Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Ele possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas

benefícios do Endro
Compartilhe esse post:

Estamos falando do aneto ou endro, você já ouviu falar? Hoje vamos conhecer todos os seus benefícios, usos, nutrientes e o poder que ele tem na cozinha. Bem como, vamos descobrir o poder que essa planta tem e tudo o que ela oferece para a saúde humana.

A saber, o aneto, é uma erva aromática útil para temperar pratos. Bem como, utilizado como um remédio natural para melhorar a saúde cardiovascular, ossos e muito mais. Portanto, te convido a continuar lendo e descobrir tudo sobre essa planta.

Embora não seja uma planta popular, é um tempero, ou seja, uma erva aromática utilizada para temperar peixes e fazer molhos. Entretanto, é rico em propriedades medicinais, antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Leia também >> Chá desincha barriga e elimina retenção de líquido

Leia também >> 5 chás de ervas digestivas para melhorar a digestão e desinchar

Aneto – endro

Originário da Índia, a planta é popular no norte da Europa e nos países asiáticos. Bem como, amplamente utilizada para temperar pratos à base de carne. Outrossim, seu sabor é doce e levemente picante, o que faz dela uma especiaria com aroma e sabor particular e sofisticado.

Entretanto o ponto forte da planta, são suas propriedades medicinais. O endro é rico em antioxidantes como flavonoides, terpenóides e taninos. Substâncias importantes e associados a um menor risco de doenças crônicas e maior saúde cardiovascular, mental e longevidade.

Graças à presença de monoterpenos, reduz o risco de câncer de cólon, pulmão e mama. Outrossim, promove a saúde óssea, graças à presença de cálcio, magnésio e fósforo. Bem como, melhora os níveis de colesterol e triglicérides.

Endro

Também, melhora os níveis de açúcar no sangue. Ademais, possui propriedades antibacterianas e neutraliza dores menstruais. Para finalizar com chave de ouve, tem poucas calorias e rica de nutrientes que fazem muito bem ao organismo.

A cada 100g de folhas frescas de endro temos 43kcal, proteínas, carboidratos, gordura e fibras. Outrossim, o endro é rico em vanádio, um mineral responsável no combate do envelhecimento precoce.

O endro tem um sabor semelhante ao da erva-doce e ao anis. Outrossim, podemos utilizar para realçar os sabores dos pratos e reduzir o consumo de sal. Bem como, podemos utilizar suas folhas e sementes secas em sopas ou para dar sabor aos vegetais, saladas, batatas, salmão, ovos, picles, molhos à base de iogurte e marinadas.

Leia também >> 9 alimentos ricos em vanádio

Curiosidades

O endro era muito amado na Roma antiga e muito usado, especialmente por gladiadores. Isso porque, se acreditava que tinha propriedades úteis para aumentar a força física. Outrossim, na época romana, os soldados utilizavam as sementes de endro como uma espécie de goma de mascar para refrescar o hálito.

Nos Estados Unidos por exemplo, sementes de endro eram dadas às crianças para mastigarem para mantê-las calmas durante os serviços religiosos. Portanto, curiosamente chamadas de “sementes de reunião”.

Usos do endro

Podemos utilizar o endro na culinária, picando as folhas para usar como tempero em diversos pratos, como peixes, legumes ou preparar molhos. Além disso, podemos utilizar as sementes inteiras ou moídas em cima de um pão antes de assar. Bem como, misturar na salada, por exemplo.

Para desfrutar dos benefícios medicinais, usa-se fazer chás e infusões. Nesse caso, podemos utilizar as folhas e as sementes, da seguinte forma:

Ingredientes

1 colher de sopa de folhas e sementes de Endro;

1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar 1 colher de sopa de folhas e sementes de Endro em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos, coar e tomar a seguir.

Espero que a partir de hoje, você use mais vezes essa planta. Isso vale para melhorar a sua saúde e prevenir doenças. Bem como, para dar mais sabor aos seus pratos no dia a dia.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.