Sálvia: ela ativa a circulação sanguínea, trata e previne doenças

Salvia
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Certamente você já leu ou ouviu falar das inúmeras consequências da vida estressante da modernidade. O novo estilo de vida moderno, trouxe consigo uma carga de estresse que prejudica a saúde. A saída que temos, é combater o estresse, mas como? Hoje vamos conhecer a sálvia, uma planta que atua no controle do estresse e previne muitas doenças.

O maior problema do estresse, é que se trata de uma doença silenciosa e dificilmente médicos consegue identificar com facilidade. A consequência do quadro de estresse silencioso, são reações que o corpo sofre e que compromete a saúde de forma importante. A paralisia facial por exemplo, é uma das consequências mais comuns.

A saber, quando ocorre uma paralisia facial, o corpo envia sinais de que é necessário parar para ajustar o seu ritmo. Bem como, pode estar avisando que o organismo terá será problemas com a circulação sanguínea.

Mas o que fazer em casos específicos como esses? Os tratamentos convencionais para paralisia facial, possuem custos bem elevados e nem todos possuem condições financeiras de pagar. Todavia, temos sempre a alternativa natural, ou seja, recorrer a medicina alternativa usando as plantas medicinais.

Por essa razão, hoje vamos conhecer as propriedades de uma planta utilizada comumente na culinária e que possui inúmeros benefícios medicinais. Suas propriedades terapêuticas eram utilizadas no passado para tratar paralisias. Bem como, o chá dela servia para tratar e prevenir outras doenças.


Você já adivinhou de quem estamos falando? Estamos falando da sálvia! Uma planta que dá muito sabor aos alimentos, popularmente utilizada na cozinha italiana e na brasileira. O que você não sabe, é que essa planta é funcional e possui muitos benefícios para a saúde humana.

salvia propriedades

Sálvia para a saúde

A planta sálvia contém propriedades como a vitamina B e C, é e rica de anti-inflamatórios. Por exemplo, se você se sentir mal por dores menstruais, essa planta tem a solução, basta fazer o chá e tomar e tudo será resolvido.

Outrossim, contém glicose, saponina, enzimas bactericidas, estrogênio e potássio. Portanto, são os minerais perfeitos para melhorar a saúde e que inclusive, atuam no controle das inflamações e dores. Ao contrário do que muitos pensam, a sálvia não serve apenas para dar perfume e sabor aos alimentos, ela é uma grande aliada da saúde.

Igualmente, além da ação anti-inflamatória, ela é antirreumática, ou seja, previne dores e doenças nos músculos, articulações e ossos. Bem como, é balsâmica, cicatrizante e digestiva. Além disso, auxilia no equilíbrio no funcionamento de todo organismo e o principal,  ajuda na redução do cortisol, o hormônio do estresse.

Abaixo separamos uma lista de benefícios do consumo frequente do chá de sálvia. A saber, a planta que é comumente utilizada na cozinha como especiaria, tem um poder medicinal muito grande. Bem como, era utilizada desde a antiguidade para prevenir e tratar doenças.


Infelizmente, poucos conhecem seu poder medicinal. Por isso, é necessário vez o outra retomar certos conhecimentos para que assim a população esteja sempre bem instruída e possa desfrutar de benefícios únicos que somente a natureza pode nos oferecer.

Benefícios da Sálvia

  • Graças a todas as suas propriedades medicinais, combate completamente a anemia.
  • Se você tiver diarreia, a infusão feita dessa planta pode tratar e curar seu problema.
  • Graças aos componentes medicinais, a sálvia ajuda a combater a exaustão, a fadiga mental e o cansaço físico.
  • Equilibra o sistema nervoso.
  • Ele contém ótimas propriedades que beneficiam a garganta e as gengivas.
  • Regula a produção de suor.
  • Elimina completamente a gengivite e faringite.
  • Ajuda a ativar a circulação sanguínea.
  • Combate úlceras e feridas.
  • Ela contém ótimas propriedades para a pele, você pode usá-lo como um adstringente.
  • Tem proteção para a mucosa vaginal.
  • Ajuda a retenção urinária e cistite.
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue.
  • É perfeito como um sedativo do sistema digestivo.
  • Minimiza o alívio dos sintomas da menopausa, como dor de cabeça, ondas de calor, suores noturnos, náusea e tontura.
propriedades da salvia

Tratamentos alternativos com Sálvia

Problemas na garganta – Faça uma infusão forte com folhas de sálvia e reserve para fazer gargarejos 3 x por dia. A saber, a sálvia vai reduzir a infecção, limpar as cordas vocais e ainda previne a gengivite.

