Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Pão rápido de frigideira de água e farinha, não vai fermento

pão rápido de frigideira
Compartilhe esse post:

Leia também >> Pão de frigideira super fácil, receita low carb

Leia também >> Pão de iogurte feito na frigideira, massa super leve e crocante

A saber, inúmeras pessoas possuem dificuldade de digerir todo alimento fermentado, principalmente os pães industrializados. Dependendo da qualidade da farinha e da quantidade de fermento utilizado na fermentação, é comum quem consumir, ficar com o estomago queimando. Bem como, é comum que a pessoa apresente dificuldade de digestão, e isso não é porque ele tem problemas no estomago. Infelizmente, algumas pessoas possuem um estomago mais delicado, talvez em função da alimentação e da própria dieta alimentar. Contudo, quando consomem alimentos mais pesados, apresentam queimação, azia, dificuldade de digerir, e isso é bem comum acontecer com massas de farinha fermentada. Portanto, a maior vantagem do nosso pão rápido de frigideira, é que não vai fermento.

massa de pão rápido com água e farinha

Pão rápido de frigideira de água e farinha apenas

Você sabia por exemplo, que a primeira massa de pão era assim? Apenas farinha e água. Portanto, não é novidade, o fermento faz parte da modernidade. Bem como, é um produto químico que faz a massa fermentar para dar mais leveza na massa. Contudo, geralmente deixa sabor na massa, e se não for bem sovado, deixa a massa pesada e ácida. Eu particularmente prefiro receitas sem fermento. Nos últimos anos tenho usado com frequência a frigideira para preparar receitas rápidas sem glúten, sem lactose e sem fermento. Isso porque, quando adotamos um estilo de vida mais saudável e passamos a consumir alimentos saudáveis, quando consumimos uma massa fermentada, o estomago sente na hora.

Por isso, é comum as queimações, azia, acidez. Vou repetir, nem sempre esses efeitos indiquem que você tem problemas no estômago. Todavia, se um estômago é acostumado a uma dieta alimentar saudável, quando consumir um alimento mais pesada e que exige um trabalho digestivo forçado, ele vai reagir liberando essa acidez. A receita de hoje é muito prática e rápida de ser preparado, por isso chama-se pão rápido de frigideira. Porque basta misturar água na farinha, adicionar o sal, sovar um pouco, abrir com o rolo, recortar e está pronto para ser levado a frigideira para assar. Portanto, sim, em minutos tem pão quente na mesa.

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Água morna para dar o ponto
  • Sal a gosto

Preparo

Primeiramente, em uma tigela de vidro, adicione a farinha de trigo. Posteriormente, adicione o sal a gosto, eu uso geralmente 1 colher (chá) de sal e em seguida, adicione aos poucos água morninha. Vai adicionando e misturando, até chegar no ponto da massa de enrolar, aquela que não gruda nas mãos e nem na superfície. Como massa de pastel. Geralmente eu uso em média 150 ml de água. Todavia, a quantidade de farinha depende muito da marca, algumas farinhas são mais úmidas e finas e vão pouca água, e outras são mais secas, precisando de mais água. Portanto, tem que conhecer o ponto de massa de enrolar, não tem segredo. Terminou de misturar, não gruda na mão e está macia para abrir, é o ponto.

Posteriormente, ponha a massa na sua bancada e comece com a ajuda do rolo abrir, abra completamente a massa deixando em médio com 0,5 – 0,8 milímetros de espessura (menos de 1 cm). Em seguida, depois de aberta, com a ajuda de algo redondo e fino, corte círculos, eu tenho a forminha de alumínio redonda de corte, mas pode usar um copo de alumínio que tem as bordas bem fininhas, ou qualquer outro objeto que sirva para cortar a massa com facilidade. Recorte os círculos, separe para assar. Em uma frigideira, untada com margarina, coloque seu círculo de massa para assar. A saber, é bem rápido, quando dourar de um lado, vire e deixe mais alguns minutos para terminar de cozinhar e dourar do outro e está pronto para ser servido.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.