Logo Emagrecer com vida e saude

5 chás que acalmam o organismo, aliviam o estresse e a insônia

5 chás que acalmam o organismo
Compartilhe esse post:

Hoje em dia inúmeras pessoas recorrem a tratamentos naturais para combater o estresse, a ansiedade, a depressão, insônia e outros. A bem da verdade é que a natureza é o maior laboratório a céu aberto que existe e nele encontramos tudo o que precisamos para viver melhor e ter uma saúde impecável. Hoje por exemplo, você vai conhecer 5 chás que acalmam o organismo, aliviam o estresse e ainda combatem a insônia. Outrossim, podem controlar e combater a ansiedade diária. A saber, as ervas e plantas medicinais possuem substâncias calmantes que quando usadas de forma correta, fazem muito bem ao organismo.

Leia também >> 9 chás para drenar o líquido retido e voltar a boa forma

Leia também >> 5 chás maravilhosos que amenizam os sintomas da menopausa

Por exemplo, desde a antiguidade as plantas eram utilizadas como remédios e curavam, tratavam, resolviam os problemas de saúde. Todavia, com o avanço da modernidade, as fórmulas químicas tomaram conta do mercado farmacêutico, entretanto, é necessário pontuar que os remédios químicos embora sejam eficazes, eles deixam muitos resíduos no organismo. Bem como, causam dependência. Portanto, por que então não recorrer somente aos remédios naturais? Eles também são eficazes e a longo prazo não causam dependência e acredite, os chás, melhoram muito a saúde e são bons aliados do organismo, visto que não são prejudiciais. Logo, te convido a continuar a ler e a conhecer os 5 chás que acalmam o organismo, aliviam o estresse e combatem a insônia.

5 chás que acalmam o organismo

1. Chá de camomila com hortelã

Caso o objetivo seja preparar um chá saboroso, nutritivo e altamente relaxante, a melhor dica é recorrer à mistura camomila com hortelã. A saber, as duas ervas são fontes de vitaminas A, do complexo B, atuam como antioxidantes e são ótimas para tratar problemas como estresse e ansiedade. Bem como, a hortelã, em especial, possui a substância chamada mentol, que ajuda a acalmar a mente e relaxar os músculos. A camomila, por sua vez, é fonte de glicenia – substância que ajuda a tranquilizar e a tratar problemas de insônia e ansiedade. Para preparar esse chá, você pode fazer uma infusão com folhas de hortelã e flores de camomila. Depois, basta passar o chá em uma peneira e esta pronto para o consumo.

5 chás que acalmam

2. Chá de lavanda

Você conhece bem os benefícios da lavanda? Além de ter um aroma agradável e uma cor lilás bem bonita, essa plantinha ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, estresse e a aliviar dores de cabeça. Isso porque ela é fonte de propriedades tranquilizadoras, que ajudam a relaxar os músculos (aliviando a tensão) e a relaxar a mente. Por isso, é muito indicado preparar chá de lavanda em momentos de ansiedade e estresse – basta fazer uma infusão com as folhas da planta (em uma panela com água quente) e, depois, peneirar o chá antes de beber. A saber, faz bem a mente, ao corpo e é um método relaxante saudável.

4. Chá de flor de maracujá

Quem nunca ouviu falar no potencial calmante do maracujá? Além do suco feito com a fruta – que muita gente já consome – a nossa sugestão é recorrer ao chá de flor de maracujá. Essa bebida é altamente relaxante, pois é rica em flavonoides e atua no sistema nervoso, diminuindo o estresse, a ansiedade e relaxando os músculos. Para preparar esse chá, basta fazer uma infusão com as flores da planta de maracujá e depois coar. Bem simples, né? O chá de maracujá é um aliado da dieta, pois ele ajuda a manter o foco na dieta e controlar a boca.

5. Chá de alecrim

Muito usado para temperar carnes, risotos e massas, o alecrim é um tipo de erva aromática altamente nutritiva: fonte de vitaminas A C, fibras, cálcio e potássio. Mas, o que muita gente não sabe, é que ele também rende receitas de bebidas relaxantes e digestivas. O chá de alecrim atua no nosso sistema nervoso, como antidepressivo e ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e cansaço. Interessante, né? Todavia, não devemos consumir o chá de alecrim sem orientação médica. Seu preparo, é simples, ferva cerca de 1 litro de água, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, é só coar e beber. Fica a dica!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.