Primeiramente, vamos pegar uma tigela de vidro grande e colocar nela o leite de coco. Em seguida vamos misturar o açúcar, o sal, o coco e o fermento. Faça o seguinte, a cada ingrediente que você adicionar, com a ajuda da fuê mexa bem para incorporar. Todavia, quando adicionar o fermento para pão, precisa mexer uns dois minutos para agregar bem o fermento. Uma vez que você já adicionou todos os ingredientes e só falta a farinha, vamos começar adicionar uma xícara por vez e com paciência incorporar a farinha no líquido. Até a terceira xícara, dá para mexer e misturar bem com o fuê, mas a partir da quarta xícara, vamos ter que trocar por uma colher.
Sobre a farinha de trigo, é preciso entender que cada marca é diferente da outra. Por exemplo, algumas farinhas são mais úmidas, quando são mais úmidas, geralmente temos que adicionar um pouco mais a receita. Outras farinhas são mais secas, nesse caso, vai menos farinha. Na minha receita, usei dona benta e então é uma farinha fina e úmida e para dar o ponto de pão que aquele sequinho por fora e pegajoso por dentro, precisei colocar quatro xícaras cheias de farinha e mais metade de outra xícara, foi aí que consegui obter o ponto. O que estou tentando te explicar que a farinha que você usar pode variar na quantidade, as vezes com quatro xícaras você já tem o ponto, mas também, pode ser que precise de cinco xícaras.
Finalizando o pão caseiro de coco
Terminei de adicionar toda a farinha, sendo que a última xícara precisei mexer com a colher até dar o ponto certo, não sovei, porque não precisa. Deixe a massa descansar, feche bem a tigela com plástico filme e deixe a massa descansar por 1 hora. Depois unte uma forma de pão com óleo e unte suas mãos também, porque a nossa massa é meia mole e pegajosa, mas não podemos enfarinhar para trabalhar a massa. Então, passe óleo nas mãos, manipule com cuidado a massa e deposite dentro da forma. Deixe descansar mais uns 30 minutos e em seguida, leve para assar em forno pré-aquecido 200º. Leva em média 40 a 50 minutos para assar. Quando estiver assado, retire do forno, pincele com uma calda de água e açúcar e deixe esfriar.
Quando estiver frio, desenforme, polvilhe coco por cima para decorar e está pronto para servir. A saber, a massa não fica seca, ao contrário, por causa do leite de coco, a massa do pão fica úmida. Então pense num pão caseiro de coco fofinho e úmido, deliciosos, o melhor pão que você já comeu. Pegue a receita no canal da Terra, e para aprender a fazer, segui o vídeo com o passo a passo, para assistir, basta clicar aqui. No canal da Terra, tem muitas receitas legais, principalmente para quem sofre de intolerâncias como é o caso do meu filho. Bom apetite!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.