Vitamina D – fundamental para a saúde e grande aliada da imunidade


Ultimamente ela virou a queridinha da vez. Principalmente nos países europeus. Isso porque, segundo estudos realizados na França, a vitamina D foi o único complemento que efetivamente demostrou resultados contra o covid-19. A saber, nos hospitais franceses pacientes recebem diariamente doses de vitamina D.

Bem como, a população é orientando a consumir a vitamina D diariamente. Isso porque, ela fortalece o sistema imunológico, fator fundamental para prevenir os efeitos do covid-19.

E em alguns pacientes, em fase crítica, o uso da vitamina demonstrou resultados positivos na recuperação do paciente. Médicos franceses acreditam que não somente a vitamina D seja importante no quadro do covid-19, mas também a vitamina C.

Analisando o contexto, podemos observar que o fator determinante contra o covid-19, é levantar a imunidade, ou seja, fortalecer nosso sistema imunológico. Ambas as vitaminas atuam reforçando as defesas do organismo e ambas demonstraram sua importância na prevenção do corona vírus.

Todavia, para que serve precisamente a vitamina D, quais são os benefícios de quem consome? Bem como, em quais situações ela é indicada e quais os alimentos indicados no caso de suplementação natural? Continue lendo e descubra todos os detalhes dessa vitamina.


Para que serve a vitamina D

​A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades. Bem como, trabalhando como reguladora do crescimento, fortalecimento do sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Bem como, a encontramos ainda em alguns poucos alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos.

Suplemento vitamina D

Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. “Entretanto, para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da sua síntese na pele, por ação da luz solar”.

Recomenda-se tomar pelo menos 20 minutos de sol diariamente sem filtro solar. Pois como falamos a principal fonte de absorção dela é pela pele. Ela também poderia ser absorvida no intestino, mas para isso precisaria de uma grande quantidade de gordura. Portanto, o melhor modo, é toma sol ou como em muitos casos, tomar a vitamina D via oral.

Benefícios para a saúde

A saber, ela é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo. Bem como, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. Outrossim, é responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.


Pessoas por exemplo, que sofrem de patologias autoimunes, precisam fazer a suplementação da vitamina. Esse é o meu caso, que tomo diariamente 10 gotas. A vitamina D está sendo usada de forma experimental no tratamento de doenças autoimunes, pois acredita-se que a substância poderia inibir de forma seletiva a reação do organismo de se auto atacar.

Igualmente, as células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças. Provavelmente essa seja a explicação do seu papel importante na prevenção do covid-19.

Para as gravidas ela é fundamental durante a gravidez. Estudos demonstram que ela atua na prevenção de diabetes na gestação. Bem como, corresponsável para o nascimento saudável do bebê e a termo. Infelizmente,

50% das gestantes apresentam deficiência da vitamina durante a gestação. Isso pode complicar a saúde da mãe e do bebê. Portanto, a suplementação acaba se tornando a melhor escolha e também a garantia de um período gestacional tranquilo e saudável.

Por fim, ela também atua na prevenção do câncer. Estudos demostraram que ela atua na prevenção de vários tipos de câncer. Isso porque, atua no processo de diferenciação celular, evitando o aparecimento de células cancerosas. Outrossim, pacientes com câncer apresentaram um baixo teor da vitamina no sangue. Ou seja, essa classe de pessoas precisam de suplementação diária.

Vitamina D alimentos

Efeitos colaterais da ausência da vitamina D

 A falta de vitamina D também está associada ao aumento de risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica, obesidade e câncer”. Ou seja, ela tem seu papel no organismo e atua na prevenção de várias doenças. O organismo precisa desse hormônio.

Entretanto, inicialmente, a carência desta vitamina não apresenta nenhum sintoma característico, mas podem com o tempo surgir sinais como: 

  • Retardo do crescimento nas crianças;
  • Arqueamento das pernas na criança;
  • Alargamento das extremidades dos ossos da perna e dos braços;
  • Atraso no nascimento dos dentes do bebê e cáries desde muito cedo;
  • Osteomalácia ou osteoporose em adultos;
  • Fraqueza nos ossos, que os torna mais fáceis de quebrar, especialmente os ossos da coluna, quadril e pernas; 
  • Dor nos músculos;
  • Sensação de fadiga, fraqueza e mal-estar;
  • Dor nos ossos;
  • Espasmos musculares. 

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.

Testemunho pessoal

Comecei a tomar a vitamina D dia 2 de março do ano passado. Até então, eu tomava apenas Ômega 3 e tomava para cuidar da minha saúde, ou seja, por conta própria. Em fevereiro do ano passado fui diagnosticada com Síndrome de Sjögren. Se trata de uma patologia autoimune que afeta as glândulas lacrimal e salivar.

Em poucas palavras, é uma doença autoimune que se caracteriza principalmente pela manifestação de secura ocular e na boca associadas à presença de autoanticorpos ou sinais de inflamação glandular. Algumas células brancas (chamadas de linfócitos) invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares. Produzindo um processo inflamatório que acaba por prejudicá-los, impedindo suas funções normais.

Vitamina D para a saude

Além disso, uma pessoa que sofre dessa doença, sente muitas dores nas articulações. Dores as quais dificilmente tem uma explicação concreto. No meu caso eu sinto fortes dores nos braços, na altura do musculo, próximo ao seio. O meu braço esquerdo vive inflamado. Às vezes, não consigo pentear meus cabelos sozinha, nem mesmo lavá-los.

Outrossim, tenho dificuldades em tirar a camiseta por exemplo, pois precisa levantar o braço e isso me faz sentir dores terríveis. O tratamento dessa doença é feito com a cloroquina que vou tomar pelo resto da minha vida e suplementação de magnésio e vitamina D. Posso afirmar que a única coisa que me faz sentir melhor é a vitamina D.

Efeitos positivos do uso da vitamina…

Pois ela tira quase totalmente a dor que eu tenho no braço esquerdo. Já a cloroquina trata as inflamações e com isso a boca não fica tanto seca e nem olhos coçam tanto. Todavia, a única coisa que melhora o quadro em geral das dores, é a vitamina D. Eu tomo 30 dias de vitamina D, sendo 10 gotas ao dia pela manhã e descanso 30 dias. Depois repito o processo.

Durante os 30 dias que eu não tomo a vitamina D, me sinto muito cansada, com fortes dores e com muitas dificuldades de lavar a cabeça. Como moro na Europa e aqui é praticamente 8 meses de inverno, fica difícil tomar sol, mas quando tem eu tomo. Entretanto, não é suficiente. Posso dizer que a suplementação me ajuda a viver muito melhor, em todos os aspectos.

Enfim, por conta da vitamina D e da cloroquina, tive contato com muitas pessoas que tiveram o covid-19 e não peguei a doença. Minha reumatologista me explicou que de certa forma estou 95% protegida do vírus. Isso porque, estou usando dois medicamentos de uso contínuo que atuam na prevenção do covid. Aqui na minha casa, a minha teve o covid, mas eu não. Sabe por que estou falando isso para vocês?

Eu moro na Lombardia, Itália, aqui morre uma média de 800 pessoas quase todos os dias, mas que tem feito a prevenção levanto a imunidade, até agora conseguiu driblar o vírus. Não estou induzindo ninguém a tomar remédios, estou apenas contanto minha experiencia e sou grata a Deus por estar aqui ilesa. Passou-se quase um ano, e até aqui segui me cuidando, usando máscaras e estou ilesa.

A única defesa que temos contra o corona vírus é levantar a imunidade, esse é o único dado concreto!


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!