As festas estão se aproximando e como todo ano, não pode faltar rabanadas no natal. Principalmente na ceia e na manhã de natal. As rabanadas ou fatias douradas são um clássico de natal e históricas, consumidas em Paris, Lisboa, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil. Esse doce simples feito de pão amanhecido ou pão bengala, é um grande sucesso na mesa de natal. Todavia, com o passar dos anos inúmeras versões do doce apareceram. Em Portugal por exemplo, se passa as fatias do pão no vinho do porto. No Brasil, passamos no leite condensado, ja na Inglaterra servimos com frutas vermelhas e creme inglês.
Leia também >> Farofa natalina com abacaxi
Leia também >> Bolo de natal na taça
Independente do País, com certeza as rabanadas são um dos pratos mais tradicionais desse período de festa e todos amam. Além disso, é um prato tão difuso e amado que se torna quase impossível descobrir a verdadeira origem. Segundo algumas pesquisas esse prato nasceu da necessidade de se aproveitar o pão amanhecido. Para a maioria dos povos, o pão é tido como sagrado, principalmente para os católicos, visto que ele representa o corpo de Cristo. Portanto, não podia ser desperdiçado. Essa seria uma das lendas das rabanadas.
Todavia, outras explicações também nos levam a diversos países. Isso porque o prato é consumido em boa parte do mundo e em alguns lugares com mais frequência nas festas natalinas. As rabanadas possuem inúmeras denominações e histórias, Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França. Isso mostra que é muito mais provável uma forte influência francesa na origem da rabanada, do que uma influência portuguesa. Importante salientar que foram os portugueses que trouxeram a receita para o Brasil, contudo não há registros de que foram eles que inventaram as deliciosas rabadas, mas chega de papo e vamos a receita.
Receita das rabanadas
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 litro de leite
- 3 ovos
- 1 pão de rabanada ou 5 pães franceses
- Açúcar com canela misturados a gosto.
Preparo
Inicie misturando em um recipiente o leite de vaca, o leite condensado e reserve. Em seguida, em uma outra tigela, bata os ovos, claras e gemas. Depois, corte o pão em fatias e mergulhe na mistura de leite com leite condensado que você preparou e reservou, deixe bem molhadinhos e posteriormente passe nos ovos batidos.
E uma mão que você vai passando as fatias de pães no ovo já deposite as fatias em uma forma untada com margarina. Por fim, leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar por 10 minutos e posteriormente vire as fatias para que ambas fiquem douradas e crocantes por igual e deixe mais 10 minutos. Retire do forno e passe no açúcar misturado com a canela e está prontinho para servir, as crianças adoram.
A saber, as rabanadas de leite condensado é uma tradição natalina de origem europeia. Uma receita simples, histórica e fácil de fazer, todos amam e não pode faltar no natal. Você na fez? Conhece essa receita? Se ainda não conhece faça na sua casa, não tem segredo, sua família vai amar. A magia do natal não está em comprar e presentes, mas sim na alegria e na comunhão de preparar os pratos desse dia.
Outrossim, na alegria de sermos renovados no amor de DEUS, ao lembrarmos do sacrifício único que DEUS fez ao renunciar seu filho para que eu e você tenhamos vida eterna. Muitos veem o natal como uma festa consumista, onde a ideia é comprar, entretanto, o verdadeiro significado é aproximar as pessoas, para que elas possam perdoar, serem renovadas no amor de CRISTO e viverem momentos impares em comunhão.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.