A oliveira sempre desempenhou um papel importante na medicina e na cultura mediterrânea. Bem como, suas folhas foram usadas pela primeira vez no Egito Antigo, onde se acreditava que tinham poder divino. As folhas da oliveira são utilizadas como extrato, como chá de ervas ou em pó. A saber, elas contêm muitos compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e contribuem para reduzir o açúcar no sangue e a concentração – semelhante ao azeite.
Leia também >> Folhas de oliveira, um santo remédio que previne o infarto
Leia também >> Água verde: previne o envelhecimento precoce e melhora a qualidade de vida
Com o tempo, muitos estudos comprovaram as propriedades medicinais das folhas de oliveira. Entre eles, encontramos benefícios para o sistema cardiovascular (excelente para baixar o colesterol alto) e para o sistema imunológico, aumento de energia e regularização da pressão arterial. No início do século XIX, as folhas da oliveira eram picadas e usadas para baixar a febre. Bem como, na segunda metade do século, foram usadas como medicamento contra a malária. Hoje, a medicina tradicional marroquina usa a infusão de folhas de oliveira para estabilizar o açúcar no sangue e controlar o diabetes.
Por que usar as folhas de oliveira?
A azeitona geralmente consumida, como fruta ou em forma de azeite, na Itália, Espanha, França, Marrocos, Líbano, Síria e outros países. Entretanto, graças a estudos recentes sobre as propriedades das folhas de oliveira, o seu consumo também está a espalhar-se fora da área de produção tradicional de azeitona. A oliveira faz parte da família Oleaceae; é uma planta perene nativa do Mediterrâneo, Ásia e África, que raramente ultrapassa os 15 metros de altura. Suas folhas são de cor verde prateada, com comprimento de 4 a 10 centímetros e largura de 1 a 3 centímetros. Os cientistas acreditam que a oliveira nasceu há cerca de 7.000 anos na região que corresponde à antiga Mesopotâmia.
A oleuropeína, um dos principais compostos presentes nas folhas da oliveira, conhecida há algum tempo pelas suas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Bem como, é um poderoso antioxidante que previne doenças cardiovasculares e regula a pressão arterial. Outrossim, pode desempenhar um papel importante na redução de alguns tipos de câncer. A saber, a oleuropeína constitui até 6-9% do peso seco das folhas. Outrossim, entre os demais componentes biologicamente ativos encontram-se os secoiridoides, flavonóides e triterpenos, metabólitos com ação antioxidante e que protegem as células.
3 benefícios do consumo das folhas da oliveira
A saber, existem vários benefícios comprovados pela ciência das folhas de oliveira. O primeiro é a redução da pressão arterial. Entretanto, um estudo de 2011 comparou o extrato de folha de oliveira com uma droga normalmente usada para combater a hipertensão. Para a surpresa de todos, o extrato de folha de oliveira provou ser um excelente remédio natural para reduzir a pressão arterial de maneira semelhante à droga comercial. Além de causar uma redução nos triglicerídeos no sangue e níveis de colesterol.
O segundo benefício, comprovado por estudo da School of Biomedical Sciences da Austrália, é o de melhorar a função cardiovascular. A saber, o estudo, feito em ratos, consistiu em submeter as cobaias a uma dieta rica em gorduras e carboidratos por quatro meses. Contudo, as cobaias tratadas com extrato de folha de oliveira mantiveram melhor função cardiovascular, hepática e metabólica do que o grupo controle. Outrossim, em alguns casos até melhorando em relação à condição inicial. O estudo sugere que o extrato de folha de oliveira pode cancelar o estresse cardiovascular e reduzir a inflamação.
O terceiro benefício diz respeito ao diabetes. Um estudo conduzido na Grécia mediu os efeitos do extrato de folha de oliveira na formação de produtos de glicação avançada (AGE). Substâncias que desempenham um papel no desenvolvimento de diabetes e outras doenças crônicas. Todavia, inibir a formação de AGEs é uma meta terapêutica e preventiva para pacientes diabéticos. O estudo de 2013 mostrou que o extrato de folha de oliveira é capaz de fazer isso, atuando como um tratamento natural para o diabetes. Bem como, o extrato de folha de oliveira também é capaz de reduzir o açúcar no sangue. Continuamos a nos aprofundar nos benefícios das folhas de oliveira.
Benefícios únicos da oliveira
O quarto benefício, por outro lado, diz respeito aos tumores. As folhas de oliveira desempenham um papel importante no tratamento do câncer. Isso porque, inibem a angiogênese, que estimula o crescimento de tumores. Outro estudo realizado na Grécia em 2009 mostrou pela primeira vez que as propriedades antioxidantes do Oriente das folhas de oliveira são capazes de inibir o câncer e a reprodução das células endoteliais.
Bem como, o extrato de folha de oliveira desacelerou o crescimento de células associadas a tumores de mama, bexiga e cérebro. Outro efeito positivo das folhas de oliveira é o seu efeito na função cerebral. Outrossim, estudos demostram que a oleuropeína, um dos principais componentes das folhas de oliveira, reduz os sintomas e a incidência de doenças relacionadas com a idade. Como por exemplo, a demência ou a doença de Alzheimer.
Pesquisas sugerem que isso acontece devido à conexão entre os radicais livres e o Alzheimer – as folhas de oliveira têm uma função antioxidante, por isso ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres e protegem o cérebro da perda de memória. O sexto efeito diz respeito à artrite, uma doença que causa dor e inchaço nas articulações. O inchaço indica inflamação e, como as folhas de oliveira têm uma função anti-inflamatória natural. Portanto, agem como um remédio natural para a artrite melhorando a qualidade de vida das pessoas afetas por essa doença.
Chá de folhas de oliva: onde comprar?
Geralmente encontramos as folhas de oliveira em farmácias especializadas em produtos naturais. Outrossim, em farmácias de manipulação. Em algumas feiras de produtos naturais, também encontramos as folhas desidratadas para fazermos chás.
Contraindicação
Em geral, o extrato de folha de oliveira não tem efeitos colaterais importantes. Para as pessoas que sofrem de pressão baixa, pode diminuir ainda mais e causar tonturas. Outrossim, altas doses, pode causar irritação gástrica, diarreia e ácido gástrico. O extrato de folha de oliveira não é indicado durante a gravidez. Portanto, devemos evitar durante a gravidez e a amamentação. Não devemos tomar junto com medicamentos para hipertensão ou anticoagulantes. Isso porque, podem aumentar seu efeito. Em caso de dúvida, é sempre aconselhável perguntar ao seu médico. Esperamos que os benefícios das folhas de oliveira sejam úteis!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.