Aloe Vera: beneficios, propriedades e contraindicaçoes para a saúde


As propriedades do Aloe Vera são inúmeras e trazem diversos benefícios à saúde humana. Por essa razão, nessa postagem vamos abordar seus benefícios, propriedades e contraindicações. Bem como, vamos aprender quando o usar e para que serve essa planta milenar.

Alivia a azia

Dentro todos os usos da planta, o mais comum é para acalmar a azia e tratar dores de estomago. Isso graças à sua natureza alcalina, de fato, o aloe vera neutraliza a acidez e equilibra o Ph, reduzindo a formação de fermentações intestinais.

Bem como, favorecendo a formação de bactérias intestinais e a motilidade do trato digestivo. Pessoas com tendência a refluxo gastroesofágico, inchaço abdominal, úlceras e constipação encontrarão alívio imediato com o uso de aloe vera e sua ação calmante.

Reduz a inflamação

A saber, a planta de aloe vera fortalece o sistema imunológico e fornece uma série de vitaminas e minerais que ajudam a combater os danos provocados pelos radicais livres, como antioxidantes, vitamina A, vitamina C e vitamina E.

Ajuda a regular o diabetes

De acordo com alguns estudos, o aloe vera aumenta a produção de insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue. Parece que as propriedades dessa planta afetam o pâncreas, aumentando a produção de insulina. Fator positivo para quem sobre de diabetes.

Beneficios do Aloe vera

Reduz os níveis de colesterol

O consumo prolongado de aloe vera contribui na redução dos níveis de LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. Em contrapartida, aumenta os níveis de HDL ou “colesterol bom“. Portanto, o consumo da planta pode ser de grande ajuda no controle do colesterol.

Fortalece o sistema imunológico

A saber, a planta contém várias propriedades, como vitaminas B, A, C e E. Bem como alguns minerais como o zinco, ferro, magnésio, também glicose, d-manose e celulose. Todos esses elementos combinados tornam o aloe vera um grande aliado na luta contra os radicais livres.


Outrossim, fornecem ao seu sistema imunológico os recursos de que necessita. Isso tornará o corpo apto a combater algumas doenças, matando bactérias, protegendo células e fornecendo mais energia em geral.

Melhora a saúde da pele

Graças às suas propriedades antioxidantes, o aloe vera é útil no combate à acne. Na verdade, ele reduz a inflamação, equilibra o pH da pele e acelera a cura da inflamação. Bem como, ajuda em casos de eczema e psoríase. Além disso, a aplicação regular de gel de aloe vera na pele ajuda a prevenir rugas e a fortalecer o colágeno da pele.

Melhora a saúde bucal

Graças às suas propriedades macrobióticas e antioxidantes, o gel de aloe vera pode ser usado para acalmar gengivas sensíveis e combater a placa dentária. Outrossim, contribui para a prevenção da cárie dentária, reduz a gengivite e pode ser usado como um excelente enxaguante bucal.

Aloe Vera para saude

Cura herpes labial

Isso mesmo que você leu, a planta é maravilhosa e grande aliada no tratamento de herpes. Isso porque, tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Bem como, ajuda a curar herpes labial rapidamente e ajuda a reduzir a dor associada a ela.

É suficiente aplicar aloe no herpes algumas vezes ao dia. Os aminoácidos e a vitamina B6 naturalmente contidos no gel de aloe atuam como um analgésico natural.


Hidrata os cabelos e couro cabeludo

Por fim, a aloe vera é excelente para cabelos secos: contém muitas vitaminas, minerais e propriedades hidratantes, que são úteis para deixar os cabelos hidratados, fortes e brilhantes. Isso graças às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, que limpam os fios e mantém as bactérias longe do couro cabeludo.

O método de uso é bem simples. Você pode aplicar o gel de aloe vera no cabelo diretamente após a lavagem ou usá-lo como um gel natural, especialmente se sofrer de caspa. Outrossim, saiba que o uso do gel acelera o crescimento dos fios!

Benefícios do aloe vera

Os benefícios são inúmeros. Em particular, dependendo do resultado desejado, esta planta é usada de várias maneiras.

Aloe como depurativo

A planta do aloe tem um poder desintoxicante; a ingestão do suco de aloe vera, portanto, ajuda o corpo a se purificar das toxinas acumuladas. Recomenda-se a realização de ciclos conforme necessário.

Aloe para o sistema imunológico mais forte

Aloe vera também tem um poder imunomodulador; se consumido com frequência, melhora a resposta imunológica do corpo ao vírus, bactérias e outros microrganismos. Todavia, essa ação é possibilitada pelo princípio ativo Acemanan, que estimula a produção de hemácias, em especial macrófagos.

Aloe Vera

Aloe contra bactérias e vírus

Além de fortalecer o sistema imunológico, o Aloé favorece a eliminação direta de bactérias e vírus. É justamente por isso que é muito utilizado em produtos de higiene bucal ou íntima.

Aloe como anticâncer

Esta é uma característica do aloe vera, mas também do aloe arborescens. É particularmente eficaz na prevenção de doenças; também pode reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.

O Aloé como auxiliar da digestão

O Aloé também ajuda o aparelho digestivo: melhora a digestão dos alimentos e ajuda a sua correta absorção no intestino. Outrossim, também graças ao efeito benéfico que exerce sobre a flora bacteriana.

Aloe para cuidados com a pele

A planta apresenta propriedades terapêuticas que cuidam da saúde da pele. Na verdade, o gel extraído desta planta: auxilia na cicatrização de feridas; promove a hidratação da ferida; alivia a sensação de coceira ou queimação.

Aloe vera na história

O Aloe vera é conhecido há milênios por suas propriedades benéficas que favorecem seu uso na medicina.

Seu nome “aloe” parece ter se originado da palavra árabe “alua”, que significa “amargo”, com uma clara referência ao seu sabor. Os médicos da dinastia Sung, por volta de 1276 aC, os Nefertiti e Cleópatra conheciam e usavam o aloe vera como um hidratante natural para espalhar no rosto, para manter a pele sempre jovem.

Cristóvão Colombo, em seus diários de bordo, lembrou-se de como o extrato de babosa era uma espécie de remédio universal. De fato, a cada nova viagem, a primeira coisa que ele preguntava era se tinha Aloe na embarcação, se tinha aloe vera, estava tudo ok e tudo correria perfeitamente bem.

Babosa para a saude

Efeitos colaterais da aloe vera

Os efeitos colaterais do aloe vera ocorrem quando o gel não é purificado o suficiente. Portanto, se consumido, pode ser responsável pela irritação gastrointestinal. Além disso, é importante avaliar quaisquer interações com drogas quimioterápicas ou outras drogas gastro prejudiciais.

Outros efeitos colaterais da aloe vera ocorrem nas seguintes situações:

  • na gravidez e lactação: o consumo oral pode levar a complicações;
  • em crianças menores de 12 anos: a administração por via oral causa dor abdominal e diarreia;
  • não tome látex de aloe vera se sofrer de doença de Chron, colite ulcerosa ou obstrutiva.

Como usar a planta de aloe vera

Aloe vera, geralmente é usado como suco para beber ou como um gel para uso externo. Outrossim, como integrador alimentar, através de shakes, chás, capsulas que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Bem como, é frequentemente encontrada em produtos de higiene pessoal e beleza. Outrossim, em cremes, xampus, gel de banho e pasta de dente. Enfim, inegavelmente é um produto natural muito versátil. Faz bem para o corpo, para a saúde, para pele e cabelos e seus usos são míticos!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!