Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Panquecas de rua, a melhor panqueca que já comi

panquecas de rua
Compartilhe esse post:

Hoje vamos aprender a fazer as famosas panquecas de rua que são vendidas nas ruas nos países asiáticos. Provavelmente, em cada lugar do mundo se façam panquecas, mas depois da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil, é nos países asiáticos que encontramos as panquecas de rua mais fofinhas. De fato, essas que vamos fazer, vai ser a melhor panqueca que você que já comeu, muito macias, saborosas e super leve, e tudo isso graças a um pequeno truque que os asiáticos fazem. Se você como eu, ama panquecas, continua lendo essa postagem e descubra como fazer a melhor panqueca que você vai comer. Enfim, fazer panqueca não tem segredo, muda o modo de preparação, alguns ingredientes, mas o processo é sem o mesmo.

Leia também >> Nunca fiz um jantar tão gostoso: panquecas de batatas e abobrinha

Leia também >> Panquecas de laranja com iogurte, sem açúcar, sem glúten e sem lactose

Você sabia por exemplo, que segundo relatos históricos, as panquecas nasceram cerca de 9 mil anos atrás? Exatamente, na França. Inicialmente, era preparada com ovo, farinha e leite e depois frita e servida. Todavia, ninguém sabe ao certo, existem outros relatos que afirmam que a origem da panqueca é indiana, e teria nascido a partir de um descuido de uma cozinheira que derramou mingau na pedra quente e assim teria nascido a panqueca que se parece com o pão indiano chapati. Contudo, os chineses também se consideram os inventores das panquecas, principalmente as de rua, relatos históricos alegam que teriam sido os chineses a misturarem leite, farinha e ovo e aprender a manusear a massa. Contudo, os italianos afirmam que a invenção é deles.

massa de panqueca de rua

Panquecas de rua

Independente de quem inventou a panqueca, uma coisa é verdade, elas são deliciosas. Nos Estados Unidos por exemplo, os americanos começam o dia com um tradicional pancake coberto de mel de abate. Já os brasileiros, rechearam as panquecas de vários sabores e ela virou prato principal no almoço, se for recheada de frango desfiado com creme de leite então, faz um sucesso na mesa. Na Itália, os italianos rechearam com Nutella e você encontra panquecas com Nutella pelas ruas de Roma, Milão, Venezia. Os asiáticos, principalmente os chineses, gostam muito de panqueca de cebolinha, cebola, alho porró, elas fazem parte dos acompanhamentos no café da manhã. Cada povo tem sua cultura e costume, independente do modo que prepara, a base é sempre a mesma: farinha, leite e ovos.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 4 colheres (chá) de leite
  • 4 colheres rasas (sopa) de farinha trigo
  • 1 colherinha (café) de extrato de baunilha
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • Claras em neve

Preparo

Primeiramente, vamos separar a gema das claras e em seguida, fazer claras em neve, precisa ficar bem durinha as claras. Mas aqui tem um segredo, vamos dividir o açúcar em 3 partes iguais, começamos a bater as claras e adicionamos a primeira parte do açúcar. Batemos mais um pouco e quando começar a virar merengue, adicionamos a segunda parte do açúcar e continuamos a bater na batedeira. Por fim, vamos agregar a terceira e última parte do açúcar e finalizar o merengue. Nessa receita vai açúcar porque a panqueca é doce, mas se você quiser salgada, basta não adicionar o açúcar e no lugar dele, adicionar uma pitada de sal. E no caso fazemos apenas claras em neve no lugar do merengue. Terminou de bater, reserve-as.

Em seguida, em uma tigela de vidro, acrescente as duas gemas e o leite, com a ajuda de um fuê bata até ficar homogêneo. Posteriormente, agregue a farinha, não esqueça de peneirar. Por fim, com a ajuda do fuê incorpore bem a farinha de trigo na mistura de leite e ovos e quando estiver completamente incorporado, agregue o extrato de baunilha e termine de misturar bem. Bom, agora chegou a hora de incorporar o merengue na massa de panqueca. Portanto, com delicadeza, vá adicionando aos poucos o merengue e misturando com calma, até que a massa fique toda homogênea e o merengue esteja completamente misturado na massa. Nessa receita, não vai fermento.

Finalizando as panquecas de rua

Uma vez que a massa está pronta, vamos colocá-la em um saco de confeiteiro, assim ficam todas iguais e bem bonitas. A massa é muito cremosa e não dá pra ficar manuseando muito por causa do merengue, então, a melhor sugestão é colocar no saco plástico e pingar dentro da frigideira untada. Pegue uma frigideira antiaderente, unte com um fio de óleo e pingue três panquecas, antes de tampar a frigideira para bafar e assar as panquecas, coloque uma colher (café) de água dentro da frigideira e também, deixe 5 minutos de cada lado, no fogo baixo e deixe assar e dourar bem de cada lado. Depois de prontas é só servir como desejar, com mel, com geleia, com Nutella, com queijo e goiabada, fica a sua escolha.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.