A saber, a meningite é uma doença inflamatória que consiste na inflamação das membranas que recobrem o cérebro. Em alguns casos a doença pode ser falta. Muitos acreditam que ela é uma doença que ocorre somente em crianças, mas é um engano pensar assim pois ela pode afetar também adultos. Todavia, em crianças, estudos demonstram que ela é ainda mais letal, principalmente em crianças que não foram vacinadas. A saber, essa inflamação pode ser provocada por bactérias, fungos ou vírus. Continue lendo e fique por dentro de todos os sintomas.
Leia também >> Doença Celíaca que afeta milhares de crianças
Leia também >> Sindrome de Sjogren: doença reumática
7 sintomas importantes da meningite
Dentre todas as patologias, essa sem dúvida é a que mais preocupa os pais. Pois como citado anteriormente, ela é letal em crianças, principalmente a meningite meningocócica. Esse tipo de meningite é fatal em crianças e em adultos, quando não mata ela deixa sequelas terríveis como por exemplo, deixa a criança mongoloide. A meningite meningocócica, é provocada por bactérias chamadas Neisseria meningitidis, mais conhecida por meningococo. A saber, A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, são necessários contato e convívio no mesmo ambiente.
Por exemplo, algumas pessoas podem apresentar e transmitir a bactéria sem estar doentes. Todavia, no caso, o vírus fica encubado em média 90 dias na garganta e quando se manifesta ele mata. Em crianças, o processo pode durar apenas de 4 a 6 horas, caracterizado por uma forte dor de cabeça. Já em adultos, o processo pode levar de 8 a 10 horas e é caracterizado por fortes dores de cabeça, até ocorrer a parada cerebral e então provocar a morte total. Poucos são aqueles, que conseguem superar esse tipo de doença e quando conseguem ficam com sequelas que afeta diretamente o sistema nervoso central. Um dos grandes perigos no diagnóstico da meningite meningocócica é que seus sintomas e sinais iniciais podem ser confundidos com uma gripe muito forte ou dengue e, no momento do diagnóstico, a doença já está avançada.
A pessoa infectada apresenta os seguintes sintomas e sinais:
- febre;
- rigidez na nuca;
- dor de cabeça;
- mal-estar;
- náusea e vômito;
- confusão mental;
- sensibilidade à luz;
- dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga;
- manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas;
- respiração rápida;
- calafrios.
A doença atinge o estágio grave, muitas vezes letal, entre 24 e 48 horas. Portanto, vá ao hospital assim que notar qualquer sintoma ou sinal.
A meningite meningocócica tem cura?
Por ter evolução rápida, a meningite meningocócica é imprevisível. Isso porque a proliferação das bactérias acontece rapidamente e, quando atinge o sangue, o corpo gera uma inflamação muito forte e tem uma queda brusca de pressão, entrando em choque. Quanto mais cedo o tratamento no hospital for realizado, maior será a chance de cura. Porém, de 11% a 19% dos sobreviventes ficam com sequelas, que podem incluir perda de audição, amputação de membros, alterações neurológicas e cicatrizes na pele.
Diferente dos outros tipos de meningite, a meningocócica é letal. Outrossim, as demais são mais brandas, visto que são provocadas por fungos e vírus. Enquanto a meningocócica é altamente letal, as demais têm letalidade média. Bem como, ja as que provém de parasitas, tem baixa letalidade. O único tratamento preventivo que temos para a doença meningite, é as vacinas. Geralmente, ministradas em postos de saúde ou em instituições publicas a pagamento. No caso da pessoa infectada, cabe ao médico analisar o avanço da doença e então decidir qual melhor tratamento.
No caso de crianças, esses são os 7 sintomas mais comuns
1. Febre alta e erupção repentina na pele: estes são os principais ‘primeiros’ sintomas. Bem como, a criança reclama de frio e a febre continua alta mesmo depois de medicada. Outrossim, surge erupção da pele, pontos vermelhos.
2. Fortes dores de cabeça: a dor assemelha-se a uma grave crise de enxaqueca. Entretanto, os analgésicos fazem efeito temporário. Bem como, no caso dos bebês eles choram continuamente, verifique se as fontes estão quentes, este é indício de que há algo de muito errado.
3. Visão dupla e desfocada.
4. Perda de apetite e náuseas.
5. Grande sensibilidade a luz.
6. Rigidez muscular: a criança tem dificuldades em mover o pescoço, encostar o queijo no peito e a nuca fica completamente rígida.
7. Dificuldade de flexionar as pernas.
Se a criança apresentar qualquer destes sintomas, recomenda-se levá-la ao médico o mais rápido possível. Você pode fazer o seguinte teste: as erupções cutâneas surgem em paralelo aos outros sintomas. ‘Pegue um copo com água, encoste na erupção pressionando um pouco. Quando as manchas ficam pálidas é uma indicação de que não está com meningite’.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.