5 remédios caseiros para tratar a conjuntivite e acalmar as irritações


A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, ou seja, a parte branca dos olhos. Os primeiros sinais e sintomas são a vermelhidão na parte branca dos olhos, o prurido ou “comichão”, o lacrimejo. Bem como, sensibilidade à luz, entre outros que podem variar de acordo com o tipo de conjuntivite.

Existem vários tipos de conjuntivite. Entre eles o mais comum é a conjuntivite viral, aquela que se espalha facilmente em climas quentes e úmidos. Entretanto, existem outras formas de conjuntivite, por exemplo, a alérgica e a bacteriana.

Os sintomas mais comuns da conjuntivite sao: vermelhidão, coceira, lacrimejamento, inchaço nas pálpebras, secreção, visão borrada ou embaçada, dor intensa nos olhos em locais muito iluminados, dificuldade para abrir os olhos ao acordar e desconforto persistente, como se houvesse areia nos olhos.

Quando os olhos são atacados pela conjuntivite, a crise pode durar 1 semana ou até 20 dias para sarar. Bem como, começa em um dos olhos e depois de uma semana para o outro olho. Uma coisa é certa, você vai pegar nos dois olhos e ela é contagiosa.

Tipo de conjuntivite

Conjuntivite viral – essa é a forma mais comum da doença. Bem como, provocada pelo adenovírus e pode vir associada a um quadro geral de febre. Outrossim, dor de garganta, mal estar e uma secreção nos olhos de coloração esbranquiçada em pequenas quantidade. Ademais, ela pode levar até 20 dias para desaparecer.

Conjuntivite

A doença é transmissível e o contágio acontece principalmente por meio das secreções oculares. Caso a pessoa contaminada apresenta sintomas como tosse e espirros. Entretanto, por meio dos fluidos pode ocorrer a contaminação do vírus. Todavia, muito importante deixar claro que a conjuntivite não é transmitida pelo ar.

Conjuntivite bacteriana – existem alguns tipos de bactérias que provocam esse tipo de conjuntivite geralmente é sempre uma decorrência da conjuntivite viral. Ao contrário da viral, a secreção da bacteriana é amarelada, purulenta e mais volumosa, demorando entre 5 a 7 dias para desaparecer.


Conjuntivite Alérgica – provocada pelo contato com substâncias irritantes, como pelos de animais, produtos de limpeza, mofo e pó. A saber, ela não é contagiosa. Bem como, costuma vir acompanhada de espirros, coriza e uma secreção ocular de consistência aquosa.

Tratamentos para conjuntivite

A conjuntivite é bem incomoda. Os olhos ficam irritados, coçam o tempo todo e temos a impressão de que está cheio de areia. Todavia, existe solução, ou seja, tratamentos. Bem como, o tratamento é muito importante, porque se não tratada adequadamente, ela pode comprometer a visão.

Nesses casos, o ideal é procurar um oftalmologista. Somente ele terá condições de avaliar o quadro e prescrever o tratamento adequado e compatível com o tipo que você tem. Pois cada tipo da doença, requer um tratamento específico.

No caso da conjuntivite, é importante saber que não devemos usar nenhum tipo de colírio de farmácia, sem antes passar pelo oftalmologista. Isso porque, existem alguns colírios que fazem mal aos olhos no caso dessa doença. Melhor é tratar com alternativas naturais e tomar algumas médicas nos primeiros dias e ver o que acontece.

Entretanto, se depois de 7 dias, a doença persistir, é necessário procurar um médico e fazer uma avaliação. Abaixo você encontra algumas pedidas que devem ser tomadas e a seguir algumas dicas para tratar em casa e aliviar a irritação.

  • Lave bem as mãos sempre que for tocar nos olhos.
  • Suspenda imediatamente o uso das lentes de contato.
  • Faça compressas usando uma gaze com soro fisiológico ou água gelada filtrada ou fervida.

Se não houver melhora no prazo de uma semana, é importante voltar ao médico para que ele faça uma reavaliação do caso. Bem como, se necessário, prescrever outro tratamento.

tipos de conjuntivite

Tratamentos naturais

Em alguns casos mais simples de conjuntivite, podemos optar pelos tratamentos naturais e caseiros. A saber, eles ajudam no alivio das coceiras, da irritaçao e em alguns podem resolver o problema e voce nem precisar de remédios quimicos de farmacia.


Além das comprossas com soro fisiologico e agua filtrada, podemos utilizar também compressa de cenoura; chá de chicória; de água com sal; suco de maçã e compressa com chá de camomila.

Compressa de cenoura

Passar a cenoura pela centrífuga e utilizar o suco para fazer compressas molhadas com algodão ou gaze. Para usar, deve-se colocar a compressa sobre o olho fechado durante 15 minutos. Para melhorar o efeito, é recomendado renovar a compressa a cada 5 minutos. Isto pode ser feito 2 vezes por dia, sempre após a lavagem dos olhos com água ou soro fisiológico.

Compressa de chá de chicória

Você deve fazer o mesmo procedimento da compressa de cenoura, mas com o chá. Para fazer o chá basta colocar 20 g de folhas e raízes de chicória em 1 L de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Quando o chá estiver frio, faça compressas sobre os olhos, mas antes lave-os com soro fisiológico.

Esse mesmo procedimento é com o chá de camomila, por ter propriedades anti-inflamatórias, é excelente para aliviar o incomodo da conjuntivite. Já as compressas de suco de maça, é igual a de cenoura. Primeiramente, passa na centrifuga, extrai o suco e posteriormente faz as compressas sobre os olhos inflamados.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!