Sudorese excessiva – coloque 50 gramas de sálvia seca e deixe de molho em meio litro de álcool a 70%. Descanse por uma semana, mexendo algumas vezes ao dia. Posteriormente, os 7 dias de repouso da solução, você deve consumir 50 gotinhas todos os dias. 1 x ao dia até terminar completamente a receita e atenção o álcool utilizado na receita é o 70%.

Tônico digestivo e limpador de feridas – Ferva 3 xícaras de água em 3 colheres de sopa de sálvia seca. Em seguida, deixe esfriar e beba 3 xícaras por dia para tratar úlceras, gastrite, queimação e pequenas infecções estomacais.  A mesma solução pode e deve ser utilizada para limpar feridas e desinfetá-las.

Tratamento de doenças ginecológicas e nervosas – Coloque uma xícara de água fervente e adicione 4 g de sálvia seca, deixe esfriar antes de tomar o chá. O chá pode ser utilizado para banho de acento vaginal para tratar cândida e vaginite, coceiras e irritações. Portanto, lave sua parte intima 3 x ao dia com o há concentrado de sálvia.

Tratar reumatismo e paralisia – Coloque em uma banheira de água quente 2 punhados de folhas de sálvia. Em seguida, mergulhe na água. A solução a base de sálvia ativa a circulação sanguínea. Entretanto, para ter bons resultados precisa ficar de molho sempre 15 minutos. Outrossim, faça esse banho medicinal pelo menos 3 x por semana.

E mais…

Acelera a cura – Misture um pouco de mel com folhas de sálvia trituradas e aplique em feridas. A pomada caseira vai acelerar a cicatrização e tratar a infecção.

Infecções fúngicas da pele – Mergulhe a região afetada em uma solução concentrada de sálvia que você pode fazer em casa fervendo água e folhas da planta. Logo, faça esse procedimento 3 x por semana e deixe sempre a região de molho por 20 minutos, esse processo vai aliviar infecções fúngicas da pele.

salvia

Paralisia Facial

Quando perdemos uma parte dos movimentos do rosto, que geralmente acontece nos olhos ou nos lábios, é horrível. A saber, esse tipo de paralisia pode ser provocado por exemplo, por uma descarga nervosa. Outrossim, acumulada por longos períodos de estresse ou por causa da má circulação sanguínea.

Pessoas que sofrem de reumatismo estão mais sujeitas a esse tipo de problema. Bem como, ele também é comum em pessoas extremamente nervosas, ansiosas e agitadas.

A paralisia facial, geralmente ocorre depois de uma crise excessiva de nervos. Isso porque, acaba provocando uma descarga. Ademais, pode ocorrer que a pessoa fique com os lábios repuxando, e um dos olhos caídos. Enfim, precisamos cuidar.

Outrossim, a sálvia é muito indicada para esse tipo de tratamento caseiro. Ademais, suas propriedades e substâncias medicinais estimulam uma melhor circulação sanguínea. Por isso, que em poucas semanas o rosto pode voltar ao normal.

Se você está enfrentando um tipo de paralisia facial, faça banhos diários com infusão de sálvia, e veja os resultados. A sálvia como dissemos, estimula a circulação que por sua vez ajuda que os músculos voltem ao lugar.

A sálvia também pode ser uma grande aliada na prevenção da catarata. Estudos demonstraram que lavar os olhos com infusão a base de sálvia limpa os olhos. Bem como, previne doenças, pode melhorar e tratar a catarata. Além disso, fortalece a retina ocular, prevenindo o envelhecimento precoce dela.

Portanto caro leitor, de tudo o que aprendemos hoje, sugerimos que você consuma mais sálvia! Seja na versão natural, como na versão de chá. Faça infusões como foi falado acima para lavar a região afetadas por problemas.


Considerações Finais

A natureza é uma benção que DEUS nos deixou! Fala a verdade, nela encontramos tantos recursos para viver melhor. Hoje por exemplo, aprendemos sobre a planta da sálvia. E quantos benefícios a planta tem hein? Eu mesma não sabia que ela é útil para os olhos e hoje mesmo vou começar a usá-la para limpar meus olhos!

Eu também não sabia dos seus benefícios antirreumáticos, que maravilha. Aqui em casa eu tenho um pé de sálvia enorme. Vou começar a fazer o chá e tomar todos os dias. Isso porque, eu sofro de uma doença reumática e sinto muitas dores nas articulações. Além disso, também tenho hernia de disco no pescoço, as dores que sinto, são horríveis. Certamente, o chá vai me ajudar a viver melhor.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!