Tudo que é feito de beringela é gostoso demais. Aqui no portal, você encontra várias receitas, dicas e conselhos de como desfrutar de todos os benefícios desse vegetal. A saber, a beringela é muito consumida na mesa do brasileiro, principalmente à milanesa. Porém, hoje em dia tem muita gente de olho na balança e na qualidade de vida e saúde, por isso, muitos abriram mão desse prato tradicional da culinária brasileira. Contudo, se tem um segredo para deixar a beringela sequinha e crocante e hoje você vai aprender como fazer. Na verdade, o problema da beringela à milanesa é justamente o fato de que ela depois de frita, fica oleosa e se torna um prato muito calórico e nada saudável. Isso acontece porque, o vegetal acaba absorvendo o óleo da fritura, o que é totalmente inviável para a saúde.
Leia também >> Petisco de beringela assada, nunca mais fritei, uma delícia
Leia também >> Hamburguer de beringela, não vai carne, uma delícia saudável
Entretanto, se você seguir alguns conselhos e truques, que são aplicados na hora de preparar a massa, ela não vai ficar unta, ao contrário, vai ficar sequinha e crocante. Todavia, mesmo ficando sequinha e crocante, recomenda-se consumir a beringela a milanesa com moderação, pois é sempre uma fritura. O ideal é consumir somente uma volta por mês, não mais que isso. De fato, dentre os vegetais, a beringela tem um grande destaque devido suas propriedades benéficas ao corpo humano. Por exemplo, ela é ótima para a saúde do coração, tem poucas calorias e é rica em fibras, o que beneficia diretamente o intestino. Outrossim, é indicada na redução do colesterol ruim e funciona, principalmente se você tomar a água dela com limão. Bem como, ajuda a baixar a taxa de glicose no sangue, fortalece os ossos.
Beringela à milanesa
Você sabia por exemplo, que ela é riquíssima em antioxidantes que combatem os radicais livres? Sim, ela tem vários antioxidantes que cuidam do organismo e por isso, ela atua ativamente na prevenção de tumores de câncer. Ainda, mantém a pele, cabelos e unhas saudáveis. A saber, ela possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e melhoram a circulação deixando-a relaxada e prevenindo outros problemas como inchaço, pressão alta e outros. Esse vegetal é surpreendente, não é mesmo. Seu consumo regular levanta a reforça as defesas do organismo, pois atua diretamente no sistema imunológico. Por fim, para encerrar essa lista de benefícios, cabe lembrar, que ela é uma excelente fonte de vitamina B1, B6 e C e possui os minerais manganês e potássio.

Resumidamente, as beringelas são muito versáteis na cozinha, existe uma variedade enorme de receitas, de doces a salgadas. Seu sabor levemente adocicado satisfaz o paladar do brasileiro. No supermercado é um dos vegetais com menor preço, ou seja, é acessível a todos. Isso porque, é um vegetal humilde, sua agricultura não exige gastos exorbitantes, logo, seu preço cabe dentro do bolso de cada um. Muita gente a despreza pelo seu aspecto, mas mal sabe que ela é poderosa, principalmente pelas suas propriedades terapêuticas, seus benefícios e riqueza de vitaminas, minerais e nutrientes. Quando for comprar no supermercado, apalpe, ela não deve estar mole, sua casca precisa estar brilhante, quanto mais brilhante, mais fresca.
Como fazer
- 1 beringela grande
- 2 xícaras de leite
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- Uma xícara de farinha de rosca
- Uma colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- Óleo para fritar
- 1 colher rasa de vinagre de álcool
Preparo
Primeiramente, corte a berinjela em rodelas com cerca de 1 cm de espessura e salpique sal em cada uma delas. Em seguida, deixe-as descansar por cerca de 20 minutos para retirar o excesso de água. Esse passo é muito importante para que elas fiquem sequinhas na hora da fritura. Em um recipiente grande, coloque as rodelas de berinjela e despeje o leite sobre elas. Deixe-as de molho por cerca de 30 minutos. Posteriormente, em outra tigela, misture os ovos, o sal e a pimenta-do-reino e o vinagre. Bata com um garfo até que fique homogêneo. Em um recipiente, coloque a farinha de trigo. No segundo recipiente, coloque a farinha de rosca.
Em seguida, retire as rodelas de beringela do leite e passe cada uma delas, primeiramente na farinha de trigo, depois na mistura de ovos e por último na farinha de rosca. Certifique-se de que cada rodela esteja completamente coberta. Em uma frigideira grande, aqueça óleo suficiente para cobrir as rodelas de beringela. Quando o óleo estiver quente, adicione as rodelas de berinjela em pequenos lotes e frite até que fiquem douradas e crocantes, cerca de 3 a 4 minutos de cada lado. Por fim, retire as rodelas de berinjela da frigideira com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para escorrer o excesso de óleo. Enfim, sirva a beringela à milanesa ainda quente, acompanhada de um molho de sua preferência.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Para produtos da Shopee, ofertas, cupons e descontos, acesse diretamente a minha coleção de Achadinhos Mil e uma utilidades.
Posts Relacionados





