Mandioca é bom de qualquer jeito, não é verdade? Ainda mais quando a mandioca cozinha e derrete na boca, tudo de bom. Mas a receita de hoje é uma oção bem diferente de utilizar a mandioca crua. Isso porque, independente se ela esta boa para cozinhar ou não, a receita vai dar certo e ficar deliciosa. A dica é bolinho de mandioca crua. Isso mesmo que você acabou de ler, uma receita super fácil de fazer, deliciosa, simples, econômica e um sucesso. O bolinho ´feito com mandioca crua ralada é uma forma diferente de aproveitar a raiz e isso independente se ela esta boa para o cozimento ou não. Isso porque, como já citamos, vamos utilizar a raiz crua e ralada.
Leia também >> Pastel sequinho de feira, massa feliciosa
Leia também >> Como fazer bolinho de bacalhau, receita original de Portugal
A parte que eu mais gosto dessa receita é a versatilidade que ela tem. Isso porque, você pode fritar os bolinhos ou pode despejar tudo em uma assadeira e assar. Fica bom dos dois jeitos! Todavia, a versão assada é mais saudável que aquela frita. Isso porque, todo alimento frito tem mais calorias do que aquele assado.
A mandioca tem muitos nutrientes e vitaminas, agora imagine usar a mandioca crua. Isso porque, todo alimento depois de cozido perde um pouco de suas vitaminas, já o conusmo do alimento cru, não. Portanto, quanto mais alimentos a gente conseguir consumir cru, será bem melhor para nosso organismo. Confira logo abaixo alguns dos benefícios do cosumo da mandioca e veja quanto ela é saudável para o organismo humano. A receita hoje é de bolinho cru frito, mas você pode consumir cozida, frita, fazer bolo, tortas, sobremesas, como já falamos aqui no portal, ela é amada nos quatros cantos do Brasil e super versátil.
Benefícios da mandioca crua
- Bom funcionamento do intestino
- Funções anticancerígenas
- Fortalece o cabelo
- Benéfica para os olhos
- Alivia os sintomas da artrite
- Previne a anemia
- Ação anti-inflamatória e antioxidante
- Ameniza os danos de raios ultravioletas na pele
- Reduz o colesterol
- Bom para praticantes de atividades físicas.
Rica em amido, ela faz bem ao coração, aos olhos. Outrossim, é um alimento rico em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, folato, saponinos e resveratrol. Outrossim, contém uma boa dose de vitamina B1, ela é importante para prevenir e controlar o avanço de doenças como o glaucoma e a catarata.
A receita, os ingredientes e o preparo
Ingredientes
- 1kg de mandioca crua ralada
- 3 ovoso
- cheiro verde a gosto
- sal e pimenta de reino a gosto
- 3 colheres de queijo parmesão
Como preparar
Primeiramente, rale a mandioca no ralador médio. Geralmente o ralados tem 3 tamanhos, o bem fininho, o médio e o grande. O grande usamos para fazer cocada, batata palha, eu uso esse para ralar a mandioca. Todavia, se voce quizer um bolinho com mais massa, rale a mandioca crua no médio. Aqui na minha casa a gente gosta mais quando ralamos no maior. Em seguida, em uma tigela misture 3 ovos na mandioca ralada, adicione o queijo, e os temperos a gosto. Em uma panela, coloque o óleo para esquentar, isso se você for fritar. Todavia, se optar por assar, despeje tudo em uma assadeira e leve para assar. Vai ficar um delícia.
Para a fritura, aqueça bem o óleo e com a ajuda da colher vai fazendo bolinhas e jogando no óleo quente. Ademais, não tem segredo, é a mesma coisa que fritar bolinho de arroz. Ele fica bem sequinho e crocante por fora e úmido e macio por dentro. Na versão assada, a massa fica macia e úmida no todo. Fica muito bom. A saber, para quem esta fazendo dieta ou cuida do peso, com certeza essa é a melhor opção. Único aspecto negativo que não fica crocante como aquele frito, mas fica muito bom.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.