Patê de atum cremoso com pomarola ou com ricota

patê de atum cremoso
Compartilhe esse post:

Leia também >> Patê cremoso de cebola: para servir com torradas e outros

Leia também >> Cream Cheese caseiro original, feito apenas com 3 ingredientes

Patê de atum temperadinho

A saber, essa receita é muito versátil e é uma das minhas preferidas. Isso porque, podemos brincar com os ingredientes e fazer substituições visando melhorar a qualidade e seus respectivos nutrientes. Portanto, logo abaixo você vai ter a receita tradicional que é deliciosa, mas com observações onde você vai poder substituir por exemplo, a maionese comum, por maionese light. Outrossim, podemos substituir a maionese por ricota fresca e fica muito bom. Outra variação que você pode fazer nesse patê de atum, é optar por iogurte grego branco natural e creme de leite sem lactose. Bem como, o atum pode ser substituído por exemplo, por frango desfiado ou ainda, carne seca desfiada. Enfim, fica muito bom, pode experimentar as variações, vai ser um sucesso garantido.

Ingredientes

  • 1 lata de atum
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 1/2 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • Maionese até ficar cremoso de acordo com seu gosto
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

patê de atum

Primeiramente, vamos refogar a cebola, a cenoura e o atum. Portanto, em uma panela, coloque o azeite, depois agregue a cebola, quando estiver dourada, acrescente a cenoura ralada e o atum escorrido. Refogue por alguns minutos. Por fim, acrescente o cheire verde, o sal a gosto e a pimenta se desejar. Você ainda pode acrescentar outros temperos do seu gosto, mas como o atum tem um sabor forte, o sal e a pimenta são suficientes. Uma vez refogado e temperado, desligue o fogo e espere amornar e então agregue a maionese até ficar bem cremoso ou a ricota, assim como você desejar ou escolher. Geralmente, eu uso metade de maionese e metade de iogurte grego, assim obtenho mais leveza e mais sabor no meu patê de atum.

Patê de atum com pomarola

Esse é um dos meus preferidos, mas deve ser consumido com moderação, porque é um pouco mais calórico do que as demais receitas. Mas acredite, esse é delicioso. Você vai precisar de 4 ingredientes apenas e temperos a gosto, levou ao fogo, refogou, misturou e está pronto. Em relação aos demais patês a base de atum, esse é um pouco sofisticado, e em festas, servido sobre as torradas, é um sucesso. Seu sabor combina com tudo, com vinho branco, com cerveja, com sucos, água e refrigerantes. Fácil e rápido de preparar, e detalhe, sabor bem suave, agrada ao paladar de qualquer um, principalmente aos amantes do creme de leite. Você vai precisar de atum, pomarola, maionese e creme de leite. Dica: se usar o creme de leite de caixinha, use da marca piraju, porque não tem soro e é mais durinho, ou use da lata sem soro.

Ingredientes

  • 2 latas de atum ralado
  • 1 Confecção de 300ml de pomarola ou qualquer outro molho de tomate da sua escolha
  • 2 caixinhas de creme de leite (piraju) ou 1 latinha de creme de leite Nestlé sem soro
  • 1 xícara de maionese
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • Páprica picante a gosto
  • ½ cebola picadinha

Preparo

Primeiramente, em uma panela antiaderente, coloque um pouco de azeite de oliva e leve a cebola para fritar e dourar. Em seguida, acrescente o atum e os temperos a gosto. Tampe e deixe refogar por alguns minutos. Posteriormente, acrescente o molho de tomate, esse molho, você pode fazer em casa, sem conservantes e mais natural. Aqui na minha casa, eu sempre tenho o molho de tomate caseiro pronto, pois tenho o hábito de fazer, então eu uso caseiro. Importante que o molho não fique muito líquido e nem aguado. Depois de cozinhar bem por uns 10 minutos em fogo baixo, desligue o fogo e misture o creme de leite e a maionese e está pronto. Se você achar que ficou muito líquido, leve ao fogo e acrescente uma colher de amido de mais e deixe ele com a cremosidade que você deseja.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.