Leite de coco caseiro – delicioso, feito em casa e sem lactose


Como falamos com frequência, o coco é muito saudável e versátil. Ele vai bem em qualquer situação e sem sombra de dúvida faz muito bem à saúde. Dele fazemos farinha de coco, leite, manteiga, doces, óleo, açúcar, e uma gama quase infinita de cosméticos. Todavia, a bola da vez é o leite de coco feito em casa.

A saber, além de ser saudável, ele é saboroso e privo de lactose. Para quem tem intolerância a lactose ou é vegano, o leite de coco é uma opção perfeita. Entretanto, nem sempre dá para comprar no supermercado, pois não é tão acessível assim. Por isso, hoje vamos aprender a fazer em casa.

O leite de coco caseiro, aquele feito em casa, é tão bom quanto o comprado e tem um diferencial: é 100% natural. Isso porque, você sabe o que está colocando dentro. Outrossim, não leva conservantes de um nenhum tipo. Além disso, o leite feito em casa, pode ser consumido puro, em receitas variadas, sobremesas. Enfim, basta usar a imaginação.

Leia também >> Bolo delicioso de mandioca com coco

Leia também >> 10 benefícios da água do coco


A receita do leite de coco

Para a receita vamos precisar de 1 polpa de coco cortada em pedaços e 700 ml de água morna. Para retirar a poupa do coco da casca tem uma técnica super fácil e prática. Primeiramente, retire a água do coco, depois aqueça o forno e leve-o ao forno por 15 minutos.

Em seguida, deixar o coco esfriar e comece remover o coco da casca, não precisa fazer esforços, os pedaços se soltam com facilidade. Depois de retirado da casca, a polpa pode ser utilizada com aquela casquinha marrom.

Como fazer o leite de coco

Primeiramente, no liquidificador, coloque a água morna e em seguida, comece a adicionar os pedaços de coco. Posteriormente, liquidificar por aproximadamente 3 minutos. Por fim, basta coar o líquido. A dica é utilizar um pano de algodão para coar e o líquido é o leite de coco que está pronto para ser consumido.

Muito fácil não é mesmo? Rápido, fácil, econômico, natural e por fim, saudável! Bem como, nada de desperdício, no pano o coco ficou ali, serve como coco ralado, farinha de coco, não se joga fora, mas se aproveita.

leite de coco caseiro

Para o coco ralado, basta esparramar todo aquele coco moído em uma assadeira e esperar secar e pronto. Depois de totalmente seco, armazene para usar quando quiser e como quiser. Isso vale para a farinha de coco também.


Como citado no início do artigo, o coco é versátil e tudo que vem dele é aproveitado. Você só precisa usar a imaginação, ousar e abusar!

Como armazenar o leite de coco

Essa quantidade rende 1 litro e deve ser armazenada em uma jarra de vidro com tampa ou garrafa de vidro. Geralmente dura em média 3 dias na geladeira e conserva tanto a qualidade quanto o sabor. Todavia, para quantidades maiores do leite de coco, a ideal é congelar.

Uma vez congelado, o tempo de validade é de dois meses. Outro detalhe importante, é que uma vez que o leite estiver na geladeira, ele certamente vai se dividir em duas partes: uma mais cremosa e outra mais liquida. Portanto, nesse caso, na hora de tomar, basta mexer e está pronto para ser servido.

Para se obter um leite de coco bem branquinho, precisa remover aquela pele marrom do coco antes de bater no liquidificador. A saber, aquela pele não interfere no valor nutricional do leite e nem no sabor. A diferença é que dá mais trabalho na hora de preparar o coco.

Desse leite, além do seu consumo natural, também podemos fazer vários tipos de sobremesa, e fica muito bom, pode testar, pois você vai gostar.


7 Benefícios do leite de coco

  • Melhorar o colesterol, opor ser rico em ácido láurico, que aumenta o colesterol bom;
  • Fornecer energia, pois é rico em ácidos graxos de cadeia médias, gorduras que são rapidamente absorvidas e utilizadas pelo organismo;
  • Fortalecer o sistema imunológico, pois contém ácido láurico e ácido cáprico, que têm propriedades antibacterianas e antifúngicas;
  • Ajudar a controlar a glicemia, por ser pobre em carboidrato;
  • Prevenir cãibras, por ser rico em potássio;
  • Ajudar a emagrecer, por aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal;
  • Não conter lactose, podendo ser utilizado por intolerantes à lactose.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!