Leia também >> Pudim de Panetone; receita simples, diferente e gostosa
Leia também >> Panetone de liquidificador, receita simples que cabe no bolso de todos
Daqui algumas semanas é Natal, esse ano simplesmente voou. Muitos já estão embalados com os preparativos de fim de ano, doces, biscoitos, panetones. Os supermercados já encheram suas prateleiras, mas com essa crise, vai ser difícil, não é mesmo? Eu mais uma vez vou optar pelos produtos feitos em casa, preparados com cuidado, escolhendo os ingredientes e principalmente, respeitando a saúde da minha família. Portanto, nada mais natural do que fazer meu panetone, até mesmo porque, tendo um filho celíaco, não tenho muita escolha. Por isso, quero compartilhar uma receita de panetone feito com farinha de arroz, bem simples no preparo, que tem uma massa incrível, super macia e todos na sua casa, vão amar.
Panetone simples sem glúten
Embora, o panetone seja uma tradição italiana, inúmeros países no mundo inteiro possuem o costume e a cultura de consumir esse bolo de Natal nas festas de fim de ano. A adição das frutas ou do chocolate, nos trazem a memória nossa infância, momento em que a família se reúne para reforçar os laços, bom deveria ser assim em todos os lares, mas nem sempre acontece nessa ordem. Mas independente do contexto, temos que comer, não é mesmo, então por que não variar um pouco nas receitas? Meu palpite diz que um panetone bem-feitinho além de perfumar sua cozinha, vai aquecer o coração de todos e se entre vocês tiver alguém que sofre de intolerância, vai poder desfrutar de uma boa fatia de panetone.
Ingredientes
- 80 g farinha de arroz
- 50 g amido de milho Maizena
- 20 g fécula de batata
- 50 g polvilho doce
- 30 g açúcar
- 7 g fermento biológico seco
- 4 g goma xantana
- 20 ml óleo
- pitada de sal
- raspas de laranja ou essência de panetone (tanto faz)
- 1 ovo caipira (pra massa ficar bem amarelinho) ou comum de granja
- 200 ml suco de laranja natural
- 1/2 xícara de mix com frutas cristalizadas e uvas passas hidratadas
Preparo
Primeiramente, em uma tigela, vamos adicionar todos os ingredientes secos e em pó, comece pela farinha de arroz, depois agregue o amido de milho, o polvilho, a fécula de batata, a goma de xantana, o fermento instantâneo, o açúcar e apitada de sal. Em seguida, com a ajuda de uma colher, misture bem até que esses ingredientes estejam homogêneos. Posteriormente, adicione um ovo e raspas de laranja, agora vamos começar a bater na batedeira e aos poucos vamos adicionar 200 ml de suco de laranja. Quando terminar de adicionar o suco, adicione os 20 ml de óleo. Na hora de bater a massa, use o batedor de massa de pão. Pois a massa é consistente e nas espátulas normais da batedeira, não vai dar certo.
Quando a massa estiver bem sovada e pronta, adicione ½ xícara de frutas cristalizadas, você pode por exemplo, adicionar apenas gotas de chocolate, ou passas brancas e pretas, ou então, frutas cristalizadas mistas. Termine de misturar bem e então é hora de colocar dentro da forma de panetone, aquela de papel que compramos em lojas de embalagens, escolha de 500g. Despeje toda a massa dentro da forma, ajeite com a colher e cubra com um plástico para repousar e fermentar. Durante esse processo de fermentação, borrife água vez em quando, para manter a massa do panetone úmida e estimular a fermentação. A massa deve crescer até a altura da borda e então está pronta para ir ao forno. Leve para assar em forno pré-aquecido.
Finalizando o panetone simples e sem glúten
Depois de pré-aquecer o forno em 180º leve o panetone para assar por aproximadamente 35 minutos. Lembrando somente que esse tempo de forno pode variar de forno para forno, depende muito da marca do forno. Por fim, depois de assado, e todo dourado por cima, retire do forno, espere esfriar e então corte as fatias. A massa fica muito leve, como se fosse nuvem de algodão, bem branquinha, saudável, perfumada e deliciosa. Bem como, livre de glúten, de lactose e literalmente saborosa. A maior vantagem dessa receita, é que ela digere rapidamente, os panetones tradicionais, levam muito conservantes e químicas, logo, para quem tem uma digestão delicada, fica difícil.
Créditos da receita >> Canal Marta Midori Gluten Free
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.