Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Dor de ouvido: aprenda como tratar com dicas naturais

dor de ouvido
Compartilhe esse post:

Se você já teve a infelicidade de sofrer de dor de ouvido, sabe que isso não é motivo para rir. Isso porque, é uma das piores dores que o ser humano pode sentir. Isso porque, muito próxima do cérebro. Bem como, a dor causado por várias causas aparentemente independentes. Geralmente, indica uma inflamação mais conhecida como otite. Entretanto, um simples vento pode também causa fortes dores. Dores de garganta, refluxo, tudo isso também pode ser um fator importante que provoca a dor de ouvido. Além dos tratamentos comuns, a base de medicamentos químicos de farmácia, existem também tratamentos alternativos. Outrossim, a base de remédios naturais que podem ajudar a aliviar a dor de ouvido.

Leia também >> Tratamento natural para artrose

Leia também >> Dor nas costas

Causas comuns de dor de ouvido

Dor de ouvido (em todas as suas formas) é uma das doenças mais comuns vistas pelos médicos e afeta pessoas de todas as idades. Bem como, ocorre muitas vezes, de forma espontânea. Pode se manifestar de diferentes formas, desde dores leves até agudas intensas. Outrossim, localizadas em um ouvido ou em ambos. Na maioria dos casos, ela desaparece por conta própria em uma ou duas semanas.

Se você perceber que a dor de ouvido dura mais de duas semanas, entre em contato com seu médico para marcar uma visita de um especialista a um audiologista profissional. Todavia, importante lembrar que a dor de ouvido nem sempre, va causada por uma infecção. Às vezes, a dor, é resultado de uma doença relacionada ou o que é chamado de dor “refletida”. A dor refletida é real, mas se origina em um lugar diferente, como em um dente cariado ou infectado, por exemplo. Bem como, pode ser uma forte hemicrania.

Abaixo, listamos algumas das causas mais frequentes de dor de ouvido:

Infecção de ouvido (otite média aguda) – mais comum em crianças, mas também afeta adultos. Pessoas afetadas por infecções crônicas de ouvido, precisam se submeter à cirurgia com o uso de tubos de drenagem ou ilhós. Otite média serosa – doença em que uma substância pegajosa preenche a parte central do canal auditivo. O problema geralmente desaparece sozinho em algumas semanas.

  • Acúmulo ou tampão de cera de ouvido
  • Dor de garganta, sinusite ou resfriado
  • Corpo estranho no canal auditivo, como resíduo de algodão
  • Dor na mandíbula causada por um dente cariado ou infectado, ou por bruxismo
  • Climas frios podem causar dores de ouvido em algumas pessoas
  • Mudanças na pressão atmosférica (como em um avião, durante um mergulho subaquático ou nas altas montanhas)
  • Água no canal auditivo ou “ouvido do nadador” (otite externa)
  • Remédios naturais que ajudam a aliviar a dor de ouvido

Remédios Naturais

A boa notícia para as pessoas que sofrem de dor de ouvido é que existem muitos remédios caseiros úteis que ajudam a aliviar o desconforto e a reduzir a dor. Muitos desses remédios são usados ​​há anos e são recomendados por médicos e mães! Como primeira linha de defesa para se protegerem. Aplique uma compressa quente ou fria. Alguns até recomendam alternar entre os dois a cada 10 a 15 minutos. Lembre-se de não adormecer com uma bolsa quente e de não permitir que crianças a usem sem a supervisão de um adulto.

dor de ouvido cera

Além disso, não aplique bolsa fria ou gelo diretamente sobre a pele, sempre a embrulhe em uma toalha ou algo semelhante. As compressas são aplicadas sob a orelha. Para mais infecções externas ou para drenagem, combine partes iguais de vinagre de maçã e álcool isopropílico e aplique algumas gotas diretamente no ouvido. Outrossim, espere alguns minutos e depois enxágue.

O vinagre de maçã (não filtrado) demonstrou ter propriedades curativas e antibacterianas. Isso porque, mata muitos tipos de bactérias nocivas e restaura o pH do canal auditivo. A saber, não alivia a dor, mas, graças à sua ação antibacteriana, este método pode ser usado em conjunto com os tratamentos tradicionais para infecções de ouvido. Outrossim, muito usado em gotas para os ouvidos comerciais, o peróxido de hidrogênio diluído em partes iguais com água, indicado para dissolver suavemente a cera. Portnato, aplique algumas gotas no ouvido, deixe agir por alguns minutos, deixe escorrer e enxágue com água limpa.

Outras alternativas

Para aliviar a pressão que está causando a dor, tente mastigar ou chupar um doce. Isso reduz a pressão acumulada nas tubas auditivas localizadas entre o ouvido médio e a parte posterior do nariz e garganta. É particularmente útil em caso de mudanças de altitude, como ao viajar de avião ou nas montanhas. Nestes casos, também ajuda a engolir. Para amolecer a cera do ouvido, experimente azeite de oliva aquecido a uma temperatura semelhante à do corpo para evitar queimar a parte interna do ouvido. Além disso, tente mudar sua postura durante as horas de descanso, levantando a cabeça e o torso em vez de deitar-se completamente de costas ou de lado. Isso o ajudará a dormir melhor até que a dor de ouvido passe.

Os colírios homeopáticos estão disponíveis em fitoterapeutas, lojas especializadas e até mesmo em grandes redes de supermercados. Normalmente, essas gotas são à base de cravo ou lavanda e geralmente contêm gengibre, um antibacteriano natural. Além disso, você pode recorrer a analgésicos não prescritos, especialmente anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) que ajudarão com a dor. Estes tratam amentilhos, usados ​​com cautela, ajudam a reduzir a dor associada à dor de ouvido. Se os seus sintomas piorarem, é essencial consultar um médico ou otorrinolaringologista. Condições mais graves podem precisar de atenção médica, como colírios, medicamentos, antibióticos ou cirurgia para inserir tubos de drenagem.

Em caso de dúvida, é sempre melhor errar por cautela e consultar um ENT. O agravamento progressivo da perda auditiva pode ser um sinal de que algo está errado e deve ser investigado imediatamente. Mas para dores de ouvido normais, esses remédios naturais e do tipo “faça você mesmo” podem servir ao propósito!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.