Planta Vick Vaporub excelente no tratamento de sinusite e asma

hortela japonesa
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Certamente o leitor está se perguntando se é a planta da pomada VICK VAPORUB, embora parecidas no aroma, não é. Conhecida popularmente como vick ou vaporub, a planta vick na verdade é uma espécie de hortelã japonesa. Excelente para tratar gripes, resfriados, asma, bronquite, sinusite. Bem como, previne doenças do coração e demais patologias.

Hoje a nossa protagonista vai ser ela a Planta Vick, rica em benefícios para a saúde. A saber, possui função antidispéptica, antivomitiva, descongestionante nasal e antigripal. Podemos usar as folhas de hortelã japonesa (vick) frescas ou secas, seja na forma de chá, tintura ou como inalante.

Na medicina natural, a planta indicada no tratamento de gases estomacais, flatulência, dores de estômago e contra náuseas ou vômitos. Além disso, podemos usar suas folhas e o óleo essencial como desobstruente nasal e para aliviar o mal-estar respiratório.

Todavia, é contra indicada para mulheres gravidas e que estão amamentando. Outrossim, para crianças pequenas. A hortelã japonesa, originaria do Japão, é plantada no mundo inteiro. No Brasil por exemplo, é conhecida como hortelã do Brasil.  Seu cultivo é muito simples e da planta usamos somente as folhas para fazer o óleo essencial e o chá para consumo caseiro.

Costuma florecer no verão, da planta nascem umas florinhas pequenas e lilás, são perfumadas e muito delicadas. Portanto, plantar no jardim de casa é uma ótima opção, pois além de medicinal e benéfica para a saúde, é ainda decorativa.


Hortela Japonesa

5 Benefícios da planta vick

1. Tratar resfriados

Coloque algumas folhas de vick em uma xícara de água quente e adicione uma colher (sopa) de suco de limão e um pouco de mel.  Misture tudo e beba ainda morno para acabar com a fleuma e tratar o resfriado.

2. Combater sinusite e congestão

Ferva meio litro de água, depois coloque seis folhas da planta e um pouco de tomilho no recipiente. EM seguida, misture durante cinco minutos, depois coloque em uma bacia e inale todo o vapor que as plantas liberam. Use uma toalha para cobrir a cabeça e assim não deixar o vapor escapar. Por fim, você pode beber, tanto quente ou frio.

3. Acabar com a asma

Coloque oito folhas da planta em 200 ml de álcool etílico em uma garrafa de vidro e o mantenha num local fresco e escuro durante uma semana. Bem como, esfregue o álcool em seu peito para aliviar a asma ou congestionamento no peito.

4. Eliminar dor no ouvido

Esmague algumas folhas da planta e misture com uma colher (chá) de azeite extravirgem de oliva. Em seguida, deixe a mistura em um local fresco e escuro por uma semana. Por fim, coloque num conta gotas e aplique algumas gotinhas no ouvido infectado para aliviar a dor.

5. Descongestionar peito

Pegue um raminho da planta, que deve conter cerca de 10 a 12 folhas e coloque em uma garrafa escura com álcool. Em seguida, armazene num local escuro durante sete dias.


Posteriormente, aplique um pouco no peito para tratar o congestionamento. Se quiser, coloque num recipiente de spray e aplique no ambiente. Isso também ajuda a aliviar os sintomas.

Se você tem a planta, de preferência para as folhas frescas, principalmente para o chá ou a infusão. Para quem tem sinusite, o alívio é quase imediato. Para uma xicara de chá forte, 4 folhas frescas é suficiente. Importante não ferver as folhas.

Portanto, você ferve a água, desliga o fogo, em seguida adiciona as folhas e abafa por 10 ou 15 minutos. Depois é só tomar. O sabor é agradável, como tomar chá de hortelã comum. Tem gente que mistura os dois tipos de hortelã para potencializar os benefícios das duas plantas.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!