Salgado de forno low carb muito mais gostoso do que pão e saudável

massa de salgado de forno sem glúten
Compartilhe esse post:

Hoje vamos aprender uma dica maravilhosa para substituir o tradicional pão francês no café da manhã ou para substituir o jantar. Realmente é uma dica nutriente, prática, saborosa, fácil de fazer, você vai precisar de poucos minutos e quando provar, não vai mais querer pão de farinha de manhã. Uma receita que não leva glúten e nem lactose e que faz muito bem a saúde, além de favorecer a perda de peso. Esse salgado de forno, você vai poder comer sem culpa, e ainda repetir, porque certamente, não vai conseguir comer apenas um. A saber, vamos fazer duas massas, uma de farinha de linhaça e outra de farinha de castanhas. Todas as duas são deliciosas e bem práticas de serem preparadas. Para o recheio, eu escolhi queijo fresco sem lactose, tomates e repolho picado, ficou uma delícia.

Leia também >> Torta de legumes Low carb, super nutriente e deliciosa

Leia também >> Pão de frigideira Low Carb, super fácil de fazer, sem glúten

A saber, a dieta baseada em alimentos low carb, é indicada para diabéticos e obesos. O mecanismo dela é cortar de forma radical carboidratos, porque são eles que se transformam em açúcar quando em contato com o organismo. Quem adota a dieta low carb, geralmente não consome carboidratos e quando consome é bem pouco. Aqui no nosso site, vez o outra publicamos receitas low carb. Todavia, fica a seu critério escolher uma dieta desse nível para seguir, bem como, aconselhamos que você procure uma nutricionista para orientação adequada. Todavia, evitar carboidratos, optar por pratos mais leve, é uma escolha saudável que todos devemos fazer. Por isso, torno a repetir, vez o outra optar por pratos mais saudáveis, só vai fazer bem a você e a toda a sua família. Ultimamente o foco está sendo: não coma mais pão. De fato, temos recebidos muitos e-mails solicitando receitas para substituir o pão.

massa de pão com água e farinha

Salgado de forno low carb

A saber, o salgado de forno low carb, não tem glúten, quase zero carboidratos, super saudável, nutriente. Outrossim, perfeito para substituir o pão pela manhã e acredite: quando você provar essa delícia, não vai mais querer comer pão. O legal dessa receita é que em poucos minutos você vai ter um pãozinho prontinho e feito no forno. A massa pode ser recheada com qualquer tipo de recheio, eu gosto de usar tomate, repolho, queijo fresco. Todavia, podemos usar frango desfiado, carne moída e outros. Aqui em casa, até mesmo as crianças amam essas receitinhas simples, e são cômodas e perfeitas para levar de merenda para a escola, para o trabalho e outros. A farinha de linhaça é muito saudável e nutriente, digere rapidamente e favorece o bom funcionamento dos intestinos. Já a farinha feita de castanhas, são ricas em óleos, mas são óleos bons e que fazem bem ao organismo.


Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de linhaça
  • De 6 a 8 colheres de sopa de água (água até dar o ponto)
  • 2 colheres de azeite
  • 1 pitadinha de sal

Ou massa de castanhas

  • 1 xícara de farinha de castanhas
  • De 2 a 3 colheres de sopa de creme de leite (até dar o ponto)
  • O recheio fica a seu critério, use sua imaginação.

Preparo

Para a primeira massa de linhaça, estou usando a xícara de 240 ml para medir. Então, coloco a farinha de linhaça em uma tigela de vidro, em seguida adiciono o azeite e vou misturando. Inicialmente vou adicionar 4 colheres de água e começar a misturar (sovando com a ajuda da colher). Conforme vou sovando se necessário vou adicionando a água até que esteja no ponto de pão, ou seja, que não gruda nas mãos e nem na tigela e fica uma massa bem lisinha e bonita. Na minha receita que estou fazendo, foram necessárias 8 colheres de água. Durante esse processo, é importante ir adicionando aos poucos e sovando para ir dando o ponto. Se colocar muita água a massa vai desandar e não vai ficar legal. Lembrando, que é ponto de massa de pão.

Entretanto a quantidade de água varia muito, porque depende do processo que passou a sua farinha de linhaça. Algumas são mais úmidas e outras mais desidratadas. Essa que eu usei, acredito que seja uma farinha bem desidratada. Uma vez que a massa está pronta. Portanto, leve para a bancada, coloque o plástico filme sobre ela e abra com o rolo deixando a massa bem fininha. Posteriormente, corte em retângulos e recheie para assar em forno pré-aquecido a 180º. Geralmente, para a farinha de linhaça é necessário de 15 a 20 minutos para assar. Antes de levar para assar, pincele com uma gema misturado no leite, esse processo é opcional. Polvilhe orégano e leve ao forno. Eles ficam idênticos aqueles salgados de forno de padaria, uma delícia.

Segunda massa para o salgado de forno

A segunda massa, não leva óleo e nem água. Estou usando a farinha de castanha do Pará e na minha receita usei 3 colheres de sopa cheias de creme de leite. Portanto, nessa receita somente farinha e creme de leite. O creme de leite, pode ser aquele caseiro que você faz em casa, e pode inclusive ser de aquele de aveia, que é mais natural e saudável. A massa depois de sovada, fica bem lisinha, bonita e não gruda nem nas mãos e nas superfícies. Uma vez que a massa está pronta, repita o mesmo processo da massa anterior, abra a massa bem fininha, escolha o recheio, junte dois pedaços de massa e feche, pincele com ovo e leve para assar. Cada massa rende exatamente 3 salgados. Um total de 6 salgados.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!