorno que dificulta a respiração e provoca fortes dores de cabeça

rinite e sinusite
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Rinite e sinusite são inflações das fossas nasais e dos seios da face, e podem ser provocadas por reações alérgicas ou gripes mal curadas. Ambas precisam de tratamento adequado e quando passamos por elas, as dores de cabeça são intensas. Bem como, a tosse é irritante e pode te deixar sem dormir por dias. Outrossim, pessoas que sofrem de rinite e sinusite tendem a ter dificuldades respiratórias.

A sinusite é o resultado da inflamação da membrana que envolve as cavidades ósseas que entram em contato direto com o nariz.  Em geral, ela ocorre depois de uma gripe mal curada, com um fungo ou vírus afetando a área da inflamação.

A rinite é uma inflamação de origem alérgica da mucosa nasal.  E é uma resposta do organismo a alguma substância nociva que o nariz repele. As pessoas que têm rinite e sinusite sofrem mais no inverno e quando ocorrem variações climáticas.

Além dos tratamentos alopáticos feitos com remédios de farmácia, temos a medicina alternativa, que é aquela homeopática. Diferente da alopática, a homeopática baseia-se somente em produtos naturais. Bem como, ervas que encontramos na natureza e métodos de vaporização caseiro.

Basta o inverno anunciar a sua chegada que tudo fica complicado. Principalmente para as crianças, que são as mais afetadas por esse tipo de alergia. Tanto a rinite quanto a sinusite são desagradáveis. Pois provocam dores de cabeça e temos a sensação de estarmos sempre gripados.


Certamente você passou por isso. Provavelmente você gripou e a sua gripe não ia mais embora e você continuou achando que estava gripado. Mas era um engano. Na verdade, depois da gripe seu organismo desencadeou uma crise de rinite e sinusite. Porque é assim que acontece e por falta de conhecimento, ficamos a pensar que estamos ainda gripados!

Tratamentos para rinite e sinusite

Geralmente, esse tipo de infecção precisa tratar sob a supervisão e acompanhamento médico. Dessa forma, usa-se prescrever anti-histamínico, cortisona, corticoide e dependendo dos casos, precisa tratar com antibióticos. Outrossim, usamos a lavagem da cavidade nasal com soro fisiológico e solução salina de mar.

Dependendo do quadro do paciente, alguns alergologistas também usam a inalação para descer o catarro que se acumulou nos seios da face. Importante sublinhar, que cada caso é um caso. Há pessoas que sofrem de sinusite crônica e, portanto, nesses casos é necessários tratamentos mais específicos.

Importante lembrar que não devemos nos automedicar e que somente o médico tem condições de tratar esses tipos de problemas. Na medicina alternativa, existem tratamentos naturais que ajudam muito na limpeza dos seios da face. Desse modo, confira abaixo uma receita alternativa que pode te ajudar.

rinite e sinusite

Receita do remédio natural

Ingredientes

  • 1 cebola
  • 6 dentes de alho
  • 2 rabanetes
  • 1 pedaço de gengibre (4 centímetros)
  • Meia cenoura
  • Um pouco de água pura (o suficiente para bater os ingredientes no liquidificador)

Preparo

Primeiramente, bata todos os ingredientes no liquidificador até que todos estejam bem misturados. Posteriormente, coe e beba na hora.


Por fim, consumir o medicamento 3 vezes por dia (ou seja, é para fazer a receita 3 vezes e consumir cada vez que fizer). Enfm, faça isso até que os sintomas da sinusite e da rinite desapareçam.

Dicas e alternativas

Você também pode preparar uma água morna salgada para lavar e purificar as narinas. A saber, o sal em contato com as mucosas alivia a inflamação. Portanto, elimina as secreções.

Todavia, no caso da sinusite, você pode fazer um vapor a base de eucalipto, é excelente! Pegue um punhado de folhas de eucalipto, 3 colheres de sal grosso marinho e 1 litro d’água. 

Posteriormente, leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver. Em seguida, basta respirar essa infusão para limpar os seios da face. Faça esse procedimento antes de ir dormir e respire o vapor por 15 minutos. Outrossim, evite tomar friagens e correntes de ar.

O eucalipto é uma planta medicinal que possui propriedades anti-sépticas que ajudam a diminuir o acúmulo do muco nas vias respiratórias. Ademais, sendo eficaz não só no tratamento da sinusite mas também da tosse, gripe e rinite.

Uma outra alternativa é o vapor de gengibre. Antes de tudo, ferva 1 litro de água com um pedaço de 3cm de gengibre picado. Em seguida, debruce com o rosto sobre a bacia, cubra a sua cabeça e a bacia com uma toalha e respire a infusão por 1o minutos, é excelente.

O gengibre é uma raiz medicinal, é anti-inflamatória, é um antibiótico natural e ajuda a reduzir as inflamações das mucosas, tratando de forma natural, melhorando a respiração e reduzindo a obstrução nasal.

Quem sofre de rinite e sinusite precisa tratar. As crises constantes nos deixam cansados, com dificuldade de respirar, nariz assado, sempre com catarro e forte dores de cabeça. Como é ruim! Eu sofro de sinusite crônica e sei bem como é.

A qualquer momento consulte o médico. As informações contidas no artigo são de caráter meramente informativo e não substituem o médico.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!