Queijo fresco caseiro: feito com apenas 3 ingredientes, delicioso

queijo fresco
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Fresco, delicioso e cheio de sabor, quem é que não gosta de queijo fresco? Muitos de nós, claro apreciamos queijo fresco, principalmente na primeira refeição do dia. E mais, geralmente compramos no supermercado industrializado. Todavia, tudo que é industrializado perde seu sabor genuíno e característico, então por que não fazer em casa o nosso queijo fresco? Aquele com gostinho de roça, natural, sem conservantes e aditivos, tudo de bom, não é mesmo?

Isso por não falar na qualidade do que estamos comendo. Porque quando somos nós que fazemos, sabemos o que colocamos dentro. Portanto, temos a segurança de consumir algo totalmente saudável. Portanto, te convido a arregaçar as mangas e ir para cozinha agora mesmo. A receita de hoje é muito simples. Leva três ingredientes bem simples, que geralmente todos temos na cozinha, o preparo é fácil e você vai ter seu queijo fresco prontinho.

Leia também >> Iogurte grego caseiro, super saudável e fácil de fazer

Leia também >> Pão de arroz, sem glúten e com baixo valor calórico

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes


  • 1 litro de leite integral
  • 1 xícara de iogurte branco sem açúcar
  • suco de meio limão de origem orgânica

O preparo do queijo fresco

Quanto aos utensílios a utilizar, vai precisar de uma tigela e um pano de algodão alvejado para coar. Escolha um pano de prato ou um pedaço de tecido de qualidade, aqui em casa eu uso uma fralda que eu comprei especialmente para fazer meus queijos.

Primeiramente, aqueça o leite em uma panela em fogo baixo por 15 minutos. Entretanto, atenção, antes que o leite ferva, coloque o suco do limão. Em seguida, antes de desligar o fogo e depois que colocou o suco do limão, despeje a xícara de iogurte branco. Posteriormente, misture tudo, desligue o fogo e deixe descansar por pelo menos 3 horas. Após 3 horas, pegue o tecido branco e alvejado e coloque-o sobre uma tigela grande ou panela. Em seguida, comece a filtrar o líquido que está na panela.

Provavelmente, ele já estará coalhado. Portanto, comece a despejar sobre o pano e inicie o processo de filtragem onde será separado o soro da massa. Com a ajuda das mãos pressione bem, até que todo o soro saia da massa. Por fim, pegue toda a massa que ficou no pano, e leve a geladeira por 30 minutos. Posteriormente, retire o tecido, salgue o queijo e espalhe ele na forma desejada e volte para a geladeira. Enfim, deixar gelar por umas 2 horas e pronto! Seu queijo fresco está pronto para o consumo.

queijo

Considerações finais

Aqui na minha casa, costumo consumir somente no dia seguinte. Isso porque, a massa pega mais sabor e o sal também tem mais tempo para penetrar na massa. No dia seguinte, logo pela manhã, eu desinformo e sirvo no café da manhã. Acreditem, fica muito bom, super leve, saudável, todos gostam e sem conservantes. Algumas pessoas, costumam substituir o leite integral de vaca por leite de cabra, depende do gosto da pessoa e também se ela tem algum tipo de intolerância a lactose. Eu nunca fiz, porque na minha casa, ninguém gosta do sabor do leite de cabra.

Todavia, conheço pessoas que fizeram e deu super certo. Não tem segredo, o processo é o mesmo, o que muda é o leite. Eu quero experimentar fazer com leite vegetal, tido de castanhas, de amendoim ou até mesmo de coco. Não sei se vai dar certo, mas se der, eu posto e compartilho com vocês. Por não ter conservantes, o queijo fresco caseiro dura apenas 4 – 5 dias. Mas aumentar o tempo de conservação, não use plásticos para embalar e no terceiro dia, lave bem seu queijo e enrole ele em um pano. Como todo produto natural, o prazo de validade é curto, mas vale a pena.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!