Covid: estudos confirmam que existe um grupo sanguineo a menor risco


A confirmação vem de um estudo da American Society of Hematology, publicado no portal Blood Advances. De acordo com os pesquisadores, com as evidências em mãos, pessoas com sangue tipo 0 correm menos risco de exposição ao Covid-19.

Os dados de 473 mil dinamarqueses submetidos a testes na Covid comparados com os de uma amostra populacional de mais de 2 milhões de pessoas. Explicam os investigadores. Considerando também a sua origem étnica, visto que a distribuição dos grupos sanguíneos pode variar. Com base neste fator.

“O resultado revela – explica o portal ‘A lei para todos’ que relata o estudo – que o número de pacientes positivos com sangue do grupo 0, parece muito menor do que aqueles com sangue do tipo A, B ou AB”.

Em seguida, monitorou os dados de 95 pessoas hospitalizadas em estado crítico devido à Covid em um hospital em Vancouver, Canadá. Segundo os pesquisadores, o vírus apareceu de forma mais grave nos pacientes dos grupos A e AB do que naqueles com sangue do tipo 0 ou B.

Os primeiros necessitavam de diálise com mais frequência para insuficiência renal e estavam mais predispostos à ventilação. Além disso, os pacientes A e AB permaneceram mais tempo na terapia intensiva.


Outros estudos Covid

“De acordo com os autores da pesquisa – ‘The Law for All’ – o fato de o grupo 0 apresentar maior resistente a Covid, ocorre devido à presença no sangue de Isoagglutinina. A saber, um anticorpo que reage com um isoantígeno presente no superfície dos glóbulos vermelhos de indivíduos da mesma espécie e que evita que o vírus permaneça ancorado”.

Entretanto, os especialistas pedem para não chegar a soluções precipitadas, evitando classificar a população com base no grupo sanguíneo: mesmo aqueles que pertencem ao grupo 0, de fato, podem adoecer com coronavírus. Bem como, com possíveis complicações relacionadas à idade, ou assediar ou outras doenças anteriores.

sangue covid

Grupo Sanguíneo 0

Efetivamente existem inúmeros estudos que falam sobre os glóbulos vermelhos desse grupo sanguíneo. Bem como, que pessoas que pertencem a esse grupo possuem maior resistência a determinadas doenças. Como é o caso do covid-19.

Portanto, você precisa saber que não é novidade que o grupo sanguíneo 0 apresenta uma maior resistência. Todavia, isso não significa que as pessoas não terão determinadas doenças ou não serão contagiadas pelo covid-19. Pelo contrário, elas também são propensas. Entretanto, o que muda nesses casos, que em pacientes desse grupo, a manifestação do vírus ocorre mais branda.

O hospital Policlínico de Milano, Itália, analisou e observou vários pacientes com covid-19. Efetivamente constataram que pacientes do grupo 0 apresentaram manifestações leves no caso da corona vírus. A quanto parece, pessoas que fazem parte do grupo sanguíneo 0 apresentam somente sintomas leves.


Segundo pesquisadores, tudo indica que o sistema sanguíneo possui uma ligação direta com o sistema sanguíneo. Isso portanto, explicaria o fato de que as pessoas do grupo 0, vão consideradas “mais saudáveis que aquelas dos demais grupos”. Todavia, tudo ainda não passa de uma hipótese!

Contudo, estudos acerca das diferenças dos grupos sanguíneos existem há muitos anos. Inúmeros médicos infectologistas se dedicam a compreender o porquê que pessoas do grupo 0 serem resistentes a determinadas doenças. Mas nada oficial a ponto de dizer e afirmar que funciona assim.

Aspetos importantes Covid

Certamente existem muitos aspectos que precisam ser esclarecidos. Estudos demonstram, entretanto, que os grupos sanguíneos são muito importantes. Bem como, quando um paciente va submetido a um transplante por exemplo, ou uma transfusão, bastam alguns mililitros de sangue de um grupo sanguíneo errado, e o quadro se torna letal.

Portanto, esse quadro demonstra que o grupo sanguíneo é demasiadamente importante no organismo. Bem como, qualquer erro pode custar a vida de uma pessoa. Portanto, estudos direcionados no âmbito do covid-19, são essenciais para compreender mais acerca dos danos que o vírus provoca.

Enfim, um estudo realizado na Suíça por exemplo, demonstrou que pacientes do grupo sanguíneo A são muito mais propensas a terem câncer de estomago que as outras de outros grupos sanguíneos. Bem como, pacientes do grupo B e AB tendem a desenvolver câncer no pâncreas.

Por fim, pacientes do grupo sanguíneo 0 por exemplo, a quanto pare, são mais suscetíveis a gastrite e desenvolvimento de úlceras. Todavia, apresentam menor incidência de doenças degenerativas.


Portanto, analisando desse ponto de vista, no qual, médicos conseguirem separar doenças e grupos sanguíneos. Podemos sim pensar que o grupo sanguíneo é muito importante para qualquer pessoa e para a saúde do seu organismo.  

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!