Não como mais pão de trigo; agora só faço esse pãozinho econômico

pão de couve-flor sem trigo
Compartilhe esse post:

Nos últimos tempos deixei de comprar pão e de comer o tradicional pão branco pela manhã. Com isso, ganhei mais saúde, perdi peso e estou economizando. Por isso, volta e meia estou postando receitas alternativas de pães. Por exemplo, hoje vamos fazer um pão de couve-flor. Isso mesmo, feito com os talinhos da couve-flor que geralmente seriam jogados fora. No entanto, em vez de desperdiçar, nós vamos aproveitar e fazer um pãozinho de frigideira que fica pronto em minutos, delicioso. Essa receita realmente é maravilhosa, se você provar, vai viciar nesse pão, porque é realmente muito saudável, nutriente, delicioso, saboroso, tudo de bom.

Leia também >> Pãozinho de tapioca na frigideira, muito saudável e fácil de preparar

Leia também >> Pãozinho de linhaça e aveia na frigideira, saudável, proteico e nutriente

Essas receitas diferentes e alternativas, começaram quando descobrimos que meu filho é celíaco. De lá pra cá, não usamos mais farinha branca em nossas receitas do dia a dia. Outrossim, passei a testar outros tipos de pães, massas, ingredientes. A saber, no início foi complicado, mas agora já me acostumei e como resultado desse processo, ganhamos mais saúde. Bem como, aumentamos as defesas. Perdi alguns quilos e confesso que vivo muito melhor depois que comecei a variar mais na alimentação. Veja, geralmente usamos apenas as flores da couve-flor e os talos são jogados no lixo, mas você sabia por exemplo, que a maioria das vitaminas e dos minerais, estão no talo? Portanto, jogar fora os talinhos, é desperdiçar as vitaminas presentes no vegetal.

Pão de couve-flor

Ingredientes

  • Talos de uma couve-flor pequena, lavados, picados e cozidos em água e sal
  • 1 xícara de 240 ml de queijo muçarela
  • 1 colher (sopa) de creme leite caseiro
  • 2 colheres de farinha de coco ou qualquer outra farinha que você desejar
pão de couve-flor

Preparo

Primeiramente, pegue os talos da couve-flor, pique bem picadinho e em seguida, leve para cozinhar em água e sal a gosto. Depois de cozido, escorra bem a água e amasse para obter um purê. Todavia, precisamos remover completamente a água do purê, então coloque ele em um pano de algodão ou de vual e aperte bem, até remover completamente toda a água do purê e fica somente os talos. Posteriormente, você vai ter no final uma xícara de aproximadamente 240ml de talos de couve-flor triturados e desidratados. Então agora, esparrame tudo em um frigideira antiaderente e por cima a mesma medida de couve-flor você vai adicionar de muçarela ralada. Para derreter bem o queijo e em seguida obter a massa, leve ao fogo e adicione 1 colher (sopa) de creme de leite e vai mexendo em fogo baixo até que vire uma massa.


A saber, o queijo derrete por completo e fica uma massa linda. Entretanto, agora é hora de adicionar a farinha e finalizar a receita de pão de couve-flor com queijo. Portanto, adicione a farinha, eu estou usando de coco, porque eu gosto muito do sabor, mas pode ser arroz, amêndoa, aveia, fica a seu critério. Vai adicionando aos poucos e comece a sova, o ponto pé quando desgruda da sua mão e da tigela de vidro. Quando você manusear a massa e ela não grudar mais, está pronta. Com a ajuda de um plástico por cima da massa e do rolo, abra a massa, vai cortando e modelando conforme desejar e reservando. Quando terminar de abrir, cortar e modelar, é hora de finalizar na frigideira.

Finalizando o pão de couve-flor

Em uma frigideira untada com um fio de óleo, leve os pedacinhos de massa para assar até ficarem bem dourados. Uma dica importante, não coloque todos na frigideira, coloque de dois em dois, sendo cada um de um lado e no meio da frigideira deixe vazio. Porque na verdade, está tudo cozido já, só precisamos dourar e esquentar nosso pão de couve-flor ou salgado de couve-flor. Dê o nome que desejar. Portanto, deixa no fogo bem baixinho, vai virando até ele ficar bem douradinho do seu gosto. Outra dica legal, é rechear. Para isso, abra bem fininha a massa, junte dois pedaços de massa, no meio coloque uma fatia de queijo e depois com a ajuda do plástico feche o salgado, juntando as duas partes e moldando. Leve para dourar, ah fica maravilhoso, muito melhor do que pão de trigo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!