Remédio elimina caspas, trata queda de cabelo, calvície e outros

como fazer óleo de louro
Compartilhe esse post:

Embora pouco conhecida, hoje vamos aprender a fazer a receita do óleo da folha de louro. A folha do louro é muito benéfica para a saúde, principalmente para os cabelos. Por exemplo, queda dos fios, fios quebradiços, fracos e frágeis. Outrossim, é excelente para dores musculares e problemas respiratórios. Geralmente essa receita é conhecida como óleo essencial de louro, mas atenção, não pode comprar. Precisa fazer em casa e de preferência que seja feito com a folha fresca. Todavia, se você não tiver a folha fresca, pode fazer com a folha seca também. A melhor parte dessa receita, é que não vai no fogo.

Leia também >> Tonico capilar natural

Leia também >> Receita caseira eficaz no tratamento de queda de cabelo

Portanto, vamos lá. O ideal é fazer a receita de noite, para que então possamos finalizá-la logo pela manhã. Você vai precisar de um pacotinho de folhas secas de louro ou de 10 folhas naturais. Um vidro de 250g com tampa. Se você fizer com as folhas secas, basta moer elas em pedaços bem pequenos e depositá-las no fundo do vidro. Todavia, se usar as folhas frescas, corte-as bem pequeno e deposite dentro do vidro. Uma vez que o vidro estiver com as folhas já depositadas no fundo, é hora de preencher com álcool etílico 96% até que as folhas estejam completamente cobertas. Depois, tem que fechar o vidro e chacoalhar bem por vários minutos, quanto mais chacoalhar, melhor será, porque as folhas vão começar a liberar sua essência no álcool. Automaticamente, você vai observar que o álcool vai começar a ficar verde.

óleo de louro

Fabricando o óleo essencial de louro em casa

Uma vez que você já chacoalhou bem, é hora de deixar o vidro dentro do armário, repousando por 12h. Esse processo é obrigatório para que as folhas liberem todas as suas substâncias e propriedades terapêuticas no álcool, bem como, seu óleo natural. No dia seguinte, depois das 12h, abra o vidro, despeje em uma tigela de vidro e observe que o líquido está completamente verde.

Em seguida, misture 1 xícara de óleo vegetal na sua mistura ou óleo de oliva, eu costumo usar o de oliva. Posteriormente, prepare uma panela no fogo, com um pouco de água quente e coloque então a sua tigela de vidro no banho maria. Esse processo é necessário para que o álcool evapore e reste somente a essência do louro. Outrossim, a panela deve ficar em média 2h no fogo baixo, onde ele começa a evaporar o álcool.

Observe que por cima da mistura, vai formar umas manchinhas brancas, tipo bolhas pequenas, como uma espuma branca, esse é o álcool que está se separando da mistura e enquanto tiver essas manchinhas brancas espumantes, significa que tem álcool. Por isso, esse processo pode ser lento ou mais rápido, depende de como vai evaporar o álcool. Nosso óleo essencial está pronto, quando ficar somente óleo na tigela.

Espere esfriar um pouco, coloque dentro do vidro. Em seguida, passe papel alumínio no vidro e reserve o vidro dentro do armário por 12h e no dia seguinte, é hora de coar e então armazenar no vidro final onde o óleo essencial será armazenado para uso.

Para que serve o óleo de louro

O louro tem muitos benefícios para a saúde e falando aqui com frequência, não é mesmo? Mas hoje aprendemos a extrair o óleo de suas folhas que são muito benéficos para a saúde em geral. Abaixo, listei apenas 7 benefícios incríveis que você pode obter usando o óleo de louro.

  • Fornece alívio respiratório para quem está com o peito muito congestionado
  • Regula o fluxo menstrual, bem como, atenua as cólicas menstruais
  • Oferece alívio as dores musculares, funciona como um doutorzinho
  • Ajuda a curar feridas, alto poder de cicatrização
  • Suporta a saúde digestiva
  • Potente repelente de insetos
  • Promove o crescimento do cabelo prevenindo a queda e a fragilidade dos fios, combate a calvície e hidrata com profundidade

Como usar

Para problemas respiratórios, basta usar algumas gotas do óleo em uma bacia com água fervendo e fazer inalação, é muito eficaz para drenar o catarro acumulado nos brônquios e seios nasais. Para dores e repente, basta massagear a região dolorida com o óleo, como um doutorzinho e para repelir inseto a mesma coisa. Em machucados e feridas, depois de limpo o ferimento, pingue uma gota do óleo para ajudar a cicatrizar. Para aliviar cólicas menstruais, basta massagear a região do abdômen. Para os cabelos, o óleo serve como reparador de pontas, para misturar no shampoo, no creme de hidratação tanto para o cabelo quanto para a pele e ainda pode ser utilizado puro no couro cabeludo para massagear e super nutrir a cute.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.