Panqueca sem glúten de banana, só faço assim agora, deliciosa

panqueca de banana sem glúten
Compartilhe esse post:

Leia também >> Leite de banana, totalmente vegetal, sem lactose e delicioso

Leia também >> Banana abafada, a sobremesa que todos podem comer sem culpa

A banana como sempre falamos aqui no portal, é uma fruta versátil, rica em benefícios para a saúde. Fornece fibras, potássio, melhora o funcionamento do intestino, previne câimbras. Fornece nutrientes que controlam a ansiedade e a compulsão alimentar. Bem como, aumenta a sensação de saciedade. Quem toma água de banana e chá das cascas de banana por exemplo, combate a depressão, a ansiedade e a insônia. As cascas da banana possuem antioxidantes importantes para o organismo, combatem os radicais livres, previnem doenças, e ajuda a combater e a tratar outras, como a depressão por exemplo. O consumo da fruta com frequência, estimula a produção de endorfina, o hormônio da felicidade, que é fundamental no tratamento da depressão.

panquecas sem glúten de banana

Panquecas sem glúten de banana

Ingredientes

  • 2 bananas maduras
  • 2 ovos batidos
  • 200 ml de leite
  • 1 colher de óleo de coco
  • 2 colheres (sopa) de farinha de coco
  • 1 colher (sopa) de açúcar de coco

Preparo

Primeiramente, vamos polvilhar uma colher de açúcar de coco no fundo da frigideira, uma colher rasa, é suficiente para dar um leve sabor e caramelizar as bananas. Esse é o ponto forte da receita. Em seguida, pegue as bananas e corte em rodelas, mas não fininhas, melhor um pouco mais grossas, pois assim dão mais sabor. Coloque-as por toda a frigideira e então, reserve. Agora vamos bater a massa. Comece adicionando os ovos na tigela, com a ajuda do fuê bata bem os ovos, depois adicione uma pitada de sal, e se preferir uma pitada de xilitol. Agregue o leite de coco ou leite normal e continue batendo para que a massa fique bem uniforme. Por último, agregue a farinha de coco misture bem e espere uns dois minutos, pois a farinha de coco vai hidratar.

Em seguida, termine de bater a massa, se ficar um pouco líquida, o que é difícil, pois a farinha de coco absorve todo o líquido da massa, mas se acontecer isso, adicione mais um pouquinho. Se ficar muito grosso, adicione mais 50ml de leite e termine de misturar a massa. Ligue o fogo da frigideira, fogo baixo e adicione toda a massa sobre as bananas. Importante nessa hora que o fogo seja bem baixinho. Tampe para abafar e deixe uns 8 minutos, até você ver que embaixo, o açúcar queimou e ficou bem douradinho. Com a ajuda de um prato, vire a panqueca, mas não a coloque de volta na frigideira, pois por causa do açúcar vai grudar tudo. Então, use papel toalha e remova do fundo da frigideira o excesso do açúcar.

Finalizando

Em seguida, unte o fundo da frigideira com um fio de óleo e devolva a panqueca para terminar de cozinhar do lado que está branco. Tampe e deixe mais uns 5 minutos, abra e deixe uns dois minutos aberto e está pronta. Vire no prato e corte em pequenos pedaços para servir no café da manhã. Uma porção rende 8 pequenos pedaços e alimenta uma família de quatro pessoas. Se prepara para os elogios, essa panqueca sem glúten de banana é incrivelmente deliciosa. Você pode variar a fruta, por exemplo, com maçãs cortadas bem fininhas, também fica muito bom. Com pera a mesma coisa. Do mesmo modo, você pode fazer com farinha de trigo e açúcar comum. Estou usando de coco, porque meu filho é celíaco.

A saber, a farinha de coco, combina bem com frutas, seu sabor é bem suave, quase não se sente. Entretanto, você pode usar farinha de aveia, de trigo, de arroz, polvilho. Porém, tem que ir pondo devagar e vendo a consistência da massa. Pode servir mais ou menos de acordo com a farinha escolhida. Quando faço de banana com trigo, uso canela, fica bom demais, na hora de polvilhar o açúcar no fundo da frigideira, eu ponho uma pitada de canela no meio, faz muita diferença. Principalmente, se você ama canela como eu, quando faço de maçã a mesma coisa, agrego uma pitada de canela, porque a maçã junto com a canela, faz a diferença. Com pera, não recomendo a canela, não combina muito o sabor.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.