Leia também >> Arruda atua na prevenção e tratamento de varizes e perda de peso
Leia também >> 5 remédios caseiros para tratar a conjuntivite e acalmar as irritações
Existem muitas plantas medicinais que beneficiam os olhos. A saber, temos a camomila, a erva-doce, o chá verde e por fim, a mais poderosas de todas ela, é a arruda. Isso mesmo, a arruda é um santo remédio para problemas de visão. Quando utilizada de forma correta, não apenas tratas distúrbios da visão, bem como, previne doenças como a cataratas, o glaucoma e outros. Embora, muitos achem que os galhos da arruda sirvam apenas para benzer e ritos religiosos, ela tem propriedades terapêuticas e medicinais poderosas. Por exemplo, possui propriedades analgésicas, calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatória, antirreumática e vermífuga. Outrossim, pode-se utilizá-la como forma de tratamento complementar ou preventivo para várias doenças.
Causas dos problemas de visão
Os problemas de visão são muito comuns nos tempos atuais. Um dos fatores causadores dos problemas nos olhos e de visão na atualidade, é ficar muito tempo na frente de uma tela de computador e, por conta disso, até as crianças já começam a manifestar deficiências visuais. Outros fatores que desencadeiam distúrbios e doenças nos olhos estão relacionados com má alimentação, falta de descanso ocular, estresse, poluição, excesso de iluminação artificial. Bem como, falta da prática de exercícios oculares, desequilíbrios orgânicos, entre outros.
Embora, a arruda seja considerada uma planta com alto teor tóxico, muitas pessoas desfrutam dos seus benefícios medicinais e terapêuticos via oral. Consumindo o chá das folhas de arruda com moderação. Todavia, hoje você vai aprender a fazer o colírio natural da arruda. Não diferentemente do chá, o colírio também é feito a partir das olhas e serve para tratar todos os distúrbios de visão. Outrossim, dessa mesma solução, se tratam feridas, sarna, piolhos, conjuntivite e outros. A saber, o chá da arruda por exemplo, trata cistos no ovário, varizes, alivia dores reumáticas, dores do estomago e muito mais.
Colírio natural de arruda
Ingredientes
- 1 galinho de arruda, vamos usar somente as folhas
- Água mineral para lavar as folhas da arruda
- 5 ml de água mineral
Observação: a arruda utilizada para o colírio natural não é aquela comprada no mercado, pois aquela do mercado tem agrotóxicos. Outrossim, não pode ser uma arruda regada com água da rua que tem cloro dentro. Essa arruda para o colírio natural precisa ser feita com arruda 100% orgânica, aquela plantada no quintal que é água com a água da chuva. Somente esse tipo de arruda deve-se utilizar para fazer o colírio para tratar catarata, glaucoma, conjuntivite, irritação, alergias e outros.
O preparo do colírio é muito simples, tire as folhinhas do galho que você separou, lave-as com água mineral, ou água fervida. Em seguida, com a ajuda de um triturador de alho ou pilão de pia de cozinha, amasse bem as folhas até que elas soltem o sumo das olhas. Posteriormente, adicione 5ml de água mineral nessas folhinhas, mexa bem e reserve por algumas horas. Coe a mistura, deposite o colírio em um recipiente fechado e conserve na geladeira para usar. Basta colocar dentro do olho de 3 a 4 vezes ao dia. Todavia, essa mistura serve para usar no dia que você faz e no seguinte, posteriormente, você descarta o que sobrou e faz de novo e continua tratando seus olhos.
Receita Bônus de colírio natural
Colírio natural
Ingredientes
- 1 copo de água filtrada
- 2 colheres de sopa de chá-verde ou 1 colher de chá de sementes de erva-doce
Preparo
Ferver a água filtrada para fazer uma infusão de erva-doce ou chá verde, deixando a erva escolhida liberar seus princípios por uns 15 minutos. Em seguida, após a infusão, coe a infusão em um coador de café pelo menos 3 vezes. Guarde o colírio em um recipiente adequado, previamente fervido e com tampa, de preferência em vidro escuro. Espere esfriar e use durante o dia. Todavia, não guarde o colírio caseiro para usar no dia seguinte, pois além de perder suas propriedades, pode fermentar.
Chá de arruda
Podemos utilizar todas as partes da planta. Entretanto, no entanto para fazer o chá, normalmente utilizamos as folhas da arruda. Visto, que é onde encontramos maior quantidade de propriedades. Assim, para fazer o chá de arruda, recomenda-se acrescentar 1 punhado de folhas secas de arruda em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.