Características e curiosidades que você nem imagina sobre o tomilho

tomilho
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

O tomilho é uma erva bastante comum e muito antiga. Faz parte da família da hortelã Lamiaceae. Dele fazemos chá aromáticos e medicinais. Também é feito óleo essencial de tomilho para fins terapêuticos e medicinais. A saber, de suas flores é feito o mel siciliano muito famoso e característico da região Siciliana no Sul da Itália.

Inegavelmente, o tomilho é conhecido pelo aroma e sabor de suas folhas secas e flores. Suas propriedades medicinais eram muito difusas desde a antiga Roma. Os gregos por exemplo, usavam para embalsamar corpos, isso por conta do aroma da planta.

A saber, o tomilho é um pequeno arbusto de baixo crescimento e é comumente cultivado durante o ano todo. Embora possa persistir como uma planta perene em climas quentes, seus caules são um tanto lenhosos e apresentam folhas simples oval a linear e dispostas de forma oposta.

As pequenas flores tubulares nascem em espirais ao longo dos caules e são tipicamente roxas ou brancas. As abelhas são atraídas pelas flores, e o mel de tomilho da Sicília é famoso há centenas de anos. As origens do tomilho vão até sociedades antigas em todo o Mediterrâneo. Embora hoje seja cultivado e consumido no mundo todo.

flores de tomilho

Tomilho, erva milenar

Há evidências, por exemplo, de antigos egípcios que utilizavam as poderosas propriedades antissépticas do tomilho em rituais de embalsamamento. Todavia, os antigos gregos usavam em seus banhos e queimavam como incenso em seus templos, acreditando que era uma fonte de coragem.


Na era romana, era amplamente aceito que comer tomilho antes ou durante uma refeição protegeria você do veneno – isso tornava a erva uma das preferidas dos imperadores. Inclusive, acredita-se que um banho em água morna com uma dose generosa de tomilho, anulava os efeitos do veneno. Isso, caso acontecesse da pessoa ingerir inocentemente.

A propagação do tomilho por toda a Europa se deu pelos romanos, que usavam a erva para purificar seus quartos e para “dar um sabor aromático a queijos e licores”.

Na Idade Média europeia, a erva era colocada sob travesseiros para ajudar no sono e evitar pesadelos. Nesse período, as mulheres também costumavam dar presentes aos cavaleiros e guerreiros que incluíam folhas de tomilho. Isso porque, rezava a crença que a erva trazia coragem para o portador.

Durante a Peste Negra na Idade Média, pensava-se que o composto antisséptico ativo do tomilho, o timol, protegia contra infecções. Portanto, vinha utilizado para tratar lesões de pele causadas pela doença. Mais tarde, o tomilho foi considerado uma indicação da presença de fadas míticas.

Ao longo de sua história documentada, o tomilho vinha utilizado nos métodos de preservação de alimentos. Isso devido ao seu agradável sabor à base de ervas e às propriedades antibacterianas. Além de ser usava em chás medicinais para purificar o corpo de possíveis toxinas e venenos.


O tomilho também vnha utilizado como incenso e colocado em caixões durante os funerais, pois deveria garantir a passagem para a próxima vida. Provavelmente, introduzido-o na América do Norte por colonos europeus que implantaram o cultivo.

Tomilho, cultivado em todo o mundo

Atualmente, a planta va cultivada e consumida em todo o mundo, isso graças as suas propriedades nutrientes, medicinais e terapêuticas. Bem como, utilizado em várias cozinhas, incluindo europeia, britânica, mediterrânea, africana, latino-americana e centro-americana, regional americana e caribenha.

Outrossim, utilizado para dar sabor a uma ampla variedade de alimentos, incluindo aves, recheios, peixes, ovos, carnes, molhos, sopas, vegetais, queijos e massas. Bem como, podemos também utiliza-lo para adicionar amis sabor e profundidade a marinadas e elementos de coquetel.

tomilho

O nome do gênero de peixe Thymallus, primeiro dado ao grayling, origina-se do leve cheiro de tomilho que emana da carne. O tomilho comum e o tomilho-limão são as variedades mais utilizadas na culinária. A saber, va vendido fresco e seco. Embora seja sazonal de verão, o tomilho fresco da estufa costuma estar disponível o ano todo.

Outrossim, também contém uma variedade de minerais e vitaminas que promovem uma boa saúde. Rico em vitamina C, ele oferece suporte imunológico, potássio para células saudáveis ​​e manganês para desenvolvimento ósseo e coagulação do sangue.

Bem como, o tomilho também é benéfico na aromaterapia, proporcionando alívio de doenças respiratórias e estimulando as respostas imunológicas e circulatórias. O chá feito a partir da infusão da erva, vinha utilizado para tratar tosses e bronquite.

Por fim, devido ao aroma, algumas variedades da planta, vão cultivadas como coberturas de solo ornamentais. Isso porque, sua florzinha delicada, é de uma beleza única. Bem como, exala um perfume delicioso e atrais abelhas para polinização.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!