Gengibre orgânico cultivado em casa, aprenda como fazer


O gengibre é super conhecido por suas propriedades curativas. Também usado para aliviar doenças do trato respiratório, menstrual, dores musculares e articulares. Outrossim, muito indicado para tratar queimaduras e o principal: perder peso.

Outrossim, utilizado na culinária asiática em muitos pratos. Nos últimos tempos se tornou um alimento fundamental nas dietas. Pois suas propriedades permitem desintoxicar o organismo sem afetar a saúde. Bem como, excelente para drenar a gordura acumulada, principalmente no abdômen.

Ademais, para uma alimentação saudável e para o aproveitamento total do gengibre, recomenda-se o orgânico. Isto é, aquele livre de qualquer agrotóxico. Hoje você vai aprender a cultivá-lo na sua casa.

A saber, cultivar uma planta de gengibre é muito simples. Cresce facilmente e não requer mais cuidado. A melhor parte desse experimento, é que você terá em casa um gengibre de qualidade. Bem como, poderá economizar, visto que a raiz no supermercado não custa barato.

Dicas para o cultivo Gengibre

Para começar você deve escolher uma raiz ideal. Esta não deve ser nem enrugada ou velha. Você escolher aquele que está ainda um pouco verde, com a sua casca firme e que já tenha os pontos de broto (aquele pontinho que nascem brotos, como a batata por exemplo).

Se a raiz que você escolheu tem vários focos (pontinhos de broto) podemos cortá-los ou colocá-los em recipientes diferentes para crescer várias plantas. Eu em casa comecei com duas raízes, escolhi duas mais verdes e vistosas e iniciei meu cultivo e estou bem feliz com o resultado.

O Gengibre cresce bem em recipientes rasos e largos. Bem como, suas raízes crescem horizontalmente. Portanto, necessitam de um certo espaço para crescer e desenvolver.


plantar gengibre

Plantanto gengibre – Passo a passo

  1. Primeiro passo, deixar as raízes do gengibre em imersão em água morna por uma noite.
  2. Posteriormente, você deve cobrir com terra o fundo do recipiente que escolheu para cultivar o gengibre.
  3. Coloque a raiz na terra com botões apontando para cima.
  4. Cubra com 3 dedos de água as raízes de gengibre orgânico.

Em seguida, coloque o recipiente em um lugar quente, com pouco sol. Contudo, o ambiente ideal quente e úmido. Pois isso favorece o crescimento do gengibre.

Importante: manter o solo sempre úmido. Usar um spray quando você vê que a água está secando. Pulverize as raízes para manter a umidade do ambiente que está se devolvendo sua planta.

colhendo gengibre

Precisamos ser pacientes. Porque esse tipo de raiz cresce lentamente. Ou seja, vai demorar algumas semanas para aparecer os primeiros brotos. Bem como, vai depender do ambiente, da umidade e da temperatura para que se desenvolva.

Certamente, depois de 3 a 4 meses, podemos observar pequenos pedaços de gengibre orgânico.  Estas podem ser colhidas. Você pode retirar algumas da terra e encontrar raízes tuberculosas. Você pode tirar um pedaço e enterrar o resto para continuar brotando e crescendo.

Uma outra técnica é plantar gengibre orgânico na água. O processo de plantio é o mesmo, o que muda é que vai ser na água e geralmente demora uma ou duas semanas a mais para começar a dar frutos!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!