Delícia de couve-flor, poucos carboidratos, sem farinha e saudável

escondidinho de couve-flor
Compartilhe esse post:

Leia também >> Não como mais pão de trigo; agora só faço esse pãozinho econômico

Leia também >> Chuchu gratinado no forno, sem ovo, sem farinha, delicioso, sem glúten

A saber, a couve-flor é um vegetal que ajuda na desintoxicação, portanto, ótima para eliminar as toxinas presentes no organismo e que comprometem o bom desempenho dos órgãos. Outrossim, excelente para a digestão, pois estimula o processo digestivo e ainda protege as paredes do estomago. Bem como, a couve-flor contém antioxidantes e é fonte de potássio, fósforo, cálcio, manganês, vitaminas do complexo B, além de K e C. Para quem precisa manter o foco na dieta, saiba que ela aumenta a sensação de saciedade, e, portanto, ajuda a controlar o apetite. Por fim, é um vegetal comum, que praticamente encontramos o ano inteiro, custa pouco e é super nutritiva, todos deveriam ter no cardápio.

Delícia de couve-flor

Ingredientes da massa

  • 1 maço de couve-flor cozido em água e sal, escorrido e amassado
  • 1 colher (sopa) generosa de requeijão light ou creme de leite light
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Temperos a gosto, estou usando noz moscada
  • Preparo da massa da delícia de couve-flor
delicia de couve-flor

Primeiramente, vamos cozinhar um maço pequeno de couve-flor na água com sal, escorrer bem e em seguida, amassar, ou seja, vamos fazer um purê. Posteriormente, pegue uma panela antiaderente, leve ao fogo o purê, juntamente com o requeijão e a manteiga, adicione primeiramente a manteiga, depois o requeijão e por último, quando a manteiga já estiver derretida, o purê de couve-flor. Em fogo baixo, com a ajuda de uma colher, misture tudo bem e vai mexendo para cozinhar uniformemente, quando estiver cremoso, está pronto. Portanto, desligue o fogo e reserve.

Créditos da Receita >> Canal Anjo Low Carb, para assistir o vídeo, clique aqui. Te convido a visitar o canal e inclusive compra o livro, eu comprei, estou sempre testando as receitas do canal, pois tenho um filho celíaco e nesses últimos dois anos, nossa alimentação aqui em casa, mudou muito. As explicações são bem claras, e o livro é maravilhoso.

Recheio da Delícia de couve-flor

  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • ½ cebola picada
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre fresco picadinho
  • 3 dentes de alho amassados
  • 200g de shimeji – cogumelos frescos
  • 4 colheres de molho de tomate caseiro
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo

Primeiramente, vamos picar meia cebola e levar para dourar em uma frigideira antiaderente com duas colheres de óleo extravirgem. Em seguida, vamos agregar a cebola o gengibre fresco picadinho, os dentes de alho amassados e vamos deixar esses temperos dourarem. Quando estiverem dourados, vamos adicionar o shimeji. A saber, shimeji é uma qualidade de cogumelos que você compra no supermercado ou feira. Todavia, você pode optar por palmito, frango desfiado, carne moída, calabresa, fica a sua escolha, eu gosto demais de cogumelos, então estou usando-os. Adicione os cogumelos, mexa bem e tampe por alguns minutos para ele dar uma leve cozinhada. Como ainda vai para o forno, é bom deixar o recheio meio ao dente. Para finalizar esse recheio, adicione uma pitada de sal e cebolinha verde a gosto.

Agora é montar e pôr no forno para gratinar. Portanto pegue duas travessas pequenas, aquelas de mono porção. Primeiramente, coloque uma camada do purê, depois o recheio e por cima outra camada de purê, cubra com pedacinhos de muçarela. Pré-aqueça o forno em 180º e leve as duas porções para gratinar e está pronto para servir. O jantar fica pronto em 15 minutos no total, é muito rápido, prático e super saudável. Pode comer sua delícia de couve-flor sem peso na consciência. Um prato leve, gostoso, rico em nutrientes, poucas calorias e saudável.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.