O óleo de argão no Marrocos é usado principalmente como condimento alimentar. Embora a formulação e a produção do óleo mudem se for destinado ao uso alimentar. Entretanto, é utilizado de forma semelhante ao azeite extravirgem. Especialmente para aromatizar derivados de cereais, como pão ou cuscuz, mas também como ingrediente em sobremesas típicas. Utilizado na cozinha pode funcionar quase como uma alternativa ao azeite, contendo várias moléculas úteis para o bem-estar do corpo. É rico em antioxidantes, principalmente tocoferol. Bem como, é uma gordura boa, o que não faz mal ao coração e aos vasos sanguíneos devido à sua grande quantidade de gorduras insaturadas.
Usado como condimento, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e reduzir os sintomas, principalmente em caso de colesterol alto e diabetes. Segundo um estudo realizado em 2009 e publicado na revista Metabolism, o consumo habitual de óleo de argan seria capaz de corrigir os danos de uma dieta rica em açúcares, reduzindo a resistência à insulina. Por fim, o óleo de argan tem grande poder antioxidante e ajuda a combater o estresse oxidativo, prevenindo inclusive o aparecimento de cânceres.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.