Leia também >> Suco da imunidade, levanta as defesas em 24h
Leia também >> 6 sinais de que você ja teve covid-19 e nem percebeu
Mas se você passou pelo vírus e nos pós vírus andam muito cansaço, sentindo dores no corpo, triste, abalado, dormindo mal, saiba que você provavelmente precisa de uma ajuda médica e de um reforço alimentar. Bem como, de uma suplementação vitamina. O vírus, embora desconhecido, mexe muito com a estrutura do organismo. Depois de passar por ele, o corpo fica muito debilitado. Inevitavelmente, as emoções ficam a mil também. Isso porque, você toca o fundo e lida com medos que nunca imaginou lidar.
Cansaço excessivo e emoções abaladas
Portanto, entre emoções abaladas, organismo debilitado, sim, é inevitável essa sensação de cansaço físico que rouba todas as suas energias. Inclusive, tem pessoas que passaram pelo vírus e demoraram mais de 6 meses para retornarem ao seu modo de vida normal. Ainda tem o fato do paladar e do olfato, que em alguns casos, a pessoa precisa fazer uma terapia onde os sensos são estimulados para que a pessoa consiga voltar a sentir o gosto e o cheiro dos alimentos e demais fragrâncias. Se você se encaixou em tudo isso que foi descrito, te aconselho a continuar lendo e compreender melhor esse quadro. Bem como, a seguir algumas dicas nutricionais que podem te ajudar a vencer essa fadiga crônica.
Como combater a cansaço excessivo no pós-covid 19
Primeiramente, é necessário procurar um médico que vai se ocupar da sua saúde física e mental. Em alguns casos, a pessoa necessita de um acompanhamento médico mais preciso e direto. Mas se o seu caso, for apenas cansaço físico e se suas condições não permitem um médico especializado, foque na alimentação. A alimentação e o complemento vitamínico são a melhor saída para levantar as defesas no pós-covid 19. Isso porque, o vírus detona o sistema imunitário do paciente. Portanto, apostar em uma dieta alimentar balanceada, rica em ferro, cálcio e vitaminas A, B, C e D, pode resolver o problema do cansaço excessivo.
Aposte na beterraba, couve, limão, laranja, inhame, castanhas. Quanto mais saudável for sua dieta alimentar, mais rápido você vai se recuperar. No pós-covid 19 evite doces, bebidas artificiais, alimentação embutida, e tudo que contenha conservantes, corantes e químicas. Começar o dia com um copo de suco de couve com laranja, vai ajudar a passar a jornada com mais energia e menos ânsia. Beterraba, cenoura e espinafre, vai te dar mais energia e repor as necessidades diárias do corpo.
Caminhar pela manhã também ajuda muito a reforçar suas defesas. A saber, é suficiente 30 minutos para turbinar o organismo e melhorar a absorção dos nutrientes que você consumir na sua dieta alimentar. Infelizmente, não existe uma fórmula eficiente para resolver o problema da síndrome da fadiga covid-19. Nem suplementos químicos, o melhor caminho é um acompanhamento médico e nutricional para de forma natural repor vitaminas, nutrientes e minerais que se perderam durante o quadro da doença.
Leia também >> Estudos indicam que a aspirina pode reduzir mortes por covid
Leia também >> 10 frutas ricas em vitamina C que levantam as defesas
Estado mental
Se suas emoções ficaram muito abaladas e você não está conseguindo lidar com isso, a melhor saída é procurar um especialista da saúde mental para te orientar e te ajudar. Atividades físicas como caminhar, ajudam muito. Alimentos ricos em ansiolíticos naturais por exemplo, também são um bom reforço para sair desse quadro. Todavia, dependendo do seu caso, talvez não seja suficiente e você realmente precise de um suporte profissional específico. Entretanto, não fique trancada em casa, achando que vai passar, que vai melhorar, o pós-covid 19, é um quadro delicado e precisa de ajuda médica.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.