Você sabia que a beterraba pode ser uma excelente alternativa às bebidas energéticas quando precisamos recarregar as baterias? Também ajuda a melhorar a função pulmonar durante o exercício físico. Bem como, amiga do coração, pois previne doenças cardíacas. A saber, os nutrientes da beterraba, são incríveis para a saúde em geral, mas principalmente do coração. Outrossim, ela é um tubérculo frequentemente utilizado em saladas, sopas, vitaminas ou picles. Por fim, utilizada comumente como corante natural.
Leia também >> Beterraba ajuda no controle da pressão arterial
Leia também >> Imunidade baixa? Veja o que a beterraba pode fazer pelo seu organismo
Embora seja um ingrediente disponível o ano todo, há pessoas que não o consomem muito. Alguns não gostam do aspecto, outros não gostam do sabor levemente adocicado. Outrossim, tem aqueles que próprio não gostam do paladar do vegetal. Todavia, comer beterraba ajuda a obter as vitaminas, minerais e substâncias orgânicas necessárias para enfrentar a vida cotidiana. Por ser pobre em calorias e sem colesterol, é uma ótima maneira de substituir os doces.
Ademais, ela tem nutrientes importantes para a saúde e o seu consumo diário previne inúmeras doenças. Continue lendo e aprendendo sobre esse tubérculo. Não apenas aprenda, mas passe a consumir com maior frequência e pode ter certeza de que seu coração, sua saúde e seu corpo, vão ficar muito felizes!
7 nutrientes da beterraba
1. Melhora a saúde do coração
Entre os nutrientes da beterraba, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. Bem como, ao mesmo tempo, aumenta os níveis de colesterol bom. Isso ajuda a reduzir o risco de sofrer de problemas cardíacos. A saber, betaína presente na beterraba ajuda a reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido sulfurado que é prejudicial aos vasos sanguíneos. Por este motivo, o consumo regular deste tubérculo ajuda de muitas maneiras a prevenir doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, ataques cardíacos e derrames.
2. Previne o câncer
Você sabia que o câncer de pele, pulmão e cólon pode ser evitado consumindo beterraba com mais regularidade. Isso se deve ao fato de que entre os nutrientes da beterraba existe um pigmento, conhecido como betanina, capaz de bloquear o crescimento das células cancerosas. Os nitratos usados como conservantes em alguns tipos de carne, por exemplo, podem estimular a produção de compostos orgânicos conhecidos como nitrosaminas. Portanto, a longo prazo, isso pode aumentar o risco de câncer. Portanto, incluir beterraba na dieta, para acompanhar as refeições ou como suco. Bem como, 2 ou 3 vezes por semana, ajudará a conter a mutação celular e a desacelerar o crescimento de certos tipos de câncer.
3. Fortalece o sistema imunológico
A saber, a beterraba é uma fonte rica em vitamina C. Outrossim, esta vitamina é muito útil na prevenção dos sintomas da asma. Bem como, é um poderoso antioxidante. Isso significa que os nutrientes da beterraba estimulam o sistema imunológico e melhoram a atividade dos glóbulos brancos. Você fica doente facilmente? Nesse caso, talvez seu corpo não esteja pronto para combater e destruir vírus, bactérias, fungos e toxinas presentes no ambiente ao seu redor. Portanto, investir em uma alimentação mais saudável e consumir mais beterraba, vai e ajudar a levantar suas defesas.
4. Previne problemas de visão
O beta-caroteno contido no vegetal ajuda a prevenir a cegueira causada pela degeneração macular e reduz o risco de sofrer de catarata. Embora esses sejam dois problemas muito comuns com o avançar da idade, certamente não devemos nos resignar à ideia de ter que sofrer com eles. Se os problemas de visão já apareceram, você ainda tem tempo para retardar seu desenvolvimento. Além de seguir o conselho do seu médico, você pode incluir este suco nutriente em sua dieta pelo menos uma vez por semana:
Ingredientes
- Suco de 1 laranja grande ou 2 laranjas pequena
- 1 beterraba pequena
- 2 cenouras
Preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e liquidifique até obter uma bebida homogênea. Depois disso, beba o suco feito na hora para aproveitar todos os nutrientes da beterraba.
5. Propriedades afrodisíacas
O consumo de beterraba funciona como afrodisíaco natural. Este efeito é devido ao alto teor de boro que, como foi demonstrado, aumenta significativamente a quantidade de hormônios sexuais. Além disso ajuda a aumentar a libido, otimizar a fertiidade e melhorara a mobilidade dos espermatozoides. Portanto, agora que você já sabe desse benefício, caso você e sua esposa estejam pensando em ter um filho, aumente o consumo de beterraba.
6. Aumente seus níveis de energia
A beterraba contém uma quantidade considerável de carboidratos. Bem como, são uma fonte saudável de energia para o corpo. Naqueles dias em que você precisa de um pouco mais de energia, no lugar de tomar energéticos ou suplementos químicos, sugerimos consumir a raiz. Basta aumentar o consumo do vegetal, que rapidamente se veem os resultados. Quando nosso corpo contém a quantidade certa de carboidratos, ele é capaz de cumprir todas as funções necessárias para funcionar da melhor forma. Além disso, o ajudará a respirar melhor durante os exercícios, pois promove a absorção de oxigênio.
Se você sentir vontade de comer algo crocante antes de sair para correr, experimente fazer chips de beterraba. Também são perfeitos para saciar a vontade de comer um lanche na hora de assistir a um filme. A saber, a falta de potássio no corpo pode aumentar o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais ou derrames. A beterraba contém exatamente a quantidade de potássio que precisamos. Por esse motivo, é aconselhável adicionar à dieta alimentos ricos nesse mineral.
O potássio é muito importante. Isso porque, é um vasodilatador, o que significa que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial. Bem como, ajuda a reduzir o aparecimento de coágulos sanguíneos, que podem se acumular e favorecer a obstrução das artérias, desencadeando diversos problemas de saúde.
Não exagere no consumo de beterraba
Apesar dos 7 benefícios da beterraba que acabamos de apresentar, é muito importante não ingerir quantidades excessivas dela. Esse tubérculo, na verdade, contém oxalatos. Outrossim, substâncias que podem causar a cristalização de certos fluidos corporais. Portanto, você deve evitar o consumo de beterraba se sofrer de problemas renais ou de vesícula biliar.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.