Alecrim: planta de extraordinária com inúmeros benefícios terapêuticos


As propriedades benéficas do Alecrim devem-se principalmente aos princípios ativos contidos no seu óleo essencial, que também é responsável pelo perfume intenso que o distingue.

Além disso, é rico em outros constituintes químicos importantes, incluindo derivados de terpeno e flavonoides, que juntos contribuem para fazer do Alecrim uma planta de extraordinária eficácia terapêutica.

O alecrim sempre foi uma das plantas mais apreciadas, desde os tempos antigos. Rico em virtudes terapêuticas, ainda é de grande utilidade hoje em dia no tratamento, prevenção e cura de várias doenças.

Portanto, hoje vamos falar de todos os benefícios dele para nosso organismo. Bem como, de suas propriedades terapêuticas e medicinais. Outrossim, como usar e desfrutar o máximo de todos esses benefícios para a saúde em geral.

Alecrim para o organismo em geral

O alecrim é um excelente tônico geral. Bem como, exerce ação estimulante e fortalecedora sobre o organismo. Outrossim, atua com eficácia em estados de astenia, ou seja, em condições de fadiga física e mental.


Portanto, indicado em períodos de excesso de trabalho ou após uma longa doença. Suas propriedades, fazem dele um remédio natural adequado também para crianças e adolescentes. Principalmente, quando esses estão enfermos ou passam muito tempo enfermos.

Analgésico, anti-inflamatório e antiespasmódico

Antisséptico, pesticida e antibacteriano e exerce uma ação preventiva eficaz mesmo no caso de doenças infecciosas. Bem como, é um anti-inflamatório válido. A saber, o alecrim também va reconhecido por suas notáveis ​​propriedades antioxidantes e antimutagênicas, principalmente devido à presença do ácido rosmarino.

beneficios do alecrim

Estimula o sistema gastrointestinal

Os efeitos dos princípios ativos do alecrim são particularmente evidentes a nível gástrico e intestinal. Bem como, a planta possui fortes propriedades digestivas, aromáticas e carminativas que favorecem a expulsão dos gases intestinais.

Portanto, um remédio eficaz para todas as doenças relacionadas com a descompensação digestiva, mesmo em caso de flatulência. Outrossim, indicado no refluxo esofágico, quando há passagem do suco gástrico ácido, ou mesmo da bile, para o esôfago.

Ademais, excelente tônico para idosos, estimulando o apetite. Bem como, seu uso promove uma boa resposta mesmo no caso de atonia gástrica. Outrossim, atua como um estrófico intestinal, melhorando a saúde geral do sistema. Bem como, estimula o peristaltismo e ao mesmo tempo acalma os espasmos dos músculos lisos. Esta ação antiespasmódica, é atribuída em particular à atividade do borneol, um ingrediente ativo contido no óleo essencial.


Por sua ação vermífuga, também utilizado no tratamento de lombrigas, uma espécie de parasita intestinal. Outrossim, seu chá comumente utilizamos no tratamento de vermesm.

Sistema locomotor e nervoso

O alecrim permite obter bons resultados no tratamento das afecções reumáticas e musculares, mesmo em caso de entorses, em estados de hipotonia muscular em geral e em formas de gota.

Para o sistema nervoso, um tônico calmante válido, bem como, indicado em casos de tensão nervosa e nas formas depressivas, também associadas a estados de debilitação. Outrossim, usado no tratamento de dores de cabeça, enxaquecas ou nevralgias. Ademais, recomendado para aliviar as dores causadas pela dor ciática, comumente chamada de inflamação do nervo ciático.

Sistema urinário

Sua ação estimulante atua também no trato urinário: promove diurese e por isso está indicada em casos de insuficiência renal. Além de ser diurético e promover a eliminação do líquido retido.

alecrim

Fígado / pâncreas

O alecrim tem ação benéfica na glândula hepática. Bem como, colerético, colagogo e colecistocinético, ou seja, estimula a função hepática e a excreção da bile. Graças a essas propriedades, va usado com eficácia nas patologias do fígado e da vesícula biliar em geral.

Sua ação antispástica e, ao mesmo tempo, estimulante na vesícula biliar, torna-o indicado na dispepsia biliar, na presença ou ausência de cálculos. Outrossim, indicado em caso de discinesia, que é uma motilidade alterada das vias biliares e na insuficiência vesicular.

Outras propriedades e indicações

  • Graças à sua ação purificadora, normalizando a secreção sebácea, é um excelente remédio para cabelos oleosos.
  • Também utilizado no tratamento da calvície prematura, por sua atividade estimulante sobre os folículos capilares.
  • O Alecrim é capaz de exercer uma ação desodorante e antisséptica eficaz o que o torna muito utilizado também para a higiene oral.
  • Observação: a nível industrial, o Alecrim va utilizado na preparação de pasta de dente e enxaguante bucal, pela sua ação fortalecedora sobre a gengiva.

Contraindicações, efeitos colaterais, advertências.

A planta não é tóxica, se tomada nas doses terapêuticas recomendadas. O abuso, por outro lado, determina efeitos perigosos no corpo: distúrbios gastrointestinais e do trato urinário são possíveis; também pode ser convulsivo e causar insônia se usado à noite.

Alecrim é contraindicado em caso de hipersensibilidade individual verificada aos componentes. Não é recomendado para uso mesmo durante a gravidez, devido a sua ação estimulante a nível uterino.


Usos do alecrim

O alecrim exerce a sua ação curativa eficaz na forma de várias preparações, tanto para via oral como para aplicações externas. Em lojas de produtos naturais por exemplo, encontramos o óleo essencial para massagens e aromaterapia. Também podemos usar os ramos naturais na culinária. Bem como, suas flores delicadas e perfumadas para decorar a casa.

Ainda podemos fazer tintura de alecrim, chá e infusões. A saber, do óleo essencial são fabricados sabonetes, cremes, cosméticos e repelentes. Por fim, em farmácias encontramos a água de alecrim para vender. Uma espécie de medicinal calmante, que você coloca 30 gotas na água todos os dias e toma até 2 x ao dia para relaxar os nervos e dormir melhor.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!