Farofa natalina com abacaxi, receita simples e deliciosa


Provavelmente você já começou a pensar nas festas de fim de ano. O natal vem se aproximando, os preparativos já iniciaram e tem algo que não pode faltar na mesa do brasileiro e a famosa farofa!

A saber, a farofa de natal é um prato tradicional em várias regiões do Brasil, geralmente acompanha o peru ou o tradicional churrasco. Importante é não faltar essa iguaria na mesa. Pois além de agradar o paladar de todos, ela realmente faz a diferença nas festas de fim de ano.

A receita de hoje é simples, tradicional, econômica, fácil de fazer e rápida de se preparar. Outrossim, leva abacaxi e passas, duas frutas ricas em fibras e vitaminas, levemente adocicadas e juntas dão equilíbrio ao prato.

Se você é mais uma pessoa que não gosta de uva passas a dica é substituir esse ingrediente por outro. Portanto, fica a critério de quem está preparando e vai de acordo com o paladar das pessoas da casa.

Farofa de natal

A receita, os ingredientes e o seu preparo

Para iniciar a receita, vamos precisar:


2 colheres de sopa de açúcar;

5 fatias de abacaxi cortadas e picadas em cubos;

2 colheres de sopa de manteiga ou azeite;

1 cebola cortada em cubos pequenos;

4 colheres de sopa de uvas passas;


1 xícara de chá de farinha de mandioca sem tempero;

1 porção média de salsa picada;

Sal e pimenta do reino a gosto;

Salsinha e cheiro verde a gosto.

O preparo da receita

Antes de tudo, essa é uma receita que pode ser preparada em menos de 30 minutos. Se você já possui todos os ingredientes, mãos na massa. Primeiramente comece fervendo o abacaxi em uma panela com a água e açúcar. O recomendado é ferver por 4 minutos, depois escorrer a água e reservar a fruta. Em seguida, quando estiver fria, pique em cubos e reserve para temperar a farofa.

Posteriormente, em uma frigideira, coloque a manteiga ou o azeite (também é possível usar óleo de coco). Quando derreter, adicione as cebolas e refogue. Em seguida, adicione o abacaxi cozido, assim como as uvas passas e misture bem.

Posteriormente, aos poucos comece adicionar a farinha de mandioca e vai mexendo sempre até que ela adiquira uma textura textura úmida e dourada. Isso pode levar até 3 minutos.

Por fim, tempere com sal, pimenta do reino, salsinha, cheiro verde, azeitonas e o que mais preferir. O ideal é servir a farofa natalina como acompanhamento de carnes assadas, peru, pernil, ou até mesmo o tradicional churrasco.

Visitem nosso Istagram ou nossa Pagina no Facebook…


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!