Chapéu de velho, uma receita mineira sem glúten

chapéu de velho
Compartilhe esse post:

Leia também:

Rosquinhas de polvilho doce, bem sequinhas e crocantes

Montanha russa, biscoito de polvilho, especialidade mineira

A saber, essas receitas a base de polvilho, não possuem glúten e são recomendadas para quem sobre de intolerância alimentar. Todavia, não é somente esse o benefício em comer chapéu de velho. Isso porque, a receita tem baixo valor calórico e é rica em proteínas, portanto, mais saudáveis em relação aos outros biscoitos. Depois de assados, devem ser conservados em potes herméticos, pois assim, duram mais e se mantém o frescor da receita. Bem como, a receita é indicada para quem vive de olho na balança e prefere ter mais qualidade de vida, isso porque, além de ser livre de glúten, ele também tem baixo valor calórico. A praticidade da receita é outro ponto forte do chapéu de velho, basta liquidificar tudo, levar pra assar e está pronto, ou seja, em poucos minutos você tem um bolo de queijo na mesa.

Chapéu de velho

Embora trata-se de uma receita bem simples e prática, seu consumo se torna ideal para qualquer ocasião. Seja no lanche, na merenda, no intervalo das refeições ou até mesmo como petisco. O maior objetivo é substituir os petiscos e guloseimas industrializadas por biscoitos e petiscos caseiros, livre de glúten, de lactose, de aditivos químicos e conservantes. A saber, recomenda-se substituir o óleo comum por azeite extra virgem ou de coco, pois com isso, os biscoitos ficam ainda mais nutritivos e saudáveis. Enfim, vamos por a mão na massa e testar essa receita simples. Para quem ama preparar aquelas mesas bonitas, o chapéu de velho fica um espetáculo na mesa, vale a pena fazer!

chapéu de velho biscoito de polvilho

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 200ml de óleo
  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 100ml de água
  • 1 pacote de queijo parmesão ralado
  • queijo minas ralado a gosto

Preparo

Sem sombra de dúvida, essa é a receita mais fácil de biscoito gigante de polvilho. Isso porque, basta levar todos os ingredientes no liquidificador, liquidificar e levar para assar e está pronto. Portanto, no liquidificador coloque os ovos, o sal, o óleo, a água, e então liquidifique tudo bem, entretanto, enquanto bate, vai agregando o polvilho doce. Geralmente, a maioria das pessoas fazem essa receita com polvilho azedo, no nosso aqui, estou fazendo com polvilho doce. Isso porque, o polvilho azedo depois de assado, tende a murchar e o polvilho doce não, ele dá estrutura a massa e não murcha, dando aquele aspecto bonito e apresentável ao nosso chapéu de velho. Posteriormente, depois da massa batida, acrescente o pacotinho de queijo parmesão ralado e não bata mais, apenas misture a massa com a ajuda de uma colher.

Massa pronta, agora é untar uma assadeira somente com óleo ou manteiga, faça como preferir. Pré-aqueça seu forno em 200 graus. EM seguida, despeje toda a massa na assadeira, para dar mais sabor e charme, polvilhe uns 100g de queijo de minas ou muçarela ralada sobre a massa. Posteriormente, leve para assar no forno aquecido por cerca de 30 minutos. O tempo de forno pode variar um pouco de acordo com o tipo de forno que você está usando. Entretanto, o tempo vai de 20 a 30 minutos, não deixe secar muito ou queimar por cima. Uma vez assado, retire do forno, espere esfriar um pouco, desinforme e seu chapéu de velho está prontinho para decorar sua mesa ou para servir acompanhado de um café pretinho passado na hora, bom apetite!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.