Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Café cremoso feito em casa, para servir gelado ou quente, um sucesso

café cremoso gelado
Compartilhe esse post:

Você já ouviu falar do café cremoso? Se não, então precisa conhecer essa delícia. Em vários países europeus, geralmente encontramos nas versões quente ou frio, ou como bebida e sobremesa. Acredite, é delicioso. Na forma de sobremesa, tem um sabor suave, refrescante e muito agradável ao paladar, principalmente em dias quentes. De fato, em vários países da Europa e da Ásia, é bem comum o consumo do café cremoso gelado no verão. Os coreanos e os chineses por exemplo, tomam café gelado praticamente o ano todo. Enfim, essa ideia também chegou aqui no Brasil já tem alguns anos, mas nem todos conhecem, bem como, nem todos os bares possuem essa opção.

Leia também >> Saboroso, perfumado e consumido no mundo inteiro, rico em cafeína, ele faz bem a saúde

Leia também >> Adicione um tablete dessa mistura no seu café preto de manhã e veja os resultados

Quando a ideia do café gelado chegou por aqui, era consumido apenas na forma de sobremesa no copo, ou mousse gelado de café. Com o passar do tempo, a ideia ampliou-se e passou a ser servida como bebida gelada nos dias quentes do verão brasileiro. A ideia foi tão apreciada que o café cremoso virou uma febre nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e hoje pode ser consumido geralmente em muitos bares da cidade. Entretanto, ele costuma curar um pouco caro, por isso, nossa equipe, atendendo pedidos foi atrás pesquisar e descobriu uma receita maravilhosa, já testamos e hoje compartilhamos com você que está nos lendo.

Café cremoso feito em casa

A saber, podemos consumir o café cremoso como uma sobremesa depois do almoço, em substituição do tradicional cafezinho ou como bebida, como já citado anteriormente. Nele podemos ainda misturar leite e fazer café com leite, ou ainda podemos adicionar uma colher do creme sobre o cafezinho tradicional. Existem muitas formas de você consumir, basta usar sua imaginação e criatividade. Podemos inclusive, utilizar no preparo de pavê, por exemplo, para molhar os biscoitos da receita, ou até mesmo por cima, para dar um sabor especial. Como eu disse: use sua criatividade.

café cremoso feito em casa

Ingredientes da receita

  • 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara ou mascavo
  • 1 xícara de água quente
  • 60g de café solúvel
  • 2 colheres (de sopa) de leite em pó (eu uso leite ninho)
  • Batedeira

Preparo da receita

Primeiramente, na batedeira, infelizmente para preparar essa receita, você vai precisar de uma batedeira, não tem como fazer na mão. Portanto, na batedeira, primeiramente adicione o café e o açúcar e misture bem com a ajuda de uma espátula, por ser apenas pó, basta misturar manualmente. Em seguida, despeje a água quente sobre essa mistura e então ligue a batedeira e comece a bater. Depois que estiver bem homogeneizado, é hora de começar a adicionar o leite em pó e continuar batendo. Na potência alta da sua batedeira, geralmente temos que bater por uns 5 minutos direto, até que a mistura fique completamente cremosa e consistente.

Portanto, quando a mistura estiver bem cremosa e consistente, chegou no ponto do café cremoso. Algumas pessoas adicionam uma colherzinha (café) rasa de bicarbonato de sódio. O bicarbonato aumenta a cremosidade do café, mas não pode adicionar muito, apenas uma pitada. No capuccino por exemplo, a cremosidade dele, é proveniente do bicarbonato de sódio, sabia disso? Todavia, torno a repetir, é opcional, eu mesma não coloco, porque do meu ponto de vista a consistência e a cremosidade que obtenho, é suficiente.

Como armazenar e utilizar

Devemos armazenar em um recipiente hermético e guardado na geladeira. Bem como, não tem um prazo grande de vida, pois é natural e não vai conservantes. Todavia, se usar o bicarbonato de sódio, dura até 15 dias na geladeira. Podemos utilizar em sobremesas ou como bebida comum. Aqui na minha casa, as crianças gostam de misturar no leite, fica muito cremoso e gostoso. Já os adultos gostam de pôr uma colher sobre o tradicional café preto logo pela manhã. Ainda uso para rechear bolos, em receitas geladas, e no leite gelado. A minha medida para o café cremoso gelado é a seguinte:

  • 50 ml de leite gelado integral
  • 1 colher do café cremoso

Bato tudo no liquidificador e sirvo gelado, muito bom, parece um drinque. Em dias de festas, apenas uma dica que vi por aí, você pode substituir por exemplo, o leite por vodca e servir na forma de batidinha de café cremoso. Para quem consome bebidas alcoólicas, é uma dica diferente que combina muito bem, pois fica parecendo licor de café. Como já falado anteriormente, é uma receita versátil, basta usar a imaginação, usar e abusar. Espero que tenham gostado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.