A receita de hoje é maravilhosa, bolinhos de abóbora, feitos sem fermento, sem farinha, sem água, sem ovos, apenas abóbora cozida, farinha de arroz e açúcar. Eles ficam com uma textura incrível, crocante por fora e macio dentro. Uma receita muito simples de fazer, fica pronta em 10 – 15 minutos, saborosa, nutriente, saudável e o principal: não contém glúten. Para quem cuida da saúde e se preocupa com o corpo, essa receita é perfeita. Ainda que seja frita em óleo, uma vez o outra podemos comer e o fato de que não vai farinha de trigo, ovos, fermento, isso contribuiu muito para o valor calórico ser menor e a massa ser mais saudável.
Leia também >> Doce de abóbora de cortar, delicoso e super fácil de fazer
Leia também >> Sementes de abóbora, ricas em nutrientes e muito saudáveis
A saber, a abóbora é um alimento muito nutriente e dela se aproveita praticamente quase tudo, inclusive as sementes. Hoje em dia é bem comum encontrarmos sementes de abóbora torradas em bar, restaurantes e petiscarias. Isso porque, além de ser rica em nutrientes, é saborosa e combina perfeitamente com aquela cerveja gelada, chopes, vinhos. Enfim, da polpa podemos fazer pães, doces, bolachas, inúmeros pratos na culinária do dia a dia, que vai de salada, a abóbora assada, recheada como é o caso do bobó de camarão, entre outros.
Benefícios da abóbora
De sabor levemente adocicado, a abóbora é muito popular na mesa dos brasileiros e dos italianos. Na Itália por exemplo, se fazem sopas, caldos, ravioli entre outros pratos que são consumidos praticamente o ano inteiro. No Brasil, antigamente a cultura era mais de doce em pedaços ou de passar no pão. Com o tempo, e devido a todos os seus nutrientes, ela passou a ser uma fruta importante no cardápio culinário brasileiro. Hoje encontramos ela em saladas, molhos, sopas, caldos, refogada, assada. Bem como, em pães, bolos, doces.
A saber, a abóbora é um alimento incrivelmente nutritivo. Faz bem aos olhos, ao coração, levanta a imunidade, entre outros benefícios. Embora suas propriedades possam variar de abóbora para abóbora, em geral, elas são ricas em vitaminas e minerais e possuem poucas calorias. Portanto, para quem cuida da saúde e do corpo, ela não pode faltar no cardápio. Ela é rica em fibras, vitamina C, K, E. Outrossim, nela encontramos poucos carboidratos. Entre os minerais, damos destaque ao potássio, ferro, folato, manganês, cobre, riboflavina e outros.
Por fim, também é rica em betacaroteno, um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo. Por isso, contribui para uma pele saudável e previne doenças oculares. Principalmente da degeneração ocular. Sendo rica em betacaroteno, ela também atua de forma muito positiva para levantar e reforçar as defesas do organismo. Isso porque, o betacaroteno se converte em vitamina A quando ingerido e isso favorece a saúde em vários aspectos positivos, sendo o principal, a imunidade.
Receita bolinhos de abóbora
Para nossa receita de bolinhos de abóbora saudável, vamos precisar de poucos ingredientes, apenas abobora cozida, farinha de arroz e açúcar. Portanto, toma nota da receita e vamos lá na cozinha testar, porque tudo temos que testar para ver se a nossa família vai gostar, mas já posso te adiantar, que vai ser um sucesso.
Ingredientes
- 300g de abóbora
- 50g (4 colheres de sopa) de açúcar
- 200g de farinha de arroz
- Migalhas de pão para empanar
- Óleo de cozinha para fritar
- 1 frigideira antiaderente
Preparo dos bolinhos de abóbora
Primeiramente, vamos pegar um pedaço de abóbora descascada equivalente a 300g e cortar em pedaços e levar para cozinhar no vapor por 20 minutos. Uma vez cozida, com a ajuda de um garfo vamos amassar bem, adicionar o açúcar e misturar bem. Nessa parte você vai observar que fica uma espécie de purê bem molinho, pois a abóbora solta bastante água, visto que a sua polpa tem água em abundância. Então é hora de começar a misturar o último ingrediente.
Em seguida, vamos incorporar a farinha de arroz branca. Portanto, divida a farinha em três porções e misture aos poucos até que você consiga incorporar as três porções totalmente. Observe que o ponto é quando você consegue sovar com as mães sem grudar. A massa não fica dura, fica meia mole, mas não fica pegajosa. Agora chegou a hora de fazer pequenas molinhas e depois achatá-las para levar ao processo de cozimento. Os bolinhos podem ser moldados como você desejar, eu prefiro fazer bolas e depois com a ajuda das mãos eu as aperto e deixo tipo mini-hambúrguer.
Modelando e fritando os bolinhos de abóbora
Nesse formato, os bolinhos de abóbora ficam crocantes por fora e macios por dentro. Portanto, com paciência modelei todos os meus bolinhos. Passei na farinha de rosca, mas não aquela fininha comprada, eu triturei pão seco e deixei em farelos. Em seguida, passei os bolinhos de abóbora nesses farelos e levei para fritar em uma frigideira com óleo quente. Durante o processo de fritura, precisa ir vitando os bolinhos, pois assim eles fritam por igual, e ficam bem crocantes e macios por dentro. Depois de fritos, basta servir, eles vão bem a qualquer hora do dia, inclusive no café da manhã ou da tarde.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.