Goiabada 100% natural e sem açúcar, feita em casa

goiabada sem açúcar
Compartilhe esse post:

Leia também >> Bolo cremoso de goiabada, uma receita pra lá de gostosa

Leia também >> Romeu e Julieta: sobremesa de colher deliciosa, impossível resistir

Sabe aqueles dias que a gente quer muito comer um doce? Mas não quer sair da dieta, ou não quer comer açúcar? Pois é, a goiabada 100% natural e sem açúcar pode resolver seu problema. Feita com apenas 3 ingredientes, processo de preparo super simples, até uma criança pode fazer. Totalmente natural, ou seja, livre de conservantes e aditivos, a receita de goiabada low carb, é tudo de bom. Saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, ela vai saciar aquele desejo incontrolável de comer um doce. Tudo isso, sem prejudicar a saúde, sem comer açúcar e principalmente: sem prejudicar a dieta, se esse for o seu caso. Enfim, a nossa matéria prima, saiba que é riquíssima de benefícios para a saúde e que consumir a fruta e seus derivados, vai repor vitaminas e minerais que o organismo precisa.

Goiabada 100% natural e sem açúcar

A saber, a goiaba é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. Um deles é importante para o público masculino, o licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata. Outrossim, aumenta as defesas do organismo, favorece a perda de peso. Isso porque, é rica em fibras e melhora o funcionamento do intestino. Bem como, rica em antioxidantes que ajudam a desintoxicar o organismo, melhorando inclusive, as funções do metabolismo. Também, tem propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, analgésicas, hipocolesterolêmicas, antiespasmódicas, antimicrobianas e adstringentes. Ambas benéficas para a saúde e o bom funcionamento de todo o organismo humano.

goiabada 100% natural e sem açúcar

Devido a todas as suas propriedades, o consumo da goiaba por exemplo, melhor a digestão,  combate a acidez estomacal e é excelente no tratamento de gastrite e úlcera. Bem como, aumenta as defesas do organismo, conforme citado anteriormente, isso porque, é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres. Tendo baixo valor calórico, ela pode ser uma grande aliada na perda do peso. Sua ampla quantidade de fibras, por exemplo, ajuda a controlar o apetite aumentando a sensação de saciedade. Outrossim, para quem sofre de colesterol, a fruta da goiabeira, é rica em fibras solúveis como a pectina e isso contribui para a eliminação do colesterol através das fezes. A fruta também, é rica em ferro e, portanto, ajuda a combater e prevenir a anemia.

Ingredientes

  • 6 goiabas vermelhas bem maduras cortadas em cubos
  • ½ xícara de adoçante, pode ser o xilitol ou o eritritol
  • Suco de meio limão
  • 1 colher (café) rasa de bicarbonato de sódio.
  • 150 ml de água

Preparo

Primeiramente, lavar bem as goiabas e em seguida, picar em cubos. Posteriormente, coloque as goiabas no liquidificador e adicione os 150 ml de água para ajudar a triturar a fruta. A saber, essa passagem é muito importante, pois precisa liquidificar bem para deixar a mistura totalmente homogênea e sem pedaços. Em seguida, passe essa mistura na peneira para remover os pedaços que ficaram e as sementinhas. Uma vez peneirado, coloque tudo em uma panela, adicione o suco do limão, o adoçante e o bicarbonato de sódio. Outrossim, misture bem e leve ao fogo médio baixo, sempre mexendo por aproximadamente uns 10 – 15 minutos. O ponto é quando você passa a colher no fundo e consegue ver o fundo, ou seja, a goiabada uma vez separada pela colher, demora alguns segundos para cobrir o fundo de novo. Esse o ponto.

Lembrando que os ingredientes e o preparo, foi apenas de meia receita, para fazer a receita total, dobre os ingredientes. Uma vez que estiver no ponto, desligue o fogo, bata o doce com a colher por uns dois, três minutos e deixe esfriar. Quando estiver de morno para frio, já pode embalar no pote de vidro esterilizado, leve a geladeira e consuma como desejar. Outro detalhe importante, a goiabada é 100% natural, não tem adição de conservantes. Portanto, uma vez que o vidro for aberto pela primeira vez, seu prato de validade é de apenas 10 dias na geladeira. Enquanto o vidro não for aberto, ela dura até uns 3 meses, mas não esqueça de esterilizar bem o vidro que será armazenado a goiabada. Você pode comer de colherada ou passar no pão, biscoitos, torradas. Ainda, pode utilizar como matéria prima para doces, sorvetes e bolos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.