Iogurte grego cremoso feito em casa, com apenas 2 ingredientes

iogurte grego
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A saber, o iogurte grego é um alimento nutritivo, rico em proteína e baixo em calorias que faz parte da nossa alimentação cotidiana. Quem segue uma alimentação saudável geralmente substitui os iogurtes de sabor por iogurte natural porque ele contém menos açúcar.

Se você procura um iogurte puro para incluir no seu cardápio o jeito é aprender como fazer iogurte caseiro, assim você consegue preparar um iogurte sem açúcar e sem aditivos. Neste caso compartilho com você a receita de iogurte grego caseiro que, com apenas 2 ingredientes e alguma paciência, fica bem cremoso.

O preparo é feito de um modo artesanal, tal como nossas avós faziam, por isso dispensa o uso de iogurteira e outros equipamentos. Como citado anteriormente, basta um pouco de paciência e dedicação e você vai ter seu iogurte grego cremoso.

Leia também >> Iogurte e aveia, detonam os depósitos de gordura

Leia também >> Dieta do iogurte, super saudável


A receita, os ingredientes e como fazer

Para nosso iogurte vamos precisar de 1 litro de leite integral, 1 colher (sopa) iogurte natural sem açúcar. O processo de preparação é simples, mas se você tiver um termômetro daqueles para medir a temperatura alimentar, melhor ainda.

Primeiramente, em uma panela esquente o leite no fogo médio, mas não pode deixar ferver. Em seguida, desligue o fogo quando nas beiradas da panela começa a juntar bolinhas nos alertando que o leite está quase no ponto de ferver.

Posteriormente, quando estiver nesse ponto, desligue o fogo e continue mexendo até mornar. Em seguida, adicione a colher de iogurte natural e continue mexendo até dissolver.

Importante – nesta etapa o leite deve esfriar até chegar nos 45-35ºC. Para saber se o leite está na temperatura ideal, mergulhe seu dedo indicador no leite: você deverá conseguir contar até 10 sem sentir dor. Isso no caso, se você não tiver o termômetro.

Entretanto, para solidificar o iogurte caseiro natural é necessário manter a temperatura morna durante algumas horas. Para isso tampe a vasilha e embrulhe ela com um pano grosso ou cobertor. Reserve em um lugar ameno e sem correntes de ar durante 8 a 12 horas.


Aqui na minha casa, eu costumo deixar dentro do forno durante toda a noite e no dia seguinte, o iogurte está pronto! Mas não ainda para o consumo. Portanto, após esse tempo, desembrulhe a vasilha e comprove que o seu iogurte está de fato com aquele aspecto de iogurte natural.

iogurte grego cremoso

Separando o iogurte do soro e finalizando

Todavia, apesar de pronto para o consumo, ele não está espesso como um iogurte grego. Para fazer com que ele fique igual ao grego, é necessário filtrar e tirar o soro. Então, pegue uma tigela funda, uma peneira e sobre a peneira um tecido de algodão. Despeje todo o iogurte sobre a peneira e leve à geladeira para que inicie o processo de separação da massa do soro.

Quanto mais tempo a massa do iogurte repousa sobre a peneira, mais consistente e cremoso ele vai ficar. Observe que depois de filtrado, a quantidade de iogurte que sobrar, será bem menor. Bem como, na tigela você terá um soro de leite muito nutritivo que pode ser utilizado para outras receitas.

A massa que sobrou deve ser armazenada em potes de vidros esterilizados e está prontinha para ser consumida. Fica delicioso, cremoso e você pode usar sua imaginação para preparar com frutas, cereais e consumir a hora que quiser.

O iogurte grego é muito saudável, rico em nutrientes e vitaminas, excelente para quem vive de olho na balança e se preocupa com a qualidade de vida. A receita rende em média 4 porções pequenas.

Espero que todos tenham gostado das dicas. A receita original você encontra no site Tudo Receitas, foi lá que aprendi a fazer e de lá para cá, nunca mais comprei o industrializado. Pois, prefiro fazer em casa. Isso porque, sei que não tem aditivos e nem conservantes.


8 benefícios de consumir iogurte grego

Mantém o intestino regular. Isso porque é rico em probióticos que melhoram o bom funcionamento dos intestinos. Outrossim, regular os movimentos intestinais.

Melhora a saúde digestiva.  Isso porque, as bactérias boas que você obtém dos probióticos em iogurte grego ajudam a aumentar ainda mais as bactérias boas em seu intestino e promover a saúde digestiva.

Ajuda na perda de peso. Isso porque, o iogurte grego contém uma boa quantidade de cálcio, que pode limitar a produção de gordura no corpo. Outrossim, seu consumo é excelente para o bom funcionamento da tireoide.

Controla a pressão sanguínea. Isso porque, o potássio presente nele ajuda a controlar a pressão arterial. Bem como, relaxa e evita a constrição dos vasos sanguíneos, o que, de outra forma, aumentaria a pressão arterial.


Mantém o cerébro saudável. Isso porque, o iogurte grego é rico em vitamina B12, que ´fundamental para as células cerebrais.

Aumenta a imunidade. Isso porque, os probióticos presentes no iogurte grego são fundamentais para aumentar os anticorpos.

Combate a depressão. Isso porque, intestino saudável apresenta boas bactérias, que por sua vez, influenciam no estado de humor da pessoa.

Promove a saúde ossea. Isso porque, é rico em calcio e para a boa saúde dos ossos, o calcio é fundamental.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!