Logo Emagrecer com vida e saude

Bolo simples para diabéticos e celíacos, sem açúcar, sem farinha

bolo simples
Compartilhe esse post:

Hoje vamos aprender a fazer um bolo simples para diabéticos e celíacos. A saber, não leva açúcar e nem farinha de trigo. Elabora com ingredientes bem simples, mas ao mesmo tempo saborosos. Bem como, um bolo simples bem fofinho, uma massa gostosa e com uma textura linda, impossível resistir. Principalmente se acompanhado daquele cafezinho passado na hora. A receita é indicada para qualquer pessoa, mas em especial para as pessoas que sofrem de diabetes e não podem consumir açúcar. Bem como, para os celíacos que não podem comer nada que contenha farinha de trigo. Outrossim, é indicada e muito consumida pela geração saúde, aquela que malha, que cuida do corpo e que, principalmente, cuida da alimentação.

Leia também >> Diabéticos: receita de bolo molhadinho de batata doce, delicioso

Leia também >> Corte o pão da sua vida e substitua por panquecas saudáveis de chia

A saber, os diabéticos e os celíacos são duas categorias de pessoas que sofrem com a alimentação. Os diabéticos praticamente vivem de dieta e não podem consumir nada que contenha açúcar, mesmo aquela natural das frutas. O açúcar industrializado é praticamente proibido para quem sofre de diabetes e aquele natural das frutas, precisa também ser consumido sob controle. Contudo, os celíacos não podem consumir nada a base de farinha de trigo, cevada e centeio. Essa categoria também sofre muito, principalmente no início quando então descobrem que são intolerantes ao glúten. A saber, a maioria dos alimentos possui glúten. Os doces, as bebidas alcoólicas, os alimentos do dia a dia, pão, biscoitos, bolos, quitutes, praticamente tudo leva farinha de trigo, é um grande problema.

bolo simples

Bolo simples para diabéticos e celíacos

Embora seja um bolo simples, não significa que não é gostoso. Hoje em dia, muita gente deixou de consumir farinha e açúcar branco. Isso independente de ser ou não diabético ou celíaco. A saber, o açúcar por exemplo, é comparado a cocaína. Estudos evidenciam que o açúcar vicia tanto quanto a cocaína. A farinha branca, é um alimento tão processado que quando chega a nossa mesa, não nada de nutriente a nos oferecer pelo contrário, quando consumida se transforma em açúcar no organismo. Portanto, basta estudar e pesquisar um pouco para entender que realmente, evitar esses dois alimentos, vai fazer muito bem ao organismo e, principalmente, à saúde.

Enfim, a receitade bolo simples para diabéticos e celíacos, é muito simples e fácil de preparar. Leva poucos ingredientes, você bate na mão e leva para assar. E tem mais, não é porque não leva açúcar que o bolo não é saboroso. Pelo contrário, o bolo é muito gostoso. Eu sei que tem um ditado que diz que tudo que é saudável é ruim, não é verdade. O problema é que muitos não sabem fazer e nem usar os ingredientes adequados. Mas quando, executamos uma receita com os ingredientes adequados, a receita fica deliciosa sim. A maior vantagem das receitas sem farinha e sem açúcar, é que elas são digeridas rapidamente no estomago e não possui o mesmo peso calórico que as demais a base de farinha e a açúcar.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 vidro de leite de coco
  • 2 xícaras de fubá (240 g)
  • 1 xícara de farinha de arroz (240 g)
  • 15 gotas de adoçante
  • 1 colher (sopa) de fermento químico

Preparo do bolo simples

Primeiramente vamos bater os ovos com a ajuda do fuê. Portanto, em uma tigela de vidro, adicione os 4 ovos e comece a bater com a ajuda do fuê. Depois que os ovos estiverem bem batidos, adicione a manteiga. A saber, a manteiga deve estar na temperatura ambiente, ou seja, bem mole, se estiver gelada, leve ao micro-ondas para derreter. Posteriormente, adicione o leite de coco e com o fuê continue batendo até que os ingredientes estejam bem incorporados e homogêneos. Em seguida, comece a adicionar o fubá e depois de misturar bem adicione então, a farinha de arroz. Continue batendo bem com o fuê até que a massa fique bem cremosa, homogênea. Agora é hora de adicionar as 15 gotas de adoçante, afinal o bolo não leva açúcar. Escolha um de sua preferência. Ah, fique tranquilo, ele não deixa gosto ruim no bolo.

Por fim, termine de incorporar bem, adicione o fermento em pó e com delicadeza incorpore o fermento a massa. Em uma forma previamente untada, com margarina e fubá, despeje toda a massa na forma e está pronta para ser assada em forno previamente aquecido na temperatura de 180º por aproximadamente 30 minutos. O tempo de cozimento pode variar de forno para forno, mas em média é de 30 minutos. Se o forno for ventilado em 20 minutos está pronto. Quando estiver dourado, com um palito de dente verifique se dentro já assou, se sim, retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Tudo de bom esse bom, ninguém fala que não tem açúcar, porque não dá para perceber que foi feito com adoçando. Bem leve, saboroso, recomendo testar a receita, um sucesso.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.