Leia também >> Cabeleireira revela a receita de tônico para crescer os cabelos
Leia também >> Cabelos com pontas duplas, quebradiços e caindo, faça esse tratamento
Lavar a cabeça todo dia, como já explicado não é saudável. Por isso, recomenda-se higienizá-lo de 3 a 4 vezes por semana. Todavia, essa regra vai variar de pessoa para pessoa, cada um tem sua rotina, seu organismo e o sebo produzido pelas glândulas que ficam na epiderme, também variam sua produção de acordo com o funcionamento do organismo da pessoa e a alimentação que a mesma assume. Entretanto, quando se trata de cabelos oleosos, cabe lembrar, que é essa substância produzida pelas glândulas que deixa a pele e os cabelos úmidos. Contudo, para umedecer a pele, as glândulas produzem sebo, que é uma espécie de camada oleosa. Por isso, perto do cabelo, na testa e na região dos ouvidos, é comum a pele ter a pele muito oleosa. Isso na verdade é o sebo produzido para hidratar e umedecer a pele e os fios.
Quantas vezes devo lavar a cabeça
Em se tratando de cabelos oleosos, se a pessoa lavar a cabeça todos os dias, mais sebo as glândulas vão produzir, porque elas entendem que o couro está muito seco. Consequentemente, mais oleoso vai ficar o cabelo. Portanto, nesses casos, a melhor alternativa, é lavar dia sim e dia não. Nos demais casos a higienização deve acontecer a cada dois dias. A saber, essa pausa de dois dias entre uma lavagem e outra, é ideal e saudável para a manutenção das madeixas. As únicas pessoas que devem lavar a cabeça todos os dias, são aquelas suam muito no couro cabeludo. A saber, o suor obstrui os poros capilares, isso a longo prazo deixa os fios fracos, quebradiços e sem vida. Além disso, o suor tem muito sódio, então já pensou você ficar com a cabeça cheia de sódio?
Pessoas que vivem de serviços onde suam a cabeça inteira, precisam lavar as madeixas todos os dias de modo a deixar o couro bem higienizado e livre do sódio. Nesses casos, é bem comum, o couro ficar ressecado, surgirem caspas e dermatites variadas. Os fios tendem a ficar muito ressecados e vulneráveis a queda. A saber, para ter cabelos saudáveis, é necessário seguir um cronograma que envolve desde a lavagem, hidratação e cuidados. O cronograma de cuidados, é o maior aliado para combater a queda e o ressecamento dos fios, bem como, estimular o crescimento de novos fios. O cronograma consiste em hidratar, nutrir e reconstruir os fios. E todas as vezes que for lavar, massageie bem o couro cabeludo. A massagem limpa com profundidade o couro e ainda estimula a circulação sanguínea ajudando no crescimento de novos fios.
Hidratar, nutrir e reconstruir
A cada lavagem, recomenda-se usar uma boa máscara, depois dos fios lavados, aplique a máscara no crescimento apenas, sem tocar o couro cabeludo. Deixe agir por uns 5 minutos, enxague e está pronto. Esse processo de hidratação é importante para manter os fios saudáveis. Use shampoos sem sal, pois o sal é prejudicial aos fios. Uma vez por semana, faça uma nutrição nos fios. Essa nutrição pode ser feita em casa, com produtos caseiros, como por exemplo, com babosa. Recomenda-se nutrir os fios uma vez por semana para evitar pontas duplas, ressecamento dos fios, queda e outros. A reconstrução seria feita uma vez ao mês. Você pode fazer em casa, mas vai precisar de alguns produtos como vitamina A e E, queratina concentrada, gelatina, enfim, na internet existem muitas receitas reconstrutivas que desmaiam o cabelo, vale a pena pesquisar.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.