A falta de cálcio aumenta o estresse, a depressão e a ansiedade

Falta de cálcio
Compartilhe esse post:

Leia também >> A folha de amora possui 22 vezes mais cálcio do que o leite

Leia também >> Colágeno e cálcio: médica ensina receita caseira, 1 cubo por dia

Alterações hormonais também é uma das causas da falta de cálcio, como também síndromes autoimunes e outras patologias. Contudo, manter uma alimentação rica em cálcio, pode em boa parte resolver quase todos os problemas. Uma alimentação de qualidade, rica em nutrientes, vai aumentar a absorção do cálcio. Automaticamente, o organismo terá condições de combater gripes, resfriados, prevenir doenças e outros. A saber, quando uma pessoa se alimenta de forma correta, somente com as vitaminas e o minerais dos alimentos, é possível combater atividades virais e demais doenças, mantendo assim, maior qualidade de vida. Portanto, é de fundamental importância observar o desempenho do organismo e se possível, identificar quando o corpo está com falta de cálcio. Ao observar que algo está errado e se encaixar em um dois ou três sintomas da lista citada acima, convém procurar ajuda médica.

Falta de cálcio

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o leite e seus derivados que são ricos em cálcio. A saber, existem alimentos que possuem até dez vezes mais cálcio do que o leite. Portanto, é necessário se informar e pontar em uma dieta abundante de alimentos ricos em cálcio. Por exemplo, você sabia que as folhas de amora possuem vinte e duas vezes mais cálcio do que o leite? Basta consumir o chá da planta para absorver o cálcio. As sementes de alpiste, não servem apenas para pássaros, dela fazemos o leite que tem boa concentração de cálcio. O consumo do leite de alpiste, não apenas aumenta o consumo de cálcio, mas também limpa as artérias e cuida do coração, melhorando a saúde vascular. Outrossim, ajuda a controlar os níveis de colesterol e baixar a pressão arterial. Entretanto, existem outros alimentos ricos em cálcio.

Sinais da falta de cálcio

A saber, sardinha e atum, são uma boa fonte de cálcio. Recomenda-se consumir de uma a duas vezes por semana. O brócolis também, é uma excelente fonte de cálcio e não deveria faltar na mesa de ninguém. Em seguida, temos a ameixa preta. No caso da ameixa preta, saiba que ela é muito saudável, não é apenas uma fonte de cálcio, mas também é fonte de vitaminas do complexo B, C, A, K e rica em fibras solúveis e insolúveis, cobre, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Além disso, ela atua na redução das taxas de calorias, colesterol e gorduras. Consumir a ameixa preta fresca, é vantajoso para nosso organismo. Ainda, temos as amêndoas e as demais leguminosas que são ricas em cálcio e basta apenas, uma pequena porção por dia para manter as taxas de cálcio em alto.

Função do cálcio no organismo

O cálcio é o principal constituinte dos ossos, bem como, é essencial para o equilíbrio metabólico do corpo. Também atua como transporte para substâncias para as células, na contração muscular e coagulação do sangue. Além disso, tem função importante na formação das estruturas dos dentes, transmissão de impulsos nervosos e secreção de hormônios adrenais. Devido a esses fatores, o cálcio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. A falta de cálcio, como já citado, é prejudicial a todo o organismo e a saúde em geral. Por exemplo, a falta de cálcio no organismo provoca doenças graves, principalmente relacionadas aos ossos, como a osteoporose, hipocalcemia, raquitismo ou osteomalácia. Os ossos são uma reserva natural de cálcio, com a falta do nutriente, as doenças surgem de forma definitiva e podem comprometer definitivamente a vida da pessoa afeta.

Portanto, a partir de hoje, observe os sintomas descritos no corpo da postagem, você tem mais de 3? Procure ajuda médica, faça os exames para posteriormente, fazer a reposição adequada. Manter a saúde em dia, é uma condição obrigatória para todos, pois um organismo saudável, previne doenças, se vive melhor e consequentemente, as doenças não terão espaço para se desenvolverem no organismo saudável. Invista em uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais, principalmente ferro e cálcio. Faça atividades físicas, o ideal é caminhar todos os dias pelos menos 30 minutos. Por fim, aprenda a observar seu organismo, para que assim, você possa identificar qualquer tipo de mudança, sinal ou sintoma.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.