Panquecas de laranja com iogurte, sem açúcar, sem glúten e sem lactose

Panquecas de laranja com iogurte
Compartilhe esse post:

As panquecas estão alta, são leves, nutrientes, saudáveis, substituem o pão e vão bem a qualquer hora do dia. Vai bem na marmita, na lancheira das crianças e tem mais, as crianças, amam! Algumas versões de panquecas são sem glúten e sem lactose, ou seja, perfeitas para quem sofre de intolerância a lactose. E você ainda tem a possibilidade de rechear como quiser, ou até mesmo comer apenas a massa, porque essas variações são bem saborosas e muitas delas dispensam inclusive, o recheio. As panquecas de laranjas, é uma versão super saudável e saborosas, sem lactose, sem glúten, sem adição de açúcar.

Leia também >> Panquecas quentinhas no café da manhã, prontas em 5 minutos

Leia também >> Panquecas de abobrinha e queijo, sem farinha e sem fritura, uma delícia

Embora, seja um prato simples, a panqueca é um prato super versátil. Isso porque, pode ser feita com vários tipos de farinhas, tipos de leite e adição de ingredientes. Você com essa receita simples, pode usar sua criatividade e elaborar vários tipos de panquecas de vários sabores, inclusive. A versão da panqueca de laranja com iogurte, é muito leve e saudável. O sabor leve e cítrico da laranja, dá um toque todo especial ao prato e esse é o seu diferencial. As panquecas de laranja, como já citado, podem ser consumidas a qualquer hora do dia, vai vem na marmita, no jantar, no lanche e inclusive na lancheira das crianças. Além de substituir o tradicional pão francês.

panquecas de laranja

Você já se perguntou qual a origem das panquecas?

Segundo relatos e pesquisas, as panquecas surgiram há cerca de nove mil anos na França. Pancake, em inglês, trata-se de um tipo de bolo (cake) de frigideira (pan), que é preparado a base de leite, ovo e farinha. Aliás, ganhou notoriedade em muitas casas ao redor do mundo e também em pratos dos brasileiros. Acredita-se que a primeira panqueca teve origem a partir do descuido de uma cozinheira. A mulher derramou acidentalmente um pouco de mingau no fogão, que naquela época era assada em pedra quente e, mais tarde, preparadas em chapa redonda de ferro sobre o fogo, e percebeu que a mistura cozinhava rapidamente e era de fácil manuseio.

Porém, também há indícios de que suas raízes estejam no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Entretanto, os italianos defendem que as panquecas são especialidades deles. Então, independentemente da história dessa iguaria, o gosto por comer as deliciosas panquecas se tornou mundial e, cada vez mais, entre as opções gastronômicas das pessoas. Com as mudanças nos ingredientes, elas ganharam cara nova, são mais leves, mais nutrientes e mais saudáveis.

Panquecas de laranja com iogurte

Ingredientes

  • 2 ovos
  • Raspas de laranja
  • Suco de 1 laranja espremida (100 ml)
  • 1 embalagem de iogurte natural grego 125g ou de coco
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco

Preparo das panquecas de laranja

O preparo dessa receita é muito simples, basta misturar todos os ingredientes e bater coma frusta até que a mistura esteja completamente incorporada e homogênea. Comece misturando os ingredientes líquidos e por fim, adicione a farinha de linhaça e coco. Misture tudo bem e está pronto para ir a frigideira. Portanto, unte a frigideira, e coloque uma medida para fazer pequenas panquecas iguais, use a mesma medida para todas, estou usando 1 colher de sopa cheia de massa.

Assim todas ficam iguais na medida. Deixo 4 minutos com a frigideira tampada para acelerar o processo de cozimento, depois abro, viro a panqueca e em seguida, deixo mais 4 minutos com a frigideira aberta para dourar e terminar de cozinhar. Uma vez que estão todas prontas, é só servir como quiser. Aqui na minha casa, comemos natural, sem recheio, as vezes as crianças gostam com mel, mas fica a sua escolha. Vez o outra, com uma geleia light de laranja, é tudo de bom, mas não abuse por causa das calorias.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.