Lavanda: sua eficácia supera qualquer remédio tarja preta

lavanda
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

O óleo essencial extraído da planta de lavanda exerce ação reequilibradora do sistema nervoso central. Bem como, tem ao mesmo tempo efeito tônico e sedativo. Por isso, acalma a ansiedade, agitação, nervosismo, alivia dores de cabeça e doenças causadas pelo estresse. Outrossim, ajuda a dormir em caso de insônia.

Inúmeros estudos científicos acerca dos benefícios da lavanda, demonstram que ela é eficaz tanto quanto qualquer tipo de remédio tarja preta. Isso porque, suas propriedades sedativas e calmantes, atuam diretamente no sistema nervoso central, ou seja, acalmando, relaxando, renovando e reequilibrando.

A saber, também tem propriedades, antissépticas e antibióticas. Portanto, é um remédio válido no tratamento de doenças respiratórias, como resfriados, gripe, tosse, resfriado, sinusite, bronquite e atua inclusive, na limpeza dos pulmões.

Possui também, antiespasmódico, acalma dores e espasmos abdominais e pode ser benéfico em caso de dores menstruais. Porém, todavia, devemos evitar em caso de menstruação intensa. Bem como, possui propriedades antisséptica, se diluído em detergente íntimo ou em ducha interna, neutraliza as afecções do aparelho geniturinário, como a cistite.

Leia também >> Folhas de louro, excelente remédio contra ansiedade e insônia


Leia também >> Água de banana, excelente contra a insônia

Outros benefícios

Por fim, tem efeitos anti-inflamatório, analgésico. A saber, quando utilizado em loções e óleos de massagem, alivia a dor causada por rupturas musculares e reumatismo. Bem como, auxilia na estagnação linfática causada pela celulite.

Ademais, estudos realizados demonstraram que o óleo essencial de lavanda, é capaz de exercer uma ação depressora do sistema nervoso central, que também é realizada pela simples inalação do produto.

Além disso, alguns estudos têm demonstrado que o óleo de lavanda é capaz de exercer ação anticonvulsivante e sedativa. O mecanismo de ação pelo qual o óleo exerce essas atividades – embora não totalmente claro – parece ser semelhante ao do nitrazepam.

Portanto, sim, o uso do óleo essencial da lavanda é muito eficaz como calmante, como anti-depressivo, anti-ansiedade. Esses mesmos estudos, demostraram a eficaz dos benefícios sedativos da planta no cérebro e no relaxamento do organismo, o que proporciona uma noite serena e intensa de sonho.


Benefícios gastrointestinais do consumo da lavanda

Vários estudos mostraram que o óleo de lavanda é capaz de exercer vários efeitos benéficos no trato gastrointestinal. Mais precisamente, dotado de atividade antiespasmódica e propriedades carminativas que o tornam particularmente útil no caso de distúrbios gástricos, cólicas e flatulência.

Claro, para realizar tais atividades, devemos tomar óleo de lavanda por via oral. Entretanto, o uso interno do produto é geralmente desencorajado e, em qualquer caso, só deve ocorrer após consultar o seu médico.

Considerações Finais

A Saber, a lavanda, era muito utilizada pelos nossos antepassados, em algumas regiões, conhecida popularmente como alfazema. Tanto para a saúde como para a estética, efetivamente, a lavanda tem muitos benefícios. No passado, a maioria dos sabonetes eram de alfazema e ainda tinham colônias e de forma caseiras, na Europa por exemplo, muitas mulheres fabricavam saquinhos com lavanda seca para perfumar armários e ambientes.

Com o avanço da modernidade e a industrialização em massa, a lavanda passou a ser fabricada em grande escala, principalmente no setor da beleza. Dela no início do século XIX, fazia-se a colônia de alfazema, depois vieram os sabonetes. Por fim, somente no século XX nasceu o óleo essencial, utilizado popularmente na aromaterapia.

Nos últimos tempos, o óleo vem sendo utilizado em diferentes formas, como em massagens musculares e relaxantes, chás para relaxar e dormir melhor e até mesmo como calmante. Enfim, dele também são extraídas inúmeras propriedades benéficas para a beleza do rosto.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!