Leia também >> Pudim de doce de leite feito apenas com 4 ingredientes
Leia também >> Doce de leite de aveia, receita rica em fibras, saudável e sem lactose
Essa receita é muito fácil e prática ao mesmo tempo, porque na verdade, só vai leite condensado e 3 colheres de creme de leite. O resto é paciência de ir pondo no micro-ondas até chegar no ponto e na cor desejada. A melhor parte e também, a parte que eu mais gosto, que é nesse caso, podemos definir a cor, a textura e a consistência que a gente mais gosta. Aspecto importante em uma receita. Para quem compra ponto, não tem muita escolha, e para quem faz no modo tradicional, a mesma coisa. Já na receita prática de micro-ondas, fica a seu critério definir como deseja o doce. Embora, seja feito de leite condensado, é bem diferente daquela receita cozinhada na panela de pressão. Isso porque, aqui no caso, ela fica mais cremosa e fica enjoativa como aquela quando cozinhamos a latinha, vale a pena fazer.
História do doce de leite
A origem do doce de leite é incerta, mas está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana de açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade de seu uso para preservação do leite. Como primeiro edulcorante de produção em grande escala, o açúcar da cana passa a ser usado na conservação de vários produtos orgânicos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, dando origem a produtos similares ao doce de leite atual, pastoso ou sólido, em toda a América Latina e em determinadas localidades ibéricas.
Na Argentina existe um relato popular e lendário que data a sua invenção em 1829. Nessa época estava prestes a assinar um tratado de paz entre o governador Juan Manuel de Rosas e o seu inimigo político Juan Lavalle numa fazenda do governador na localidade de Cañuelas, na periferia de Buenos Aires. Lavalle foi o primeiro a chegar e, cansado, deitou-se na cama de Rosas, ficando dormido. A criada de Rosas, enquanto fervia o leite com açúcar (preparação conhecida nessa época como ‘lechada’) para acompanhar o chá da tarde, encontrou-se com Lavalle dormindo na cama do patrão. Ela considerou uma insolência e foi avisar os guardas.
Pouco tempo mais tarde chegou Rosas, quem não ficou chateado com Lavalle e pediu à criada o chá com leite. Esta lembrou nesse momento que tinha abandonado o leite com açúcar ao fogo, deixando esquentar durante muito tempo. Ao regressar, a criada encontrou uma substância espessa e amarronzada. Seu sabor agradou Rosas e contam que compartilhou o doce com Lavalle enquanto discutiam os pontos do tratado, dando assim origem acidental ao doce de leite. É uma história simpática, mas não há nenhuma fonte que comprove isso. Por fim, as variações mais comuns são, a pastosa e a sólida (que pode ser cortada em barras ou pedaços), que se diferenciam por sua consistência.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- De 2 a 3 colheres (sopa) de creme de leite para dar cremosidade ao doce e quebrar o forte sabor de açúcar.
- Créditos da receita: Canal Receitas e Dicas da Cris, para visitar o canal e assistir o vídeo, clique aqui. Ela explica bem, tem muitas receitas legais, passa por lá.
Preparo
Primeiramente, separe uma travessa refratária e em seguida, despeje nela o leite condensado. Não adicione nada, apenas cubra e leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima. A saber, gosto de cobrir com plástico filme e com a ajuda de um palito de dente, faço vários furos sobre o plástico para a saída do vapor. Passado o tempo, retiro do forno de micro-ondas, e com cuidado e atenção removo o plástico filme e mexo bem para misturar todo o leite condensado. Em seguida, devolvo ao forno de micro-ondas, sempre coberto, por mais dois minutos. Retire novamente, mexo bem o conteúdo da travessa e agora, vou colocar de um em um minuto do forno, não precisa mais cobrir o doce. Cada vez que eu colocar um minuto, eu retiro a refratária e mexo bem o doce e depois devolvo de novo para mais um minuto.
Observe que cada vez que você retira do forno, a textura e a cor muda, bem com a espessura do doce. No meu caso, o meu doce vai levar ao todo 8 minutos de micro-ondas, sendo 3 minutos na primeira etapa. Dois minutos na segunda etapa e mais 3 x de um minuto. Ao término desse tempo, vou bater bem o doce de leite com a ajuda de uma colher e misturar em seguida, 3 colheres de creme de leite, pois eu estou fazendo um doce bem cremoso para passar no pão. Uma vez agregado o creme de leite, eu continuo mexendo com a ajuda de uma colher, quanto mais eu misturar, mais cremoso ele vai ficar e aos poucos vai dando aquela textura linda e desejada. Enfim, o doce de leite de micro-ondas está pronto para ser utilizado e devorado, como você desejar. Fica delicioso!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.