Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Não coma mais pão, aprenda a fazer essa delícia sem glúten

não coma mais pão
Compartilhe esse post:

Ultimamente, falamos com certa frequência sobre o glúten. Bem como, temos postados receitas alternativas para substituir o tradicional pão. Outrossim, o apelo é sempre o mesmo: não coma mais pão, mas encontre alternativas mais saudáveis e nutrientes que possam substituir a farinha branca. Hoje não é diferente, vamos te ensinar a fazer uma receita que você prepara na hora do café da manhã, muito simples, você vai comer quentinha e em poucos minutos fica pronta.

Não contém glúten, e, portanto, é perfeita para quem sofre de intolerância ao glúten. Infelizmente, está na moda cortar o glúten da dieta, todavia, essa proteína é importante para o organismo. A saber, muitas das informações que circulam por aí, estão equivocadas. Quem deve evitar o glúten são as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten e mais, essa proteína esta presentes em vários alimentos. Entretanto, é na farinha de trigo, ou seja, no pão que existem maior concentração.

Contudo, encontramos glúten em biscoitos e bolachas, massas, pizzas, pães. Outrossim, está presente nos alimentos com trigo, centeio, cevada e aveia. O excesso dessa proteína provoca inflamações, principalmente no intestino. Médicos afirmam que evitar o glúten é saudável, isso vale para todos, independente de ser celíaco ou não. Como falamos com frequência, a farinha de trigo por exemplo, é a vilã que mais provoca problemas de saúde ao organismo, principalmente inflamações.

Enfim, não comer mais pão, comer saudável, ter uma dieta mais equilibrada, é importante para a saúde. A farinha branca não tem nada a nos oferecer em termos nutricionais. Nesse caso, portanto, sim, é saudável evitar e substituí-la por outros alimentos. Vive-se muito melhor sem pão de farinha branca, pode acreditar nisso e seu corpo vai agradecer, porque a farinha tem muito carboidrato e, portanto, os alimentos são muito calóricos.

pão sem glúten

Não coma mais pão de farinha de trigo

Quem já ouviu falar da dieta “Barriga de Trigo”, do cardiologista americano William Davis? Essa dieta propõe a abolição total do trigo do cardápio, além de cortar também diversos outros alimentos da dieta, sobretudo os carboidratos. Esse cardiologista acredita que o maior vilão que existe é o trigo e que consumindo constantemente, ele nos leva a obesidade. No seu livro Best Seller, o médico americano desenvolveu uma dieta baseada na abolição do trigo e de todo e qualquer alimento que leve trigo, ou seja, nada de glúten. De acordo, com estudos, o médico afirma que esse é o segredo para viver com saúde por muitos anos e em boa forma.

Leia também >> Bolacha de milho verde, sem farinha, sem glúten e deliciosa

Leia também >> Pasteizinhos sem farinha, sem glúten, uma delícia e podem ser assados em vez de fritos

Segundo o cardiologista americano, o trigo, rico em glúten provoca muitas inflamações no estomago e no intestino, deixando inclusive a digestão lenta. Isso a longo prazo leva a obesidade. Portanto, para ele o segredo é eliminar alimentos a base de farinha, cevada, aveia, centeio e outros carboidratos. Praticamente na sua dieta Barriga de trigo, se come muitas proteínas animais, aquelas ricas em gorduras boas e o resultado é muito bom. Bem como, as inflamações reduzem drasticamente.

Atualmente no Brasil, existem vários médicos que desenvolveram dietas anti-inflamatórias, nessas dietas por exemplo, não se consome nada que contém glúten, lactose, carboidratos e outros alimentos. Todavia, é notório a qualidade de vida que algumas pessoas alcançam quando segue esse plano alimentar. Elas não apenas aumentam a qualidade de vida, mas também previnem doenças e apresentam um organismo muito saudável. Bem como, muitos médicos e nutricionistas apela para que você não coma mais pão.

A receita do pão sem glúten

Ingredientes

  • 1 xícara de fubá
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão
  • 1 colher de chá de sal ou a gosto
  • leite de coco até dar o ponto da massa
  • (medida da xícara 200 ml)

Preparo

Primeiramente, pegue uma tigela de vidro e adicione o fubá mimoso, aquele bem fininho. Em seguida, adicione o polvilho doce, o queijo parmesão, o sal a gosto e mistura tudo muito bem até que todos os ingredientes estejam homogeneizados. Uma vez que os ingredientes secos foram misturados bem, é hora de adicionar aos poucos o leite de coco. Deixa-me te explicar: o leite de coco vamos usar somente o suficiente para umedecer a massa e então deixá-la no ponto de enrolar, vai pouco leite de coco, geralmente 100 ml é suficiente para umedecer a massa e atingir o ponto de enrolar.

Todavia, vai depender do tipo do polvilho e do fubá utilizado, porque alguns ingredientes secos, dependendo do processo de industrialização, são mais finos e úmidos e nesse caso com pouco líquido conseguimos o ponto desejado. Portanto, comece adicionando aos poucos o leite de coco e vai mexendo e sovando, até que a massa desgrude da sua mão e fique lisinha e pronta para enrolar, isso é fácil, não tem segredo. Uma vez que a massa está pronta, é hora de pôr na frigideira e então servir os pães sem glúten quentinhos.

Assando na frigideira os pães

Com a ajuda de uma colher divida a massa em aproximadamente 8 partes iguais e modele pequenos palitos achatados, unte a frigideira com um pouquinho de manteiga e leve para assar. Faça rolos e depois achate, leve a frigideira, tampe para abafar e cozinhar e somente nos minutos finais, abra a frigideira e vire os palitos de pão para ficarem dourados por igual. Prontinho, seu pão sem glúten está pronto para ser saboreado com uma deliciosa xícara de café. Portanto, não coma mais pão de farinha de trigo!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.