Miomas: o que são, porque provocam câncer e como tratar

miomas uterinos
Compartilhe esse post:

Miomas uterinos são fibromas que crescem e se desenvolvem dentro do útero. Popularmente conhecidos como verrugas. Eles podem se concentrar dentro ou fora do útero. Algumas mulheres por exemplo, possuem na face posterior do útero. Infelizmente, os miomas uterinos são considerados uma patologia silenciosa. Isso porque, nem sempre é fácil de descobrir que uma mulher tem esse problema no útero. O método utilizado para identificá-los, é a ultrassonografia endovaginal. Todavia, nem sempre são visíveis, dependendo do lugar onde estão alojados, a ultrassonografia não consegue individualizar.

Leia também >> 8 sinais de alerta de câncer no pulmão

Leia também >> 10 sinais de câncer de ovário que as mulheres desconhecem

Por essa razão, a doença é considerada silenciosa. Mulheres que possuem miomas geralmente, possuem um fluxo mensal muito intenso, seguido de hemorragias. Outrossim, o ciclo menstrual pode acontecer até mesmo a cada 15 dias. Entretanto, esses sintomas não são suficientes para um diagnóstico preciso. São sintomas que levam médicos a acreditar que de fato existem miomas no útero, mas se eles não forem visíveis pela ultrassonografia, o jeito é fazer uma laparoscopia. A saber, consiste em um pequeno processo cirúrgico, onde 3 furos são feitos na barriga do paciente e câmeras são introduzidas dentro do corpo para então constatar a presença de miomas uterinos.

Dentro os sintomas mais comuns destacamos, o aumento do fluxo sanguíneo durante os ciclos menstruais. Abdômen inchado, dores durante relações sexuais e ciclo desregulado. Portanto, a mulher pode menstruar até a cada 15 dias e ainda sofrer um aborto. Mulheres que tem miomas, dificilmente consegue segurar a gravidez. Isso porque, o mioma expulsa o feto do útero. Mulheres obesas por exemplo, são ainda mais propensas a formação de miomas. No caso dessas, geralmente, nem conseguem engravidar. Mas afinal, o que são miomas e porque aparecem?

O que são miomas?

Miomas ou fibromas são tumores benignos do útero. Provavelmente provocados por uma desordem hormonal que causa um enovelamento (formação de novelo) das fibras musculares e assim, formam nódulos nesse órgão. Geralmente, localizam-se no trato genital. Bem como, possuem uma coloração esbranquiçada e sua consistência é firme. Na maioria dos casos, os miomas são múltiplos e podem atingir a 5 cm de diâmetro.

Fibroma é uma doença que afeta cerca de 50% das mulheres, em sua maioria de pele negra. Outros fatores que elevam a propensão do desenvolvimento do mioma são a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos). Outrossim, o maior causador dessa doença é o estrogênio. Talvez seja por isso, que o ápice da doença ocorre durante a idade fértil da mulher podendo ir até a menopausa. Como já citado anteriormente, eles podem se localizar dentro ou fora do útero. Na face posterior, na cavidade uterina, nas paredes dos músculos. Bem como, podem apresentar várias formas e tamanhos e nunca aparece apenas um, mas sim vários.

Tratamentos

Eles precisam ser removidos! Na maioria dos casos e existem dois procedimentos. O primeiro é a remoção do mioma dentro do útero.  Nesse caso, remove-se o mioma para que as mulheres possam engravidar com segurança e concluir a gravidez. Todavia, se o mioma estiver fora do útero, pode complicar e reduzir as chances de uma mulher engravidar. A segunda opção, é a remoção do útero por completo. Nesse caso, somente em casos bem graves de miomas uterinos e que apresentem risco de formação de tumores. Nessa alternativa de tratamento, o mioma não volta mais. Todavia, é uma opção para mulheres que já tiveram filhos ou que não pretendem ter outros filhos.

mioma

Sobre miomas

Eu tenho miomas, tenho um ciclo menstrual muito abundante, as vezes acompanhados de hemorragia e passei anos fazendo tratamentos e tentando entender o que se passava. Isso porque, quando fazia ultrassonografia não apareciam os miomas. Embora, eu tivesse todos os sintomas e tivesse tido inclusive 2 abortos, quando fazia exames, eles não apareciam. Quando tive meu último filho, o médico durante a cesariana viu os miomas e me disse, são 5, um deles do tamanho de um limão. Todavia, estão localizados na face posteriormente do útero e por essa razão não aparece no ultrassom.

Eu optei por não retirar o útero, até mesmo porque na época era muito jovem e não poderia retirar o útero aos 25 anos. Mas todo ano fazia exames e acompanhava de perto a situação. Hoje aos 47 anos, continuo cuidado e fazendo exames preventivos anualmente e tenho uma vida normal. A retirada do útero implica em uma série de situações que cada paciente deve e precisa analisar bem. Eu optei por cuidar de perto, fazendo a prevenção e observando e estou me dando bem. Mas não posso transcurar o contexto, porque miomas são portas para o câncer de útero. O que me tranquiliza é o fato deles estarem fora do útero.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.