Logo Emagrecer com vida e saude

Massa de panqueca de água, leves como nuvem de algodão

massa de panquecas de água
Compartilhe esse post:

Essa receita é incrivelmente maravilhosa e deliciosa. Nunca fiz uma receita de massa de panqueca de água fervendo que parece nuvem de algodão. Engraçado dizer assim, mas na verdade a massa fica tão leve, tão leve que realmente parece algodão e de todas as receitas que já provei até hoje, igual a essa, não tem. Poucos ingredientes e com um truque: feitas na batedeira, por isso, ficam com esse aspecto leve. Você pode comer pura, rechear como quiser, doces ou salgadas, elas são simplesmente deliciosas, nutrientes e eu diria que bem saudável. Isso porque, ficam tão levinhas que dá pra comer sem peso na consciência.

Leia também >> Panquecas sem glúten e sem recheio, leves e saborosas

Leia também >> Panquecas de batata com abobrinha, uma delícia, que delícia

Certamente, o leitor se perguntará o que tem de diferente nessa massa pra ficar tão leve assim. A saber, é bem simples, a massa leve água fervendo, esse é um dos truques pra deixá-la assim com esse aspecto tão levinho e o segundo truque e o mais importante, é bater na batedeira. Geralmente a panqueca, é feita no liquidificador, mas no caso dessa aqui, vamos fazer de um modo diferente e vai dar uma diferença na hora de fritar, você vai se surpreender. Seguindo o passo a passo, rapidinho você vai ter um prato cheio de massas fininhas e levinhas. Outro detalhe: pra rechear como bem querer.

panquecas de água

Massa de panqueca de água

A saber, o modo que executamos uma receita, faz toda a diferença. Uma massa feita no liquidificador não ter por exemplo, a mesma leveza de uma feita na batedeira. Outro detalhe interessante, são os ingredientes e a temperatura dele. Na culinária, um chef profissional, observe todos esses detalhes e são eles que podem mudar completamente uma receita, o aspecto dela, a textura, a leveza, enfim. O mais interessante dessa massa, é que não vai aquela pitada de fermento como as demais massas. Todavia, fica muito mais macia e leve do que se tivesse agregado fermento. E o segredo? Água fervendo e batedeira.

Ingredientes

  • 2 ovos inteiros
  • 50g de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 350ml de leite
  • 1 xícara abundante de farinha de trigo (230g)
  • 250 ml Água fervente
  • 5 colheres (sopa) de Óleo vegetal

Preparo

Na tigela da batedeira, primeiramente adicione os dois ovos. Em seguida, comece a bater, quando estiverem bem batidos com aquela espuma por cima, agregue o sal e o açúcar e novamente bata por mais um ou dois minutos. Precisa ficar parecendo um creme de ovos com leite, bem cremoso. Agora é hora, do leite e da farinha de trigo, não esqueça de peneirar a farinha e o leite em temperatura morninha, não pode estar gelado. Por fim, vamos bater mais um pouco, até incorporar bem o leite e o trigo na batedeira e então, vamos adicionar a água fervendo e continuar batendo. Até formar aquele líquido encorpado e bem homogêneo. Enfim, agregue o azeite extravirgem e bata ainda por um minuto e chegou a hora de começar a fritar a massa de panqueca de água.

Em uma frigideira antiaderente bem quente, coloque uma concha pequena de massa de panqueca de água, ou use a medida de ¼ de xícara. A saber, é importante medir, assim as panquecas ficam todas com a mesma espessura e tamanho. Em média, você vai gastar 1 minuto para dourar um lado e 1 minuto para dourar o outro lado. Portanto, rapidinho suas panquecas vão estar fritas e prontas para serem recheadas ou servidas como você desejar. Se você for fazer essa massa para recheio salgado, adicione apenas 1 colher de açúcar em vez de 50g. Mas se for rechear de doce ou comer pura, mantenha as 50g de açúcar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.